Entrar

Plano de aula de Verbos: Gerúndio e Infinitivo

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Verbos: Gerúndio e Infinitivo

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Verbos: Gerúndio e Infinitivo

Palavras ChaveAutoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Gerúndio, Infinitivo, Gramática Inglesa, Mindfulness, RULER, Competências Socioemocionais, Atividade em Dupla, Reflexão, Regulação Emocional, Metas Pessoais
Materiais NecessáriosQuadro e Marcadores, Folhas de Papel, Canetas, Textos com Exemplos de Gerúndio e Infinitivo, Listas de Frases com Erros para Correção, Relógio ou Cronômetro, Computador com Projetor (opcional), Material de Apoio sobre Mindfulness
Códigos BNCCEM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam a relevância do tema e como ele se aplica no uso cotidiano da língua inglesa. Ao delinear os objetivos, o professor orienta os alunos sobre o que se espera que aprendam e desenvolvam durante a aula, preparando-os para as atividades subsequentes com uma base sólida de conhecimento e expectativas claras.

Objetivos Principais

1. Descrever a importância do uso correto do gerúndio e do infinitivo na língua inglesa.

2. Identificar e diferenciar verbos no gerúndio e no infinitivo em textos diversos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Momento de Atenção Plena

A atividade de aquecimento emocional é uma prática de Mindfulness que ajuda a promover o foco, a presença e a concentração dos alunos. Mindfulness é uma técnica de atenção plena que envolve estar completamente presente no momento, sem julgamentos. Essa prática pode ajudar os alunos a se acalmarem, se concentrarem melhor e estarem mais abertos para a aprendizagem. Além disso, ao praticar Mindfulness, os alunos desenvolvem o autoconhecimento e o autocontrole, competências essenciais para o desenvolvimento socioemocional.

1. Preparação: Peça aos alunos que sentem-se confortavelmente em suas cadeiras, com os pés firmemente plantados no chão e as mãos descansando sobre os joelhos ou mesas.

2. Respiração Inicial: Instrua os alunos a fecharem os olhos ou, se preferirem, a manterem um olhar suave focado em um ponto à frente. Peça que respirem profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões, e depois exalem lenta e completamente pela boca. Repita isso três vezes.

3. Concentração na Respiração: Oriente os alunos a continuarem respirando de forma natural e a focarem a atenção na sensação da respiração entrando e saindo do corpo. Peça que observem como o ar é mais frio ao entrar e mais quente ao sair.

4. Escaneamento Corporal: Guie os alunos a fazerem um escaneamento corporal, começando pelos pés e subindo até a cabeça. Peça que notem as sensações em cada parte do corpo, sem tentar mudá-las.

5. Pensamentos e Emoções: Instrua os alunos a observarem qualquer pensamento ou emoção que surja durante o exercício, reconhecendo-os sem julgamento e permitindo que passem como nuvens no céu.

6. Finalização: Após alguns minutos, peça aos alunos que tragam a atenção de volta para a sala, movendo os dedos das mãos e dos pés. Quando estiverem prontos, podem abrir os olhos e se prepararem para a aula.

Contextualização do Conteúdo

Entender o uso correto do gerúndio e do infinitivo na língua inglesa não é apenas uma questão de gramática, mas de comunicação eficaz. Imagine estar em uma situação onde você precisa expressar suas emoções e planos futuros claramente, como em uma entrevista de emprego ou conversando com amigos sobre seus hobbies. Saber usar corretamente 'to go' (ir) e 'going' (indo) pode fazer toda a diferença na clareza e na precisão de sua mensagem. Além disso, ao aprender a identificar e utilizar essas formas verbais, os alunos desenvolvem habilidades que vão além do idioma. Eles praticam a tomada de decisão responsável ao escolher a forma verbal correta, exercitam habilidades sociais ao comunicar-se eficazmente e aumentam a consciência social ao entender como suas palavras podem impactar os outros.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. ### Teoria: Verbos: Gerúndio e Infinitivo

2. Definição de Gerúndio: O gerúndio é a forma verbal que termina em '-ing' em inglês, como 'talking', 'running', 'eating'. Geralmente, é usado para descrever ações contínuas ou em progresso.

3. Definição de Infinitivo: O infinitivo é a forma básica do verbo, precedida pela partícula 'to', como 'to talk', 'to run', 'to eat'. É frequentemente usado para expressar propósito ou intenção.

4. Uso do Gerúndio: O gerúndio pode ser usado como sujeito ou objeto de uma frase. Exemplos: 'Swimming is fun.' (Nadar é divertido), 'She enjoys reading.' (Ela gosta de ler).

5. Uso do Infinitivo: O infinitivo geralmente é usado após certos verbos, adjetivos e expressões. Exemplos: 'She wants to learn.' (Ela quer aprender), 'It's important to eat healthily.' (É importante comer de forma saudável).

6. Diferenças e Semelhanças: Muitas vezes, tanto o gerúndio quanto o infinitivo podem ser usados após certos verbos, mas com significados diferentes. Exemplos: 'He stopped smoking.' (Ele parou de fumar) vs. 'He stopped to smoke.' (Ele parou para fumar).

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (30 - 35 minutos)

Prática de Gerúndio e Infinitivo

Nesta atividade, os alunos irão trabalhar em pares para identificar e corrigir o uso de verbos no gerúndio e no infinitivo em uma série de frases. Isso ajudará a consolidar o entendimento teórico e a praticar a aplicação correta das formas verbais.

1. Divisão em Pares: Divida os alunos em pares para facilitar a colaboração e a troca de conhecimentos.

2. Distribuição de Frases: Entregue a cada par uma lista de frases que contém erros no uso de gerúndio e infinitivo.

3. Correção em Dupla: Peça para os alunos identificarem os erros e corrigirem as frases em conjunto, discutindo suas escolhas.

4. Compartilhamento: Após a correção, cada par deve escolher duas frases para compartilhar com a turma, explicando o raciocínio por trás de suas correções.

5. Revisão em Grupo: Conduza uma revisão em grupo das frases compartilhadas, garantindo que todos compreendam as correções.

Discussão e Feedback em Grupo

Para aplicar o método RULER, comece pedindo aos alunos para reconhecerem (Recognize) as emoções que sentiram durante a atividade em dupla. Eles podem ter sentido frustração, alegria ou até mesmo dúvida. Incentive-os a entender (Understand) as causas dessas emoções: foi a dificuldade da frase? A interação com o colega? Em seguida, peça aos alunos para nomearem (Label) essas emoções de forma precisa. Isso pode incluir termos como 'ansioso', 'confuso', ou 'confiante'. Depois, oriente-os a expressarem (Express) essas emoções apropriadamente, compartilhando com o grupo de maneira respeitosa e aberta. Por fim, discuta estratégias para regular (Regulate) essas emoções, como técnicas de respiração ou pedir ajuda quando necessário. Esta discussão não só reforça o conteúdo gramatical, mas também promove um ambiente de aprendizagem emocionalmente inteligente.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Para a atividade de reflexão e regulação emocional, peça aos alunos que escrevam um breve parágrafo ou participem de uma discussão em grupo sobre os desafios que enfrentaram durante a aula. Eles devem refletir sobre como se sentiram ao identificar e corrigir os verbos no gerúndio e no infinitivo, e como geriram essas emoções. Incentive-os a pensar na eficácia das estratégias que usaram para lidar com qualquer frustração ou dificuldade, e como poderiam melhorar essas estratégias no futuro.

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional dos alunos. Ao refletirem sobre os desafios enfrentados e as emoções sentidas, os alunos serão capazes de identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras, promovendo um maior autoconhecimento e autocontrole no contexto do aprendizado de gerúndio e infinitivo em inglês.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para finalizar a aula, peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Eles podem escrever essas metas em um papel ou compartilhar oralmente. Explique que as metas podem incluir melhorar a identificação de gerúndios e infinitivos em textos, usar corretamente essas formas verbais em suas redações ou se sentir mais confiante ao falar em inglês.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Melhorar a identificação de gerúndios e infinitivos em textos.

2. Usar corretamente gerúndios e infinitivos em redações.

3. Sentir mais confiança ao falar em inglês.

4. Aplicar estratégias de regulação emocional para lidar com frustrações acadêmicas.

5. Desenvolver uma rotina de estudos focada em gramática inglesa. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Definindo metas pessoais e acadêmicas, os alunos podem continuar a desenvolver suas habilidades em gerúndio e infinitivo, além de aplicar o conhecimento adquirido em contextos reais, promovendo um crescimento contínuo tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies