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Plano de aula de Regimes Totalitários na Europa:Nazismo, Fascismo, Comunismo, Salazarismo e Franquismo: Revisão

História

Original Teachy

'EM13CHS503'

Regimes Totalitários na Europa:Nazismo, Fascismo, Comunismo, Salazarismo e Franquismo: Revisão

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Regimes Totalitários na Europa:Nazismo, Fascismo, Comunismo, Salazarismo e Franquismo: Revisão

Palavras ChaveRegimes Totalitários, Nazismo, Fascismo, Comunismo, Salazarismo, Franquismo, Debate, Análise Crítica, Comparação, Mapa Mental, Julgamento Simbólico, Ditadura, Propaganda, Controle Social, Estabilidade Política, Crimes Contra a Humanidade
Materiais NecessáriosMaterial impresso com informações históricas e ideológicas sobre os regimes totalitários, Cartolinas, Marcadores coloridos, Roteiros de acusação e defesa para o julgamento simbólico, Recursos para apresentações, como projetor e computador
Códigos BNCCEM13CHS503: Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.; EM13CHS204: Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que se espera alcançar ao final da aula. Ao definir objetivos específicos e mensuráveis, o professor pode direcionar melhor as atividades e discussões em sala, garantindo que os alunos apliquem o conhecimento prévio de forma crítica e aprofundada. Esta etapa também serve para engajar os alunos, mostrando a relevância do conteúdo na compreensão de eventos históricos e suas implicações no mundo contemporâneo.

Objetivos principais:

1. Revisar e aprofundar o conhecimento sobre os regimes totalitários na Europa do século XX, focando no Nazismo, Fascismo, Comunismo, Salazarismo e Franquismo.

2. Analisar as motivações e os mecanismos de criação dos regimes totalitários estudados, destacando suas similaridades e diferenças.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica e comparativa entre diferentes regimes totalitários.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo estudado previamente com situações reais e relevantes. As situações problema incentivam os estudantes a pensar criticamente e aplicar o conhecimento de forma prática, preparando-os para as atividades em sala. A contextualização ajuda a entender a importância dos regimes totalitários na história e na configuração do mundo contemporâneo, aumentando a motivação e o interesse dos alunos pelo tema.

Situações Problema

1. Imagine que você é um líder político em um país arrasado pela Grande Depressão dos anos 1930. Como você usaria as ideologias do fascismo, nazismo ou comunismo para consolidar seu poder e reorganizar a sociedade, considerando as estratégias de propaganda e controle social?

2. Considere que você é um historiador encarregado de explicar a ascensão do Salazarismo em Portugal. Quais fatores econômicos, sociais e políticos contribuíram para a implementação desse regime autoritário e como ele se diferenciou de outros regimes totalitários na Europa?

Contextualização

Os regimes totalitários na Europa do século XX não são apenas capítulos de um livro de história; suas marcas estão presentes nas estruturas políticas e sociais de muitos países até hoje. Por exemplo, a ascensão do nazismo na Alemanha, além de suas devastadoras consequências, ilustra o potencial de manipulação de massas através de propaganda e a fragilidade das democracias em tempos de crise. Esses regimes também impactaram a cultura, a economia e as relações internacionais, moldando o mundo como o conhecemos hoje.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de maneira prática e interativa o conhecimento adquirido sobre os regimes totalitários na Europa. As atividades propostas visam não apenas solidificar a compreensão dos regimes e suas características distintas, mas também desenvolver habilidades de análise crítica, argumentação e colaboração. Cada atividade é estruturada para envolver os alunos em um aprendizado ativo, incentivando-os a explorar a complexidade dos temas discutidos e a pensar de forma independente e questionadora.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Ditadura em Debate: Modelos Totalitários em Confronto

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de argumentação e compreensão crítica dos regimes totalitários, além de promover a análise comparativa entre eles.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos que representam diferentes regimes totalitários estudados (Nazismo, Fascismo, Comunismo, Salazarismo e Franquismo). Cada grupo deve preparar uma defesa de seu regime, assumindo o papel de líderes do movimento. A defesa deve incluir argumentos sobre as supostas vantagens do regime para a estabilidade, segurança e prosperidade do país, além de abordar como cada regime lidaria com questões sociais e econômicas específicas.

- Instruções:

  • Divida a classe em cinco grupos, cada um representando um dos regimes totalitários.

  • Distribua material de apoio específico para cada regime, incluindo informações históricas e ideológicas.

  • Cada grupo terá 30 minutos para preparar sua defesa, baseada nos materiais fornecidos.

  • Após a preparação, cada grupo terá 10 minutos para apresentar sua defesa perante a classe.

  • Ao final das apresentações, permita que os outros grupos façam perguntas e contestem os argumentos apresentados.

Atividade 2 - Mapa Mental Interativo: Conectando Regimes Totalitários

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Facilitar a compreensão das interconexões entre os regimes totalitários e promover uma visão holística dos temas estudados.

- Descrição: Os alunos, em grupos, criarão um mapa mental interativo que conecta os diferentes regimes totalitários estudados. Utilizando cartolinas e marcadores, cada grupo deverá visualmente representar as influências, eventos-chave e consequências de cada regime, bem como as semelhanças e diferenças entre eles. Após a criação, os grupos apresentarão seus mapas mentais, explicando as conexões e relações identificadas.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até cinco pessoas.

  • Forneça cartolinas, marcadores coloridos e outros materiais de escritório necessários.

  • Os grupos deverão criar um mapa mental que inclua os regimes Nazismo, Fascismo, Comunismo, Salazarismo e Franquismo.

  • O mapa deve destacar eventos históricos, ideologias, líderes e consequências de cada regime, conectando-os visualmente.

  • Cada grupo terá 20 minutos para criar o mapa e 10 minutos para apresentar sua criação à classe.

Atividade 3 - Julgamento Histórico: Crimes e Legados dos Totalitarismos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular o pensamento crítico sobre os impactos dos regimes totalitários e promover a discussão ética e moral.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos participarão de um 'julgamento' simbólico, onde os líderes dos regimes totalitários são acusados de diferentes crimes contra a humanidade. Cada grupo representará um tribunal que deve ouvir as alegações e defesas dos 'réus' (representados por outros alunos) e, ao final, emitir um 'veredicto' baseado nas evidências apresentadas.

- Instruções:

  • Divida a classe em três grupos: 'acusação', 'defesa' e 'tribunal'.

  • Atribua a cada grupo um regime totalitário para representar.

  • Prepare breves roteiros de acusação e defesa para cada regime, com base em crimes históricos reais.

  • Realize o julgamento, permitindo que cada grupo apresente seus argumentos e evidências.

  • Ao final, cada grupo do 'tribunal' deve decidir sobre a culpabilidade ou inocência dos regimes, baseado nos argumentos ouvidos.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular e confrontar as diferentes perspectivas e informações discutidas durante as atividades. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de argumentação, síntese e crítica, além de proporcionar um espaço para reflexão coletiva sobre a importância do estudo dos regimes totalitários. Este momento também serve para que o professor avalie o entendimento dos alunos e esclareça quaisquer dúvidas remanescentes, assegurando que os objetivos de aprendizagem tenham sido alcançados.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve pedir que cada grupo compartilhe as principais descobertas e reflexões de suas atividades. Pode-se começar com uma breve recapitulação das atividades realizadas, seguida por uma rodada de perguntas abertas para cada grupo. O professor deve monitorar o tempo e garantir que todos tenham a oportunidade de falar e que as discussões não se desviem do foco nos regimes totalitários.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao representar e defender os regimes totalitários em suas atividades? Como isso afetou sua visão sobre esses regimes?

2. De que maneira as características únicas de cada regime totalitário influenciaram suas estruturas e ações?

3. Como a compreensão desses regimes pode ajudar a prevenir a repetição de eventos semelhantes no futuro?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos possam vincular as atividades práticas com os conceitos teóricos discutidos e entender a relevância do estudo dos regimes totalitários. Além disso, proporciona um espaço para reflexão sobre as implicações dos regimes totalitários na atualidade e a importância de manter uma postura crítica e vigilante em relação a ameaças ao estado de direito e à democracia.

Resumo

Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos, relembrando os elementos chave de cada regime totalitário abordado (Nazismo, Fascismo, Comunismo, Salazarismo e Franquismo). É essencial recapitular como cada regime se estabeleceu, seus principais líderes e ideologias, e as consequências que deixaram na história e no mundo atual.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, os alunos puderam explorar teoricamente e empiricamente os regimes totalitários através de atividades práticas que simularam tanto a defesa como a crítica desses sistemas. A metodologia de sala de aula invertida permitiu uma conexão direta entre o conteúdo teórico estudado previamente e a aplicação prática em sala, reforçando a compreensão dos alunos sobre como teoria e prática se entrelaçam no estudo da História.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a importância do estudo dos regimes totalitários na Europa do século XX. Compreender esses sistemas autoritários ajuda a formar cidadãos mais críticos e conscientes, capazes de reconhecer os sinais de manipulação e autoritarismo, e de valorizar e defender os princípios democráticos. Este conhecimento não apenas enriquece a compreensão histórica, mas também tem implicações práticas na formação de uma sociedade mais justa e livre.

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