Entrar

Plano de aula de Literatura: Pré-Modernismo e Modernismo no Brasil

Português

Original Teachy

'EM13LGG302'

Literatura: Pré-Modernismo e Modernismo no Brasil

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o contexto histórico do Pré-Modernismo e Modernismo no Brasil:

    • Identificar os principais acontecimentos históricos que influenciaram o surgimento e Desenvolvimento desses movimentos literários no Brasil.
    • Relacionar as características socioculturais da época com as temáticas e estilos literários do Pré-Modernismo e do Modernismo.
  2. Analisar as características, temáticas e estilos literários do Pré-Modernismo e Modernismo no Brasil:

    • Identificar os principais autores e obras representativas de cada movimento, bem como suas principais características e contribuições para a literatura brasileira.
    • Comparar as temáticas e estilos literários do Pré-Modernismo e Modernismo, destacando as rupturas e continuidades entre os dois movimentos.
  3. Desenvolver habilidades de interpretação e análise literária:

    • Interpretar textos literários do Pré-Modernismo e Modernismo, identificando suas características e temáticas.
    • Analisar criticamente os textos literários, relacionando-os com o contexto histórico e cultural do Pré-Modernismo e Modernismo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores:

    • O professor deve iniciar a aula revisando brevemente os conceitos de movimentos literários, destacando a importância deles para a compreensão e análise da literatura. (2 - 3 minutos)
  2. Situação Problema:

    • O professor pode propor duas situações problemas para despertar o interesse dos alunos:
      • "Como a literatura reflete e influencia o contexto histórico e cultural de uma sociedade?"
      • "Quais foram as principais mudanças e rupturas na literatura brasileira entre o final do século XIX e início do século XX?" Essas questões servirão como ponto de partida para a Introdução do conteúdo da aula. (3 - 5 minutos)
  3. Contextualização da Importância do Assunto:

    • O professor deve contextualizar a importância do estudo do Pré-Modernismo e do Modernismo, ressaltando que estes foram movimentos de grande impacto na literatura brasileira, pois trouxeram novas formas de expressão e temáticas até então não exploradas. Além disso, o professor pode enfatizar como o estudo desses movimentos pode contribuir para a compreensão da sociedade e cultura brasileira da época. (2 - 3 minutos)
  4. Introdução ao Tópico:

    • O professor deve introduzir o tópico da aula, apresentando de forma breve o que foi o Pré-Modernismo e o Modernismo no Brasil. Para isso, pode utilizar curiosidades, como:
      • "Vocês sabiam que o Modernismo brasileiro foi um dos mais importantes movimentos culturais do país e que influenciou não só a literatura, mas também a arte e a arquitetura?"
      • "E que o Pré-Modernismo, apesar de pouco conhecido, foi um período de transição importante entre o Realismo/Naturalismo e o Modernismo?" (3 - 4 minutos)

Após a Introdução, os alunos devem estar motivados e preparados para aprofundar seus conhecimentos sobre o Pré-Modernismo e o Modernismo no Brasil.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Caminho Literário":

    • O professor deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregar a cada grupo uma folha de papel grande, canetas coloridas, post-its e imagens impressas que representem o contexto histórico do Pré-Modernismo e do Modernismo.
    • Cada grupo deve desenhar um "caminho" na folha, representando a linha do tempo do Pré-Modernismo e do Modernismo no Brasil. Eles devem marcar os principais acontecimentos históricos que influenciaram a literatura desses períodos.
    • Após a criação da linha do tempo, os alunos devem colar os post-its com os nomes dos principais autores e obras de cada movimento ao longo do "caminho".
    • Por fim, os alunos devem usar as canetas coloridas para destacar as características marcantes de cada movimento literário, relacionando-as com os eventos históricos e sociais que as influenciaram.
    • O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos e esclarecendo dúvidas. Ao final, cada grupo deve apresentar seu "Caminho Literário" para a turma, explicando as escolhas feitas e as relações estabelecidas. (10 - 12 minutos)
  2. Atividade "Jogo da Literatura Brasileira":

    • Ainda em grupos, os alunos devem receber um conjunto de cartas. Cada carta terá o nome de um autor, uma obra e uma característica ou temática literária.
    • O objetivo do jogo é que cada grupo organize as cartas em sequências cronológicas do Pré-Modernismo e Modernismo, respeitando as características e temáticas de cada autor e obra.
    • Para tornar o jogo mais desafiador, o professor pode incluir cartas "coringas" que representem rupturas ou continuidades inesperadas entre os movimentos literários.
    • O professor deve explicar as regras do jogo, que incluem a possibilidade de negociação de cartas entre os grupos.
    • A atividade estimula a pesquisa, a leitura, o trabalho em equipe e a reflexão crítica sobre a literatura. Além disso, ao final do jogo, os alunos terão uma visão mais clara e contextualizada do Pré-Modernismo e do Modernismo no Brasil. (8 - 10 minutos)
  3. Atividade "Dramatização Literária":

    • Para encerrar o Desenvolvimento da aula, os alunos, ainda em grupos, devem escolher uma obra literária do Pré-Modernismo ou do Modernismo para dramatizá-la.
    • Os alunos devem ler a obra, identificar os personagens e principais cenas, e criar uma adaptação para uma pequena peça teatral.
    • A dramatização deve ser apresentada para a turma no próximo encontro, e os alunos podem utilizar diferentes recursos para enriquecer a apresentação, como figurinos, cenários simples e trilha sonora.
    • Esta atividade permite que os alunos explorem de forma criativa e lúdica a literatura estudada, aprofundando a compreensão das características e temáticas do Pré-Modernismo e do Modernismo. (5 - 8 minutos)

O Desenvolvimento da aula deve ser dinâmico, incentivando a participação ativa dos alunos e o diálogo entre eles. As atividades propostas visam promover a pesquisa, a reflexão crítica, a criatividade e o trabalho em equipe, habilidades fundamentais para a formação integral do aluno.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor deve chamar cada grupo para compartilhar, em até 3 minutos, as soluções ou conclusões encontradas durante as atividades "Caminho Literário" e "Jogo da Literatura Brasileira".
    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar a participação de todos os alunos, promovendo um ambiente de respeito e valorização das diferentes opiniões e ideias.
    • O professor deve fazer intervenções pontuais, questionando os alunos sobre as escolhas feitas, as relações estabelecidas entre os elementos do Pré-Modernismo e do Modernismo, e a importância desses movimentos para a literatura brasileira.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos):

    • Após as apresentações, o professor deve fazer uma síntese das principais ideias discutidas, explicitando como elas se relacionam com o conteúdo teórico apresentado no início da aula.
    • O professor pode relembrar as principais características do Pré-Modernismo e do Modernismo, as temáticas abordadas por esses movimentos, e como eles se inserem no contexto histórico e cultural do Brasil.
    • O professor deve destacar as contribuições desses movimentos para a literatura brasileira, como a valorização da identidade nacional, a incorporação de elementos da cultura popular, a crítica à sociedade e ao sistema artístico vigente, entre outros.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • Em seguida, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente, por um minuto, sobre as seguintes perguntas:
      1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • Após a reflexão, os alunos devem ser convidados a compartilhar suas respostas com a turma, caso desejem. O professor deve acolher as contribuições dos alunos, valorizando suas percepções e incentivando a continuidade do estudo e da reflexão sobre o Pré-Modernismo e o Modernismo.
  4. Feedback do Professor (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve proporcionar um feedback geral sobre a aula, destacando os pontos fortes e as áreas que podem ser melhoradas.
    • O professor deve reforçar a importância do estudo contínuo e da participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, e encorajá-los a explorar mais sobre o Pré-Modernismo e o Modernismo fora da sala de aula.

O Retorno é uma etapa essencial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o nível de compreensão dos alunos, promover a reflexão sobre o conteúdo aprendido, e proporcionar um feedback que auxilie os alunos a aprofundar seus conhecimentos sobre o Pré-Modernismo e o Modernismo.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor deve iniciar a Conclusão da aula resumindo os principais conteúdos abordados, destacando as características, temáticas e estilos literários do Pré-Modernismo e Modernismo no Brasil, além de reforçar os autores e obras mais importantes de cada movimento.
    • Deve ser mencionado novamente o contexto histórico que deu origem a esses movimentos, bem como as principais rupturas e continuidades entre eles.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos):

    • Em seguida, o professor deve enfatizar como as atividades práticas realizadas durante a aula - "Caminho Literário", "Jogo da Literatura Brasileira" e "Dramatização Literária" - permitiram aos alunos aplicar e aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos.
    • O professor deve ressaltar como a análise das obras literárias, a contextualização dos movimentos literários e a criação de dramatizações contribuíram para a compreensão dos alunos sobre o Pré-Modernismo e o Modernismo no Brasil.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o Pré-Modernismo e o Modernismo.
    • Esses materiais podem incluir livros, artigos, documentários, filmes e exposições virtuais que abordem a literatura e a cultura brasileira do período, bem como sites e plataformas digitais voltados para o estudo da literatura.
  4. Aplicação no Dia a Dia (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve destacar a importância do estudo do Pré-Modernismo e do Modernismo para o dia a dia dos alunos, mesmo que eles não tenham a literatura como foco principal de suas atividades.
    • O professor pode enfatizar como a compreensão dos processos históricos e culturais que influenciaram a literatura brasileira pode ampliar a visão de mundo dos alunos, tornando-os mais críticos e reflexivos.
    • Além disso, o professor pode ressaltar como a habilidade de interpretar e analisar textos literários pode ser útil em diversas situações cotidianas, como na leitura de notícias, na apreciação de obras de arte, na produção de textos acadêmicos, entre outros.

A Conclusão da aula é uma etapa fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos, estabelecer conexões com a prática e o cotidiano, e motivar os alunos a continuar estudando o tema. O professor deve encerrar a aula de forma clara, reforçando a importância do conteúdo abordado e a satisfação pelo aprendizado alcançado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies