Entrar

Plano de aula de Artigo

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Artigo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do Artigo: O professor auxiliará os alunos a entenderem o que é um artigo, suas características e funções. Será explicado que o artigo é um gênero textual que tem a finalidade de informar, discutir ou narrar sobre um determinado assunto.

  2. Identificação dos Tipos de Artigo: O professor guiará os alunos a identificarem os dois tipos de artigos existentes: definidos e indefinidos. Será explicado que os artigos definidos se referem a algo já conhecido, enquanto os indefinidos se referem a algo desconhecido ou genérico.

  3. Uso Correto do Artigo: O professor orientará os alunos sobre o uso correto do artigo, considerando o gênero e número do substantivo. Será enfatizado que o uso correto do artigo é essencial para a construção de um texto coeso e coerente.

Objetivos secundários:

  • Prática de Identificação e Uso do Artigo: Os alunos serão incentivados a praticar a identificação e uso do artigo através de atividades práticas, reforçando o aprendizado teórico.

  • Desenvolvimento da Escrita: Ao aprender sobre o artigo, os alunos estarão aprimorando suas habilidades de escrita, o que é essencial para o domínio da língua portuguesa.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo: O professor começará a aula relembrando os conceitos básicos de gramática necessários para a compreensão do tópico da aula. Ele revisará sobre substantivos, gênero e número, ressaltando a importância desses conceitos para o estudo do artigo.

  2. Situações Problema: Em seguida, o professor apresentará duas situações problema para despertar o interesse dos alunos:

    • A primeira situação pode ser um trecho de um texto sem o uso de artigos, e os alunos devem tentar completar o texto, identificando os pontos onde o artigo deve ser inserido.

    • A segunda situação pode ser a apresentação de um texto com o uso incorreto do artigo, e os alunos devem corrigir o texto, identificando onde o artigo foi usado de maneira errada.

  3. Contextualização: O professor explicará a importância do artigo no dia a dia, mostrando que ele é um elemento fundamental para a comunicação eficaz na língua portuguesa. Ele pode dar exemplos de como o uso correto do artigo pode alterar o significado de uma frase.

  4. Introdução do Tópico: Para introduzir o tópico de forma interessante, o professor pode:

    • Contar uma curiosidade sobre o artigo, como por exemplo, que o português é uma das poucas línguas que possui artigos definidos e indefinidos.

    • Relacionar o uso do artigo com situações do cotidiano, como por exemplo, a importância do uso de artigos em manuais de instruções, receitas, notícias, entre outros.

    • Apresentar a história de como o artigo foi incorporado à língua portuguesa, mostrando a evolução do idioma e a influência de outras línguas.

Ao final da Introdução, os alunos devem estar engajados e motivados a aprender mais sobre o artigo, compreendendo sua relevância e aplicabilidade.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Explicação Teórica (10 - 12 minutos)

    • O que é um Artigo? (3 - 4 minutos): O professor explicará que o artigo é um tipo de palavra que acompanha o substantivo, determinando-o de forma direta ou indireta. Ele pode apresentar a definição formal do artigo e citar exemplos de situações cotidianas onde o artigo é utilizado, como na frase "Eu vi o carro na rua" ou "Ela comprou uma casa nova".

    • Tipos de Artigos (3 - 4 minutos): O professor apresentará os dois tipos de artigos existentes: o definido e o indefinido. Ele explicará que o artigo definido (o, a, os, as) se refere a algo já conhecido, enquanto o artigo indefinido (um, uma, uns, umas) se refere a algo desconhecido ou genérico. Ele pode usar exemplos para ilustrar a diferença, como na frase "Eu vi o carro na rua" e "Eu vi um carro na rua".

    • Gênero e Número do Artigo (4 - 5 minutos): O professor explicará que o artigo deve concordar em gênero e número com o substantivo que acompanha. Ele pode usar exemplos para ilustrar, como na frase "Eu vi o carro na rua" e "Eu vi a casa na rua". Ele também pode explicar que o artigo indefinido "um" pode ser usado tanto para substantivos masculinos como femininos, mas que existem formas específicas para plural, como "uns" e "umas".

  2. Atividades Práticas (10 - 13 minutos)

    • Preenchimento de Texto (5 - 7 minutos): O professor fornecerá aos alunos um texto curto sem o uso de artigos, e os alunos devem tentar completar o texto, identificando os pontos onde o artigo deve ser inserido. O professor irá circular pela sala, auxiliando os alunos conforme necessário.

    • Correção de Texto (5 - 6 minutos): O professor fornecerá aos alunos um texto com o uso incorreto do artigo, e os alunos devem corrigir o texto, identificando onde o artigo foi usado de maneira errada. O professor irá revisar as correções com a turma, explicando os erros e a forma correta de usar o artigo.

  3. Discussão em Grupo (3 - 5 minutos)

    • O professor pode dividir a turma em pequenos grupos e pedir que discutam a importância do uso correto do artigo na comunicação escrita. Cada grupo pode apresentar suas conclusões para a turma, e o professor pode complementar com suas próprias observações.

Ao final do Desenvolvimento, os alunos devem ter uma compreensão clara do que é um artigo, dos seus tipos e do seu uso correto. Eles também devem ter praticado a identificação e o uso do artigo através das atividades práticas, consolidando o aprendizado teórico.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Verificação do Aprendizado (3 - 4 minutos)

    • O professor deve fazer uma revisão rápida dos principais pontos abordados durante a aula, perguntando aos alunos o que eles lembram sobre o conceito de artigo, os tipos de artigo e o seu uso correto.

    • O professor pode fazer perguntas diretas para os alunos, como "Qual a diferença entre o artigo definido e o artigo indefinido?" ou "Por que o artigo deve concordar em gênero e número com o substantivo?".

    • O professor deve prestar atenção às respostas dos alunos, corrigindo possíveis erros e reforçando os conceitos corretos.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos)

    • O professor deve pedir que os alunos façam associações entre o que aprenderam e o mundo real. Por exemplo, eles podem discutir como o uso correto do artigo é importante em diferentes contextos, como na escrita de um texto acadêmico, na leitura de um manual de instruções, ou na comunicação do dia a dia.

    • O professor pode perguntar aos alunos se eles conseguem pensar em situações onde o uso incorreto do artigo pode causar mal-entendidos ou alterar o significado de uma frase. Eles podem discutir essas situações em grupo e depois compartilhar suas conclusões com a turma.

  3. Reflexão Individual (2 minutos)

    • O professor deve pedir que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões você ainda tem sobre o uso do artigo?".

    • Após a reflexão, o professor pode pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma. Isso pode ajudar a identificar quaisquer lacunas no entendimento dos alunos e fornecer feedback valioso para o professor.

  4. Feedback do Professor (1 minuto)

    • Finalizando a aula, o professor deve fornecer um feedback geral sobre o desempenho da turma, elogiando o progresso e a participação, e destacando os pontos que ainda precisam ser aprimorados.

    • O professor deve encorajar os alunos a continuarem praticando o uso do artigo em casa, lendo textos diversos e tentando identificar e corrigir o uso do artigo.

Ao final do Retorno, os alunos devem ter consolidado o aprendizado sobre o artigo, compreendendo sua importância e aplicabilidade. Eles também devem estar mais confiantes em seu domínio do uso do artigo, e capazes de identificar e corrigir seu uso em seus próprios textos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos)

    • O professor fará um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, reforçando a definição de artigo, a identificação dos tipos (definido e indefinido) e o uso correto do artigo, considerando o gênero e número do substantivo.

    • O professor pode usar exemplos para ilustrar cada ponto do resumo, relembrando as atividades práticas realizadas durante a aula e como elas ajudaram a consolidar o aprendizado teórico.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor explicará como a aula conectou a teoria do artigo com sua prática. Ele pode relembrar as atividades práticas realizadas e como elas permitiram aos alunos aplicar o que aprenderam de forma concreta.

    • O professor pode destacar como o entendimento do uso correto do artigo pode melhorar a escrita dos alunos, tornando seus textos mais claros e coesos.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos)

    • O professor pode sugerir materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o artigo. Esses materiais podem incluir livros de gramática, sites educativos, vídeos explicativos, entre outros.

    • O professor pode também indicar exercícios online para que os alunos possam praticar mais o uso do artigo.

  4. Importância do Artigo (1 minuto)

    • Para finalizar, o professor reforçará a importância do artigo na língua portuguesa e na comunicação de forma geral. Ele pode destacar como o uso correto do artigo pode alterar o significado de uma frase, e como o domínio do artigo pode contribuir para a clareza e coesão na escrita.

Ao final da aula, os alunos devem ter uma compreensão clara do artigo, dos seus tipos e do seu uso correto. Eles também devem estar motivados a continuar praticando e aprofundando seu conhecimento sobre o tema.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies