Entrar

Plano de aula de Pronomes: Relativos Interrogativos

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Pronomes: Relativos Interrogativos

Objetivos (5 - 7 minutos)

  • Objetivo Principal 1: Os alunos devem ser capazes de identificar e entender o uso dos pronomes relativos em inglês, como 'who', 'whom', 'whose', 'which' e 'that'. Eles devem ser capazes de diferenciá-los e usá-los corretamente em frases e textos.

  • Objetivo Principal 2: Os alunos devem ser capazes de formular perguntas utilizando pronomes interrogativos: 'who', 'whom', 'whose', 'which' e 'that'. Eles devem ser capazes de aplicar essas perguntas em contextos apropriados e compreender as respostas dadas.

  • Objetivo Secundário 1: Desenvolver a habilidade de escuta e compreensão dos alunos ao ouvirem frases e textos que utilizem pronomes relativos e interrogativos em inglês.

  • Objetivo Secundário 2: Incentivar a prática da fala e escrita em inglês por meio da realização de atividades práticas que envolvam o uso correto dos pronomes relativos e interrogativos.

  • Objetivo Secundário 3: Aumentar a confiança dos alunos na comunicação em inglês, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para expressar suas ideias de maneira clara e eficaz.

Introdução (10 - 15 minutos)

  • Revisão de Conteúdos Anteriores (3 - 5 minutos): O professor deve iniciar a aula relembrando alguns conceitos já aprendidos pelos alunos e que são necessários para o entendimento do novo tópico. Entre esses conceitos, destacam-se: o que são pronomes, a importância deles em uma frase e a diferença entre pronomes pessoais e pronomes possessivos. Essa revisão pode ser feita por meio de perguntas direcionadas aos alunos ou com a apresentação de exemplos práticos.

  • Situações-Problema (3 - 5 minutos): O professor pode propor duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos no assunto. Por exemplo, pode apresentar uma frase em inglês que utiliza um pronome relativo e pedir aos alunos para identificarem o pronome e o seu uso na frase. Outra situação pode ser a apresentação de um pequeno texto em inglês com espaços em branco onde devem ser inseridos pronomes relativos ou interrogativos, desafiando os alunos a completarem o texto corretamente.

  • Contextualização (2 - 3 minutos): O professor deve explicar aos alunos a importância do uso correto dos pronomes relativos e interrogativos na língua inglesa. Pode mencionar que, ao escrever um texto, por exemplo, o uso correto desses pronomes ajuda a tornar o texto mais claro e coerente. Além disso, pode destacar que, ao conversar em inglês, o uso adequado desses pronomes facilita a compreensão da mensagem pelo interlocutor.

  • Introdução ao Tópico (2 - 3 minutos): O professor deve introduzir o tópico da aula, pronomes relativos e interrogativos, explicando que esses pronomes são usados para conectar ou introduzir informações em uma frase ou pergunta. Para despertar a curiosidade dos alunos, pode compartilhar algumas curiosidades sobre o assunto, como, por exemplo, que a língua inglesa é uma das poucas que possui pronomes relativos e interrogativos tão variados e específicos. Outra curiosidade pode ser que, ao contrário do português, em inglês é comum o uso do pronome relativo 'that' para se referir a pessoas, embora 'who' seja preferido.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  • Atividade 1: Jogo de Tabuleiro (10 - 12 minutos): O professor deve dividir a classe em grupos de 4 ou 5 alunos e fornecer a cada grupo um jogo de tabuleiro previamente preparado. O tabuleiro deve ser dividido em casas, cada uma contendo uma pergunta ou uma situação que requer o uso de um pronome relativo ou interrogativo. Os alunos devem jogar os dados e mover suas peças pelo tabuleiro. Ao cair em uma casa, o grupo deve ler a pergunta ou situação em voz alta e, em seguida, discutir a resposta correta. As respostas devem ser dadas em inglês e devem incluir o uso correto do pronome relativo ou interrogativo. O professor deve circular pela sala, observando e auxiliando os grupos conforme necessário. O jogo continua até que um grupo alcance a última casa do tabuleiro.

  • Atividade 2: Criação de História (10 - 12 minutos): Após a Conclusão do jogo de tabuleiro, o professor deve pedir aos grupos que criem uma pequena história em inglês. Cada história deve ter no mínimo 5 frases e deve incluir o uso de pelo menos 3 pronomes relativos ou interrogativos. Os alunos devem trabalhar juntos para criar a história, garantindo que os pronomes sejam usados corretamente. Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar sua história para a classe. O professor e os outros alunos devem prestar atenção ao uso dos pronomes relativos e interrogativos e fornecer feedback construtivo.

  • Atividade 3: Debate (5 - 7 minutos): Para encerrar a fase de Desenvolvimento, o professor deve organizar um pequeno debate entre os grupos. O tema do debate deve ser algo relevante para os alunos e que exija a formulação de perguntas utilizando pronomes interrogativos. Por exemplo, o professor pode pedir aos alunos que debatam sobre a importância da educação, com cada grupo defendendo um ponto de vista. Durante o debate, os alunos devem formular perguntas para os membros do grupo adversário, utilizando pronomes interrogativos. O professor deve atuar como moderador, garantindo que o debate seja respeitoso e produtivo. Ao final do debate, o professor deve destacar as perguntas mais bem formuladas e discutir o uso correto dos pronomes nesses questionamentos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  • Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo e promover uma discussão em grupo. Cada grupo terá até 2 minutos para compartilhar as soluções ou conclusões que chegaram durante as atividades. Isso permitirá que os alunos aprendam uns com os outros e vejam diferentes formas de aplicar o uso dos pronomes relativos e interrogativos. O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e incentivar os alunos a fazerem perguntas uns aos outros.

  • Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): O professor deve então fazer a conexão da prática com a teoria, reforçando os conceitos aprendidos durante as atividades. Por exemplo, o professor pode destacar as principais dificuldades encontradas pelos alunos durante as atividades e explicar novamente os usos corretos dos pronomes relativos e interrogativos. O professor pode também lembrar aos alunos de como esses pronomes podem ser úteis em suas futuras conversas ou textos em inglês.

  • Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Para finalizar, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente por um minuto sobre o que aprenderam durante a aula. O professor pode fazer perguntas orientadoras como: 'Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?' e 'Quais questões ainda não foram respondidas?'. Após o minuto de reflexão, o professor deve convidar os alunos a compartilharem suas respostas com a classe, se sentirem confortáveis. O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos e, se necessário, esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

  • Feedback e Encerramento (1 minuto): O professor deve agradecer aos alunos pela participação e encorajá-los a continuar praticando o uso dos pronomes relativos e interrogativos. O professor pode também pedir feedback aos alunos sobre a aula, perguntando o que eles mais gostaram e o que poderia ser melhorado. Isso permitirá ao professor ajustar futuras aulas de acordo com as necessidades e preferências dos alunos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  • Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição e o uso dos pronomes relativos e interrogativos, a diferença entre eles, e exemplos de como eles são utilizados em frases e perguntas. O professor pode usar a metodologia de pergunta e resposta para garantir que os conceitos foram compreendidos pelos alunos.

  • Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria com a prática. O professor pode mencionar as atividades realizadas, como o jogo de tabuleiro, a criação de histórias e o debate, e como elas ajudaram os alunos a aplicar o conhecimento teórico de uma maneira divertida e interativa. O professor pode também reforçar a importância de praticar regularmente o uso dos pronomes relativos e interrogativos para aprimorar essa habilidade de linguagem.

  • Materiais Extras (1 minuto): O professor deve sugerir materiais extras para os alunos aprofundarem seu entendimento sobre o tema. Isso pode incluir leituras complementares, vídeos educativos, jogos online ou aplicativos de aprendizado de idiomas. O professor pode indicar sites confiáveis e recomendados para o estudo autônomo dos alunos.

  • Aplicação Prática (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve destacar a relevância prática do uso dos pronomes relativos e interrogativos. Pode ser mencionado que essas habilidades são essenciais para a compreensão e a produção de textos em inglês, sejam eles escritos ou falados. Além disso, o professor pode enfatizar que o domínio desses pronomes pode contribuir para a fluência e a confiança dos alunos na comunicação em inglês. O professor pode concluir a aula reforçando a importância de continuar praticando essas habilidades fora da sala de aula, seja assistindo a filmes e séries em inglês, lendo livros e artigos, ou participando de grupos de estudo ou conversação.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies