Entrar

Plano de aula de Conjunções Subordinativas: Período Composto por Subordinação e Orações Subordinadas Adjetivas e Adverbiais

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Conjunções Subordinativas: Período Composto por Subordinação e Orações Subordinadas Adjetivas e Adverbiais

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Conjunções Subordinativas: Período Composto por Subordinação e Orações Subordinadas Adjetivas e Adverbiais

Palavras ChaveConjunções Subordinativas, Orações Subordinadas Adjetivas, Orações Subordinadas Adverbiais, Atividades Interativas, Colaboração, Clareza Textual, Discussão Crítica, Aplicação Prática, Análise Sintática, Dinâmicas de Grupo, Redação de Textos, Comunicação Eficaz
Materiais NecessáriosMapas com pistas, Frases escondidas pela sala, Cartões com partes de frases, Materiais para escrita (canetas, lápis, papel), Cenários para dramatização (situações de emergência, entrevista de emprego, encontro romântico)
Códigos BNCCEM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer uma base clara e direcionada para a aula. Ao definir objetivos específicos, os alunos terão uma compreensão clara do que é esperado deles e como o conteúdo estudado em casa será aplicado e aprofundado em sala de aula. Esta abordagem auxilia na maximização do tempo de aula para atividades práticas e discussões, garantindo que o aprendizado seja ativo e significativo.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e identificar orações subordinadas adjetivas e adverbiais em textos, compreendendo o papel que desempenham na construção do significado das frases.

2. Desenvolver a habilidade de classificar as orações subordinadas adjetivas e adverbiais de acordo com suas funções sintáticas e semânticas em contextos diversos.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a discussão e a análise crítica sobre a importância das conjunções subordinativas no estilo e na clareza da escrita.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que estudaram previamente em casa, através de situações problema que estimulam a aplicação do conhecimento de forma prática. Além disso, a contextualização ajuda a perceber a relevância do estudo das conjunções subordinativas no cotidiano e na literatura, preparando o terreno para a aplicação destes conceitos em atividades interativas durante a aula.

Situações Problema

1. Imagine que você está lendo um artigo em que o autor descreve as mudanças climáticas e suas consequências. Que tipo de orações subordinadas você esperaria encontrar para adicionar detalhes e contexto às informações principais?

2. Pense em um diálogo entre dois personagens em um romance. Como as orações subordinadas adverbiais poderiam ser utilizadas para mostrar relações temporais e causais entre as ações dos personagens?

Contextualização

As conjunções subordinativas são essenciais para a construção de textos complexos e ricos em detalhes. Elas não apenas conectam orações, mas também estabelecem relações de dependência e hierarquia, modificando significativamente o sentido das frases. Por exemplo, na frase 'O livro que você me deu é muito interessante', a oração subordinada adjetiva 'que você me deu' especifica qual livro está sendo mencionado, alterando completamente o significado se comparado a 'O livro é muito interessante'. Este tipo de análise mostra como a escolha e o uso das conjunções podem afetar a interpretação do leitor.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem, de maneira prática e colaborativa, o conhecimento adquirido sobre orações subordinadas adjetivas e adverbiais. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, eles explorarão a estrutura e a função dessas orações em diferentes contextos, reforçando a aprendizagem de forma dinâmica e participativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça ao Tesouro das Conjunções

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de reconhecer e classificar orações subordinadas adjetivas e adverbiais em um contexto lúdico e colaborativo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e participarão de uma caça ao tesouro na qual devem encontrar frases escondidas pela sala, cada uma contendo uma oração subordinada adjetiva ou adverbial. Cada grupo receberá um mapa com pistas que os levarão às frases escondidas. Após encontrar cada frase, eles devem analisar e classificar a oração subordinada presente.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os mapas que contêm pistas para encontrar as frases escondidas pela sala.

  • Cada grupo deve encontrar e registrar as frases, identificando e classificando as orações subordinadas presentes.

  • Ao final da atividade, cada grupo apresentará suas descobertas e explicará a classificação das orações.

Atividade 2 - Drama das Conjunções

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a aplicação de orações subordinadas adjetivas e adverbiais em situações de comunicação real, reforçando a compreensão e o uso adequado desses elementos.

- Descrição: Os alunos, em grupos, escolherão um contexto específico (por exemplo, uma situação de emergência, uma entrevista de emprego, um encontro romântico) e criarão um pequeno drama de 5 minutos. Cada grupo deve integrar orações subordinadas adjetivas e adverbiais de forma natural e que contribuam para o enriquecimento do diálogo.

- Instruções:

  • Forme grupos de no máximo 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um contexto e escreve um pequeno roteiro dramático.

  • Na escrita do roteiro, os alunos devem incluir orações subordinadas adjetivas e adverbiais de maneira que aprofunde o enredo.

  • Apresente os dramas para a classe, observando o uso correto das conjunções subordinativas.

Atividade 3 - Construtores de Pontes Textuais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a compreensão e manipulação de orações subordinadas adjetivas e adverbiais em um contexto de montagem textual, reforçando a habilidade de analisar e reconstruir sentenças.

- Descrição: Nesta atividade, cada grupo de alunos receberá cartões contendo partes de frases que se conectam através de orações subordinadas adjetivas e adverbiais. O desafio será ordenar os cartões para formar frases lógicas e coesas, identificando e classificando as orações subordinadas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os cartões que contêm partes de frases para cada grupo.

  • Os alunos devem ordenar os cartões para formar frases completas, identificando as orações subordinadas e sua classificação.

  • Cada grupo apresenta suas frases e explica a função das orações subordinadas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, proporcionando-lhes a oportunidade de verbalizar e refletir sobre o que aprenderam através das atividades práticas. A discussão em grupo permite que os alunos articulem seu entendimento, esclareçam dúvidas e percebam diferentes abordagens e perspectivas, enriquecendo assim o aprendizado coletivo. Além disso, essa etapa ajuda os alunos a avaliar seu próprio progresso e a aplicabilidade dos conceitos aprendidos em contextos variados.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos exploramos as conjunções subordinativas através de atividades lúdicas e práticas, vamos compartilhar o que aprendemos. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas descobertas e reflexões. Vamos pensar juntos sobre como as orações subordinadas contribuem para a clareza e a complexidade das frases.' Encoraje os alunos a discutirem não apenas o que aprenderam, mas também como aplicariam esses conhecimentos em situações reais ou na escrita de textos.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao identificar e classificar as orações subordinadas adjetivas e adverbiais durante as atividades?

2. Como as orações subordinadas modificam o sentido das frases em que estão inseridas, de acordo com os contextos apresentados nas atividades?

3. De que maneira o conhecimento sobre conjunções subordinativas pode ser aplicado na redação de textos ou na interpretação de leituras?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é solidificar o aprendizado, recapitulando os pontos-chave discutidos e garantindo que os alunos possam vincular o conhecimento teórico com as práticas realizadas. Além disso, destacar a importância do tema para a comunicação efetiva no dia a dia reforça a relevância do conteúdo e motiva os alunos a aplicar o que aprenderam em suas atividades de leitura e escrita.

Resumo

Nesta aula, os alunos exploraram as conjunções subordinativas em orações subordinadas adjetivas e adverbiais, identificando-as e classificando-as em diferentes contextos. Foram realizadas atividades práticas, como caça ao tesouro, dramatizações, e montagem de frases, que permitiram aplicar o conhecimento teórico de forma dinâmica e colaborativa.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou a teoria estudada em casa com a prática em sala, demonstrando como as conjunções subordinativas são essenciais para a coesão e coerência textual. As atividades propostas ajudaram a visualizar diretamente como esses elementos funcionam em situações reais, facilitando a compreensão e retenção do conteúdo.

Fechamento

Compreender e dominar o uso das conjunções subordinativas é crucial não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para a efetiva comunicação escrita e oral. A habilidade de identificar e utilizar orações subordinadas adjetivas e adverbiais enriquece a capacidade dos alunos de construir textos mais complexos e expressivos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies