Entrar

Plano de aula de Classificação dos Pronomes: Relativos, Indefinidos e Interrogativos

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Classificação dos Pronomes: Relativos, Indefinidos e Interrogativos

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Classificação dos Pronomes: Relativos, Indefinidos e Interrogativos

Palavras Chavepronomes relativos, pronomes indefinidos, pronomes interrogativos, identificação de pronomes, classificação de pronomes, atividades interativas, aplicação prática, grupos de estudo, teatro dos pronomes, caça aos pronomes, construtores de frases misteriosas, discussão em grupo, comunicação eficaz, contextualização, engajamento estudantil
Materiais Necessárioscartões com frases, canetas coloridas, conjunto de peças de quebra-cabeça com pronomes, projetor para apresentações, material para escrita (papel, lápis), espaço adequado para apresentações teatrais
Códigos BNCCEM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o foco da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, facilita-se a organização das atividades subsequentes e a maximização do tempo de aprendizado. Os objetivos delineados garantem que os alunos possam não só reconhecer os diferentes tipos de pronomes, mas também aplicar esse conhecimento de forma prática, promovendo uma compreensão mais profunda e eficaz do conteúdo.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a diferenciar e classificar os pronomes relativos, indefinidos e interrogativos.

2. Desenvolver habilidades de identificação e aplicação dos pronomes em contextos variados, incluindo a capacidade de analisar e construir frases corretamente.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos através de discussões e análises em grupo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações problema que estimulam a reflexão e a aplicação prática dos conhecimentos. Além disso, a contextualização reforça a importância dos pronomes na comunicação cotidiana e em situações formais, mostrando a relevância do tema. Essa abordagem inicial prepara o terreno para atividades mais interativas e aprofundadas durante a aula.

Situações Problema

1. Imagine que você está lendo um jornal e se depara com a seguinte manchete: 'Candidato que venceu a eleição promete alterações'. Qual a função de 'que' nessa frase? Como você classificaria esse pronome?

2. Pense em um diálogo entre dois amigos. Um deles diz: 'Alguém trouxe um bolo para a festa?' e o outro responde: 'Não, ninguém trouxe'. Nesse contexto, o que 'alguém' e 'ninguém' estão fazendo na conversa? São pronomes indefinidos ou interrogativos?

Contextualização

A compreensão de pronomes é essencial não apenas para a gramática, mas para a comunicação efetiva no dia a dia. Por exemplo, na leitura de textos mais complexos, como contratos ou documentos oficiais, a habilidade de identificar e interpretar pronomes pode alterar significativamente o entendimento do conteúdo. Além disso, curiosidades como a existência de pronomes que não têm um referente específico, como no caso dos pronomes indefinidos, enriquecem o aprendizado e despertam o interesse dos alunos pela diversidade linguística.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conceitos de pronomes estudados previamente. Através de atividades lúdicas, colaborativas e contextualizadas, os alunos terão a oportunidade de consolidar seu conhecimento, desenvolver habilidades de análise e argumentação e, ao mesmo tempo, desfrutar de uma abordagem dinâmica e envolvente do aprendizado. Escolhendo uma das atividades propostas, o professor garantirá uma aula rica em participação e aprendizado ativo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça aos Pronomes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de identificação e classificação de pronomes em contexto real, estimulando o trabalho em equipe e a argumentação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas. Cada grupo receberá um conjunto de frases que contêm pronomes relativos, indefinidos e interrogativos ocultos, e deverão identificar e classificar esses pronomes.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Distribua um conjunto de frases em cartões para cada grupo. Cada frase terá um pronome 'escondido'.

  • Os alunos deverão ler as frases e, utilizando canetas coloridas, destacar e classificar os pronomes relativos, indefinidos e interrogativos.

  • Após identificar os pronomes, cada grupo deverá justificar sua classificação.

  • Ao final, cada grupo apresentará suas descobertas e justificativas para a classe.

Atividade 2 - Teatro dos Pronomes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar o uso correto e a identificação de pronomes em um contexto lúdico, promovendo a criatividade e a atenção aos detalhes linguísticos.

- Descrição: Os alunos, em grupos, criarão pequenas peças teatrais onde os personagens são pronomes relativos, indefinidos e interrogativos. O objetivo é usar esses pronomes de forma clara e correta, e os demais alunos deverão identificar e classificar os pronomes durante as apresentações.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até cinco.

  • Cada grupo escolhe ou recebe aleatoriamente uma lista de pronomes relativos, indefinidos e interrogativos para basear sua peça.

  • Os alunos escrevem um pequeno roteiro de teatro onde os personagens principais são os pronomes designados.

  • Após a preparação, cada grupo apresenta sua peça para a classe.

  • Durante as apresentações, os demais alunos devem identificar e classificar os pronomes usados.

Atividade 3 - Construtores de Frases Misteriosas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a habilidade de montar frases corretamente e classificar pronomes, incentivando o raciocínio rápido e a colaboração entre os membros do grupo.

- Descrição: Neste jogo interativo, os alunos, em equipes, receberão peças de quebra-cabeça que contêm pronomes. Cada peça corresponde a uma parte de uma frase, e os alunos deverão montar as frases corretamente, identificando e classificando os pronomes.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Distribua as peças de quebra-cabeça que contêm palavras com pronomes para cada grupo.

  • Os alunos deverão montar as frases, identificando os pronomes relativos, indefinidos e interrogativos.

  • Depois de montar todas as frases, cada grupo deve apresentar suas frases e explicar a classificação dos pronomes nelas.

  • Haverá uma competição para ver qual grupo monta e classifica corretamente suas frases no menor tempo.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e compartilhem insights com seus colegas. Esta discussão ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de pronomes estudados e a validar o entendimento de cada aluno, além de promover um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo. O professor deve usar este momento para avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes, garantindo que o conhecimento seja solidificado e aplicável.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos e propor um momento de reflexão coletiva. Sugere-se que o professor inicie a discussão com uma pergunta aberta, como 'O que mais surpreendeu vocês ao aplicar os conhecimentos de pronomes relativos, indefinidos e interrogativos nas atividades de hoje?' Encoraje cada grupo a compartilhar suas descobertas e desafios enfrentados durante as atividades. É importante que o professor circule entre os grupos, ouvindo atentamente e fazendo perguntas que estimulem a reflexão e aprofundem o entendimento dos alunos sobre o tema.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais critérios que vocês utilizaram para classificar os pronomes durante as atividades?

2. Houve algum caso em que a classificação de um pronome gerou dúvidas ou debates? Como vocês resolveram?

3. Como a aplicação prática dos pronomes em situações de teatro ou quebra-cabeça ajudou a consolidar o aprendizado teórico?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado adquirido ao longo da aula, garantindo que os alunos tenham uma visão integrada dos conteúdos teóricos e práticos. Além disso, visa reforçar a importância do tema para a vida cotidiana dos alunos, destacando a relevância de um conhecimento sólido sobre pronomes para a comunicação eficaz e para o aprimoramento da leitura e escrita. Esta abordagem ajuda a assegurar que os alunos possam aplicar o que aprenderam em novos contextos e situações, maximizando o impacto do ensino.

Resumo

Para encerrar a aula, o professor deve recapitular os principais pontos abordados sobre a classificação dos pronomes relativos, indefinidos e interrogativos. Deve-se relembrar as definições e exemplos discutidos, garantindo que os alunos tenham uma visão clara de cada tipo de pronome e suas funções.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre a teoria estudada e as atividades práticas foi estabelecida de maneira eficaz. As atividades, como a 'Caça aos Pronomes', o 'Teatro dos Pronomes' e os 'Construtores de Frases Misteriosas', permitiram aos alunos aplicar diretamente o conhecimento teórico em contextos lúdicos e realistas, solidificando a compreensão e a importância dos pronomes na língua portuguesa.

Fechamento

Compreender a classificação e o uso correto dos pronomes é fundamental não apenas para o estudo da língua portuguesa, mas para a comunicação eficaz no dia a dia. A habilidade de identificar pronomes em diferentes contextos, como em textos formais ou conversas cotidianas, ajuda a construir tanto a competência linguística quanto a capacidade de interpretação crítica, aspectos essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies