Entrar

Plano de aula de Modernismo no Brasil: Primeira Fase

Português

Original Teachy

'EM13LGG302'

Modernismo no Brasil: Primeira Fase

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Modernismo no Brasil: Primeira Fase

Palavras ChaveModernismo no Brasil, Primeira Fase, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Semana de Arte Moderna de 1922, vanguardas europeias, Instagram, Canva, podcast, Kahoot!, dinâmica digital, aprendizado ativo, metodologia digital
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets, Computadores com acesso à internet, Conta no Canva ou ferramenta equivalente, Ferramentas de gravação e edição de áudio (Anchor, Audacity, etc.), Conta no Kahoot!, Projetor ou TV para apresentação dos perfis e quizzes, Fones de ouvido (para gravação e edição de podcasts)
Códigos BNCCEM13LGG302: Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaLiteratura

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer ao professor e aos alunos uma compreensão clara dos objetivos principais e secundários que orientarão a aula. Esta seção estabelece expectativas claras para o que se espera que os alunos aprendam ao final da aula, oferecendo uma base sólida para todas as atividades subsequentes.

Objetivos principais:

1. Caracterizar a primeira fase do Modernismo no Brasil, identificando seus principais autores e suas obras.

2. Reconhecer as características distintivas da primeira fase do Modernismo em comparação com as fases subsequentes.

Objetivos secundários:

  1. Entender o contexto histórico e cultural do Brasil que influenciou o surgimento do Modernismo.
  2. Analisar a influência das vanguardas europeias nas obras modernistas brasileiras.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é envolver os alunos de imediato, utilizando recursos digitais que são parte de seu cotidiano. Este aquecimento não só contextualiza o tema, mas também incentiva a participação ativa e a troca de conhecimentos entre os alunos, preparando-os para as atividades mais aprofundadas que seguirão.

Aquecendo

O Modernismo no Brasil, especialmente sua primeira fase, foi um movimento artístico e cultural que buscou romper com as tradições acadêmicas e explorar novas formas de expressão. Para começar a aula de forma interativa, peça aos alunos que usem seus celulares para procurar um fato interessante sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, evento que marcou o início dessa fase. Em seguida, solicite que compartilhem suas descobertas com a turma.

Reflexões Iniciais

1. O que você descobriu sobre a Semana de Arte Moderna de 1922?

2. Quais são as características principais da primeira fase do Modernismo?

3. Como os autores da primeira fase modernista se diferenciaram dos seus antecessores?

4. Qual foi a influência das vanguardas europeias na primeira fase do Modernismo brasileiro?

5. Por que a primeira fase do Modernismo é considerada revolucionária para a literatura brasileira?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar e aprofundar seus conhecimentos sobre a primeira fase do Modernismo no Brasil de maneira prática e interativa. Utilizando ferramentas digitais, os alunos podem explorar e expressar suas aprendizagens de forma criativa, colaborativa e alinhada com a realidade digital contemporânea.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores Modernistas 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Incorporar o conhecimento sobre os autores e obras da primeira fase do Modernismo, utilizando uma plataforma digital popular entre os estudantes, tornando o aprendizado contextual e engajador.

- Descrição: Os alunos vão criar perfis fictícios no Instagram para autores da primeira fase do Modernismo no Brasil, como Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Usando o Canva, eles criarão postagens que refletem as ideias e características das obras desses escritores, incluindo stories, posts e legendas que capturam o espírito da época.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe ou recebe um autor da primeira fase do Modernismo.

  • Peça para que os alunos pesquisem imagens, frases e elementos que representem o autor e suas obras.

  • Usando o Canva (ou outra ferramenta de design disponível), os alunos devem criar um perfil fictício no Instagram, incluindo postagens e stories.

  • As postagens devem incluir elementos visuais e textuais que representem as principais características das obras e ideais do autor escolhido.

  • Os alunos podem apresentar os perfis criados compartilhando a tela de seus dispositivos ou enviando o link do projeto.

Atividade 2 - Quiz Show Modernista 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Reforçar os conhecimentos adquiridos sobre a primeira fase do Modernismo de maneira divertida e competitiva, utilizando tecnologias que incentivam a participação ativa.

- Descrição: Os alunos participarão de um quiz interativo utilizando o Kahoot! sobre a primeira fase do Modernismo no Brasil. As perguntas abrangerão os principais autores, suas obras e características estilísticas. O jogo se tornará uma competição amigável e engajante, incentivando a aprendizagem colaborativa.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Peça para que cada grupo prepare de 2 a 3 perguntas sobre o tema, com diferentes níveis de dificuldade.

  • O professor também deve preparar perguntas adicionais para garantir a variedade e a profundidade do quiz.

  • Utilize a plataforma Kahoot! para inserir as perguntas e configurar o quiz.

  • Os alunos deverão utilizar seus celulares para participar do quiz em tempo real.

  • Após cada pergunta, promova uma breve discussão sobre a resposta correta e sua importância dentro do contexto da primeira fase do Modernismo.

Atividade 3 - Podcast Modernista ️

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos, utilizando uma mídia digital moderna para discutir e disseminar conhecimentos sobre a primeira fase do Modernismo.

- Descrição: Os alunos vão criar e gravar mini-episódios de podcast discutindo a primeira fase do Modernismo no Brasil. Cada grupo abordará um aspecto específico, como um autor, uma obra ou um tema central do movimento. Eles utilizarão ferramentas de gravação e edição de áudio online, como o Anchor ou Audacity.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe ou recebe um tema específico relacionado à primeira fase do Modernismo.

  • Os alunos devem pesquisar e preparar um roteiro para seu episódio de podcast, incluindo uma introdução, discussão principal e conclusão.

  • Utilize ferramentas de gravação e edição de áudio online para criar o podcast.

  • Os alunos devem gravar e editar seu episódio, podendo adicionar música de fundo e efeitos sonoros para enriquecer o conteúdo.

  • Os podcasts podem ser apresentados para a turma ou compartilhados em uma plataforma online.

Retorno

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e como aplicaram esses conhecimentos nas atividades digitais. A discussão em grupo promove a troca de ideias e a análise crítica, enquanto o feedback 360° encoraja a autoavaliação e o desenvolvimento de habilidades sociais e colaborativas. Esta etapa finaliza a aula de maneira integradora e reflexiva, consolidando a experiência de aprendizagem.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades propostas e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: Inicie a discussão pedindo que cada grupo explique brevemente seu processo de criação durante as atividades.
  2. Compartilhamento: Solicite que os grupos apresentem os elementos mais importantes e interessantes que descobriram sobre o tema.
  3. Análise: Peça aos alunos que comparem suas descobertas com o conteúdo estudado anteriormente, identificando semelhanças e diferenças.
  4. Conexão: Explore como o uso das plataformas digitais (Instagram, quizzes, podcasts) ajudou a entender melhor a primeira fase do Modernismo no Brasil, destacando a importância da inovação no ensino.

Reflexões

1. Como a criação de perfis fictícios no Instagram ajudou a entender melhor os autores e as obras da primeira fase do Modernismo? 2. Quais desafios enfrentaram ao tentar sintetizar informações complexas em formatos digitais? 3. De que maneira a colaboração em grupo influenciou o resultado final das atividades?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber um feedback construtivo dos outros membros do grupo. Oriente a turma para que o feedback seja respeitoso e focado em aspectos positivos e áreas para melhoria. Explique a importância de dar e receber feedback, enfatizando que a intenção é promover o crescimento e a aprendizagem contínua.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é fechar a aula de maneira integrada e reflexiva, resumindo os principais pontos abordados de forma criativa e divertida. Isto reforça o aprendizado e faz a conexão com o mundo atual, destacando a relevância do conteúdo estudado para a vida cotidiana dos alunos. Além de consolidar o conhecimento adquirido, esta conclusão busca inspirar os alunos a aplicar o que aprenderam em suas próprias práticas e vivências.

Resumo

Para encerrar a aula de um jeito inusitado, que tal imaginar que estamos na Era dos Memes? 邏 Vamos recapitular o que vimos hoje! A primeira fase do Modernismo no Brasil foi nada menos que uma 'revolução' nas letras e nas artes. Tivemos Mário de Andrade e Oswald de Andrade liderando essa onda de transformação, inspirados pelas vanguardas europeias e rompendo com as tradições. A Semana de Arte Moderna de 1922 foi o 'evento viral' que acelerou tudo isso, criando um novo jeito de pensar e fazer arte no Brasil. Vimos como esses autores poderiam ter usado o Instagram, criamos posts fictícios e até gravamos podcasts, mergulhando de vez nesse movimento que mudou tudo. É como se tivéssemos dado um 'like' na história! 

No Mundo

A aula de hoje mostrou que o Modernismo, com toda a sua ousadia e inovação, tinha tudo a ver com a dinâmica do mundo atual. As redes sociais, os podcasts e os quizzes que usamos como ferramentas de aula são parte do nosso cotidiano, fazendo com que o aprendizado se tornasse algo imediato e próximo da realidade dos alunos. Da mesma forma que os modernistas quebraram barreiras e buscaram novas formas de expressão, nós também usamos a tecnologia para explorar novas maneiras de aprender e compartilhar conhecimento.

Na Prática

Entender a primeira fase do Modernismo brasileiro é crucial para perceber como a arte pode ser uma força transformadora na sociedade. As inovações trazidas por esses artistas influenciam até hoje a literatura, a música, o teatro e as artes visuais, mostrando que a criatividade e a ousadia são essenciais para o progresso cultural. Esse conhecimento enriquece nossa visão crítica e nos capacita a valorizar e proteger nossa herança cultural enquanto buscamos novas formas de expressão.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies