Entrar

Plano de aula de Trigonometria: Arco-Duplo/Triplo

Matemática

Original Teachy

Trigonometria: Arco-Duplo/Triplo

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Trigonometria: Arco-Duplo/Triplo

Palavras ChaveTrigonometria, Arco-Duplo, Arco-Triplo, Metodologia Digital, Matemática, Ensino Médio, Atividades Práticas, Tecnologia, Colaboração, Vídeos Educativos, Escape Room, RPG, Inclusão Digital, Redes Sociais, Aprendizagem Ativa
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Acesso à Internet, Plataforma de Escape Room, Ferramentas de Criação de Avatar (Bitmoji ou similares), Quadro Branco Digital, Projetor/Mídia para exibição de vídeos, Aplicativos de Redes Sociais (fictícias ou reais), Materiais para Anotação (cadernos, canetas)
Códigos BNCC-
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaTrigonometria

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é apresentar claramente aos alunos o que será abordado na aula e quais habilidades específicas eles desenvolverão. Isso ajudará a direcionar suas expectativas e prepará-los mentalmente para as atividades práticas que acontecerão ao longo da aula.

Objetivos principais:

1. Compreender e aplicar as fórmulas de arco-duplo e arco-triplo para ângulos.

2. Resolver problemas práticos que envolvem o cálculo de seno, cosseno e tangente de ângulos duplos e triplos.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a capacidade de trabalhar colaborativamente em problemas matemáticos.
  2. Incentivar o uso de recursos digitais e ferramentas tecnológicas como suporte no aprendizado de trigonometria.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é apresentar claramente aos alunos o que será abordado na aula e quais habilidades específicas eles desenvolverão. Isso ajudará a direcionar suas expectativas e prepará-los mentalmente para as atividades práticas que acontecerão ao longo da aula.

Aquecendo

Para começar a aula, introduza o tema de trigonometria com foco nos arcos duplos e triplos, destacando sua importância e aplicações práticas, como em engenharia, física e outras áreas tecnológicas. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o tema. Incentive-os a procurar curiosidades, aplicações modernas ou até mesmo memes matemáticos que envolvam trigonometria. Isso ajudará a tornar o tema mais acessível e relevante para o dia a dia deles.

Reflexões Iniciais

1. O que são arcos duplos e triplos em trigonometria?

2. Qual a importância de entender a fórmula de arco-duplo e arco-triplo?

3. Podem dar exemplos de onde esses cálculos são utilizados em situações reais?

4. Qual a diferença entre as funções seno, cosseno e tangente quando aplicadas a arcos duplos e triplos?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos aprofundem e apliquem os conhecimentos adquiridos sobre arcos duplos e triplos através de atividades práticas e interativas. As atividades propostas são projetadas para promover o trabalho colaborativo, estimular o pensamento crítico e conectar o aprendizado matemático à vida cotidiana dos alunos, utilizando tecnologias digitais como ferramentas de apoio.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influencers Matemáticos 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Explorar a compreensão da trigonometria aplicada ao dia a dia, desenvolvendo habilidades de comunicação e criatividade através da criação de conteúdo digital.

- Descrição: Os alunos se transformarão em influenciadores digitais que precisam explicar a seus seguidores a importância dos arcos duplos e triplos na trigonometria. Eles deverão criar um vídeo ou uma série de posts em uma rede social fictícia, utilizando recursos visuais e explicações matemáticas detalhadas.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher uma plataforma de mídia social fictícia (Instagram, TikTok, YouTube, etc.).

  • Utilizando seus celulares e/ou computadores, os alunos devem criar uma conta fictícia de influenciador matemático.

  • Devem planejar e criar conteúdo, como vídeos curtos, stories e posts, explicando o conceito dos arcos duplos e triplos e demonstrando aplicações práticas.

  • Incentive o uso de gráficos, equações e animações para tornar os posts visualmente atraentes e informativos.

  • Os grupos devem compartilhar seus conteúdos na plataforma fictícia e comentar nos posts dos colegas, incentivando a interação e troca de ideias.

Atividade 2 - Escape Room Matemático ️‍♂️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar conceitos de trigonometria em situações desafiadoras, promovendo trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas.

- Descrição: Os alunos participarão de um Escape Room virtual, onde precisam resolver uma série de desafios matemáticos relacionados a arcos duplos e triplos para 'escapar' da sala. Usarão computadores para acessar a plataforma do Escape Room.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve acessar a plataforma de Escape Room digital (pode ser uma plataforma criada pelo professor ou uma adaptada para a atividade).

  • Os grupos enfrentarão uma série de desafios matemáticos, incluindo quebra-cabeças que envolvem cálculos de arcos duplos e triplos.

  • Para cada desafio resolvido, os alunos recebem uma dica para avançar para o próximo nível.

  • O grupo que resolver todos os enigmas no menor tempo será o vencedor.

Atividade 3 - A Jornada do Seno - RPG 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Engajar os alunos em uma atividade lúdica e interativa, incentivando a aplicação de conceitos matemáticos através da narrativa e da resolução de problemas.

- Descrição: Os alunos embarcarão em uma jornada épica estilo RPG (Role-Playing Game), onde precisarão resolver enigmas matemáticos relacionados a arcos duplos e triplos para avançar na história e conquistar recompensas.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve criar um personagem utilizando um avatar digital (pode ser feito em ferramentas como Bitmoji ou outros aplicativos de criação de avatar).

  • O professor atuará como o mestre do jogo, narrando a história e apresentando os desafios aos grupos.

  • Os grupos devem resolver questões matemáticas para avançar na história, enfrentando 'monstros' e superando obstáculos relacionados a arcos duplos e triplos.

  • Ao final de cada desafio, os grupos recebem 'pontos de experiência' e outros itens digitais como recompensas.

  • No final da aula, o grupo com mais pontos de experiência ganha uma badge digital de 'Mestre da Trigonometria'.

Retorno

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é promover a reflexão e o compartilhamento das experiências vivenciadas durante as atividades práticas. Ao discutir e avaliar em grupo, os alunos consolidam seu aprendizado, identificam pontos fortes e áreas de melhoria, e desenvolvem habilidades de comunicação e crítica construtiva. O feedback 360° visa incentivar a colaboração e o crescimento mútuo, oferecendo uma oportunidade para que cada aluno receba insights valiosos sobre seu desempenho.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão com toda a turma, onde cada grupo compartilha o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Utilize o roteiro a seguir para introduzir a discussão:

Introdução: Convide cada grupo a apresentar brevemente o conteúdo que criaram e os principais pontos que aprenderam. Destaques: Pergunte aos grupos quais foram os momentos mais desafiadores e os mais gratificantes durante a criação do conteúdo ou a resolução dos enigmas. Aplicações Práticas: Incentive os alunos a discutirem como os conceitos de arcos duplos e triplos podem ser aplicados em situações reais fora da sala de aula e em futuras atividades acadêmicas e profissionais. Interações: Solicite que os alunos comentem sobre os trabalhos dos outros grupos, destacando pontos fortes e oferecendo sugestões construtivas.

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios que vocês encontraram ao trabalhar com arcos duplos e triplos? 2. Como a atividade ajudou a consolidar o conhecimento matemático e sua aplicação prática? 3. De que forma o uso de plataformas digitais e sociais influenciou a maneira como vocês aprenderam o conteúdo?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno dentro de seu grupo deve receber feedback dos colegas com quem trabalhou. Instrua os alunos a seguirem estas orientações para o feedback:

Seja Específico: Destaque ações e contribuições específicas que foram positivas durante a atividade. Seja Construtivo: Ofereça sugestões de melhoria de uma forma respeitosa e incentivadora. Seja Equilibrado: Aponte tanto os pontos fortes quanto as áreas que podem ser desenvolvidas.

Explique a importância do feedback construtivo para o crescimento pessoal e acadêmico de todos.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento apresentado durante a aula de uma maneira divertida e engajante, conectando os conceitos matemáticos ao mundo real e destacando suas aplicações práticas. Isso ajuda a reforçar o aprendizado e mostra aos alunos como a trigonometria é relevante em suas vidas diárias e futuras carreiras.

Resumo

Resumo Super-Trigonométrico!  Imagine que os arcos duplos e triplos são superpoderes que transformam ângulos simples em heróis matemáticos! Aprendemos como usar essas fórmulas mágicas para calcular o seno, cosseno e tangente de arcos dois ou três vezes maiores. É como multiplicar as aventuras com um só clique. 

No Mundo

Trigonometria no Mundo Moderno  Na era digital, onde tudo está a um clique de distância, entender arcos duplos e triplos pode ajudar desde a criação de gráficos incríveis nas redes sociais até a programação de jogos e aplicativos!  Trigonometria não é só sobre matemática, é sobre ver o mundo sob uma nova perspectiva geométrica e algébrica. 

Na Prática

Importância dos Arcos Duplos e Triplos  Saber calcular arcos duplos e triplos é como ter uma ferramenta extra no seu kit de sobrevivência matemática. Seja para projetar uma ponte com mais precisão, ajustar as frequências de ondas sonoras ou até planejar a direção perfeita de uma selfie, essas fórmulas são essenciais! 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies