Entrar

Plano de aula de Conjunções Coordenativas e Período Composto por Coordenação

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Conjunções Coordenativas e Período Composto por Coordenação

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão das Conjunções Coordenativas:

    • Identificar as diferentes conjunções coordenativas e suas funções no texto.
    • Diferenciar as conjunções coordenativas aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
    • Relacionar as conjunções coordenativas com expressões de mesmo valor.
  2. Domínio do Período Composto por Coordenação:

    • Entender o conceito de período composto por coordenação.
    • Identificar e analisar orações coordenadas.
    • Diferenciar período simples de período composto por coordenação.
  3. Aplicação Prática:

    • Aplicar o conhecimento adquirido na análise e na produção de textos.
    • Aperfeiçoar a habilidade de escrita e leitura, valorizando a coesão e a coerência textuais.

Objetivos secundários:

  • Incentivar a Participação Ativa: Promover um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde os alunos se sintam encorajados a participar ativamente da aula, compartilhando suas ideias e dúvidas.

  • Estimular o Pensamento Crítico: Além de aprender os conceitos, é importante que os alunos sejam capazes de aplicá-los de forma crítica e reflexiva. Portanto, outro objetivo é incentivar o pensamento crítico ao analisar exemplos de textos que utilizam conjunções coordenativas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios:

    • O professor deve começar a aula relembrando brevemente os conceitos de orações coordenadas (orções que, apesar de independentes, se relacionam de forma a compor um único período) e as classes de palavras, principalmente as conjunções.
    • É importante ressaltar que as conjunções coordenativas são palavras que ligam duas orações de mesma importância, sem que uma dependa da outra.
  2. Situações-Problema:

    • O professor pode propor duas situações-problema para instigar o pensamento dos alunos:
      1. "Como podemos expressar uma ideia de adição ou soma em um texto escrito?"
      2. "Como podemos indicar uma ideia de contraste ou oposição entre duas ideias em um texto?"
    • Estas questões têm o objetivo de despertar a curiosidade dos alunos e preparar o terreno para a Introdução do conteúdo.
  3. Contextualização:

    • O professor deve então contextualizar a importância do tópico, explicando que a habilidade de usar corretamente as conjunções coordenativas é essencial para a produção de textos coesos e coerentes.
    • Pode-se exemplificar com a importância das conjunções coordenativas em textos de diferentes gêneros, como narrações, descrições, argumentações, entre outros.
  4. Introdução ao Tópico:

    • Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode introduzir o tópico com curiosidades ou fatos interessantes. Por exemplo, pode-se mencionar que algumas línguas, como o latim, não possuem conjunções, o que torna a estrutura das orações mais complexa.
    • O professor pode também mostrar exemplos de frases sem o uso de conjunções coordenativas, e pedir aos alunos que tentem reescrevê-las, inserindo as conjunções adequadas.
    • Outra estratégia é trazer exemplos de músicas, poemas, trechos de livros ou notícias que contenham as conjunções coordenativas, para que os alunos percebam como elas são usadas na prática.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Associação (10 - 12 minutos):

    • A primeira atividade consiste em um jogo de associação, onde os alunos terão que relacionar conjunções coordenativas com expressões de mesmo valor.
    • O professor deve dividir a classe em grupos de 3 a 4 alunos e distribuir para cada grupo um conjunto de cartões. Em cada cartão, haverá uma conjunção coordenativa ou uma expressão de mesmo valor.
    • O objetivo do jogo é que os alunos, em cada rodada, peguem um cartão de cada monte e tentem associar a conjunção com a expressão que tem o mesmo valor.
    • O professor deve circular pela classe, auxiliando os grupos e esclarecendo possíveis dúvidas. Ao final do jogo, o professor deve corrigir em conjunto com a classe.
    • Esta atividade tem como objetivo consolidar o entendimento dos alunos sobre as diferentes conjunções coordenativas e suas funções.
  2. Atividade de Criação de História (10 - 12 minutos):

    • Na segunda atividade, os alunos serão desafiados a criar uma história em que deverão utilizar pelo menos 5 conjunções coordenativas de forma correta e coerente.
    • O professor deve proporcionar um ambiente lúdico e criativo para o Desenvolvimento desta atividade, incentivando os alunos a usarem a imaginação.
    • O professor deve orientar os alunos a planejarem a história antes de começarem a escrever, pensando em como vão introduzir as conjunções na narrativa.
    • É importante que o professor circule pela sala, monitorando o trabalho dos alunos, dando sugestões e esclarecendo dúvidas.
    • Ao final da atividade, o professor deve selecionar algumas histórias para serem lidas em voz alta para a classe. Durante a leitura, o professor deve destacar as conjunções coordenativas utilizadas e perguntar aos alunos o porquê de sua escolha.
  3. Atividade de Análise de Texto (5 - 7 minutos):

    • Para consolidar o entendimento dos alunos sobre a aplicação das conjunções coordenativas, o professor deve propor a análise de um pequeno texto.
    • O professor deve selecionar um texto de um gênero conhecido pelos alunos, como uma notícia, um poema ou um trecho de um livro. O texto deve conter várias conjunções coordenativas.
    • O professor deve pedir aos alunos que identifiquem as conjunções coordenativas no texto e que expliquem o efeito que elas produzem no significado do texto.
    • Esta atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos de identificar e analisar conjunções coordenativas em textos, além de ajudar a perceber como elas contribuem para a coesão e coerência do texto.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • Após a Conclusão das atividades, o professor deve promover uma discussão em grupo, onde cada equipe terá até 2 minutos para compartilhar suas descobertas e conclusões.
    • O professor deve incentivar os alunos a explicarem como utilizaram as conjunções coordenativas na criação da história e o impacto que elas tiveram na compreensão e fluidez do texto.
    • Durante a discussão, o professor deve fazer perguntas para estimular o pensamento crítico dos alunos e aprofundar a compreensão do tópico.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após as discussões, o professor deve fazer uma conexão entre as atividades realizadas e a teoria apresentada no início da aula.
    • O professor deve reforçar a importância das conjunções coordenativas para a coesão e coerência do texto, e lembrar os alunos das diferentes funções das conjunções: adição, oposição, alternância, Conclusão e explicação.
    • O professor pode também retomar os erros mais comuns cometidos pelos alunos durante as atividades e explicar novamente a maneira correta de usar as conjunções coordenativas.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos):

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre a resposta para as seguintes perguntas:
      1. "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • Após o minuto de reflexão, o professor deve pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a classe.
    • O professor deve valorizar todas as respostas e esclarecer as dúvidas que ainda permaneçam.
  4. Feedback do Professor (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve dar um feedback geral sobre a aula, destacando os pontos positivos, as dificuldades comuns e as áreas que precisam de mais prática ou estudo.
    • O professor deve também reforçar a importância do tópico e motivar os alunos a continuarem estudando e praticando em casa.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor deve iniciar a Conclusão fazendo um resumo dos principais pontos abordados na aula.
    • Deve-se reforçar a definição de conjunções coordenativas, suas diferentes categorias (aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas) e como elas contribuem para a coesão e coerência dos textos.
    • Deve-se também relembrar a diferença entre período simples e período composto por coordenação, bem como a importância de identificar e analisar as orações coordenadas em um texto.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos):

    • O professor deve ressaltar como as atividades práticas realizadas em sala de aula ajudaram a solidificar o conhecimento teórico apresentado.
    • Pode-se destacar, por exemplo, como o jogo de associação permitiu aos alunos compreender de forma mais concreta as diferentes funções das conjunções coordenativas.
    • Além disso, a atividade de criação de história e a análise de texto proporcionaram aos alunos a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido de maneira mais contextualizada.
  3. Materiais Complementares (1 minuto):

    • O professor deve sugerir alguns materiais de estudo complementares para os alunos que desejarem aprofundar o tema. Isso pode incluir vídeos explicativos, textos de referência, exercícios online, entre outros.
    • É importante que o professor indique materiais que sejam apropriados para o nível de compreensão dos alunos e que estejam alinhados com o currículo da disciplina.
  4. Importância do Tópico (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do conhecimento sobre conjunções coordenativas no dia a dia, especialmente na produção e compreensão de textos.
    • O professor pode explicar como o uso adequado das conjunções coordenativas pode tornar a comunicação mais clara e eficaz, tanto na escrita quanto na fala.
    • Além disso, o professor pode mencionar que a habilidade de identificar e analisar as conjunções coordenativas em textos pode ajudar os alunos a compreender melhor o sentido e a estrutura desses textos.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies