Entrar

Plano de aula de Literatura: 2ª Fase do Modernismo no Brasil

Português

Original Teachy

'EM13LGG302'

Literatura: 2ª Fase do Modernismo no Brasil

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Literatura: 2ª Fase do Modernismo no Brasil

Palavras ChaveSegunda Fase do Modernismo, Geração de 1930, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, atividades práticas, peça teatral, mural visual, batalha de poesias, contexto histórico e cultural, aplicação do conhecimento, análise crítica, expressão artística, literatura brasileira
Materiais NecessáriosTexto impresso ou digital dos poemas e contos escolhidos, Materiais para cenários e figurinos (papel, tecidos, adereços, etc.), Materiais para mural (papel colorido, cartolina, tinta, giz pastel), Espaço adequado para apresentações teatrais, Acesso a fontes de pesquisa para o contexto histórico e cultural
Códigos BNCCEM13LGG302: Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaLiteratura

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para estabelecer um roteiro claro do que será abordado durante a aula. Ela serve para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre as metas de aprendizagem, garantindo que todos estejam alinhados com o que é esperado ao final da sessão. Ao definir claramente o que se busca alcançar, facilita-se a preparação e a execução das atividades práticas, maximizando a eficácia do tempo em sala de aula.

Objetivos principais:

1. Descrever e caracterizar a Segunda Fase do Modernismo no Brasil, identificando os principais autores, obras e manifestações culturais do período.

2. Diferenciar a Segunda Fase do Modernismo das outras fases, apontando características específicas que a definem.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a análise crítica e a discussão entre os alunos sobre o impacto cultural e social da Segunda Fase do Modernismo no Brasil.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles já estudaram, fazendo uma ponte entre o conhecimento teórico adquirido previamente e a prática em sala de aula. As situações problema instigam os alunos a aplicar o que aprenderam de maneira crítica e criativa, preparando o terreno para as discussões mais aprofundadas. A contextualização ajuda a perceber a relevância histórica e social do tema, aumentando o interesse e a compreensão dos alunos sobre a importância da literatura na formação cultural e política do Brasil.

Situações Problema

1. Imagine que você é um crítico literário nos anos 1930 e recebeu o desafio de comparar as obras de Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. Como você descreveria as diferenças e semelhanças entre seus estilos e temas abordados?

2. Se você fosse um editor de uma revista modernista, que tipo de crítica e orientação você daria a um novo escritor que deseja publicar uma obra dentro dos preceitos da Segunda Fase do Modernismo?

Contextualização

A Segunda Fase do Modernismo no Brasil, também conhecida como 'Geração de 1930', foi um período de grande efervescência cultural e transformações sociais. Autores como Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Graciliano Ramos, entre outros, influenciaram não só a literatura, mas a forma como o Brasil se via e se expressava. Muitos desses escritores participaram ativamente da política e dos debates sociais de sua época, o que reflete em suas obras. A poesia de Drummond, marcada pela introspecção e crítica social, reflete não apenas suas preocupações pessoais, mas também as do país em um momento de transição política e econômica.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

Esta seção do plano de aula visa proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar de maneira prática e criativa os conhecimentos adquiridos sobre a Segunda Fase do Modernismo no Brasil. Através das atividades propostas, os alunos poderão explorar as características estilísticas, temáticas e o impacto cultural das obras modernistas, consolidando seu aprendizado de forma dinâmica e interativa. A escolha de apenas uma atividade permite uma imersão mais profunda no conteúdo, garantindo que os alunos possam explorar, discutir e refletir sobre o material estudado.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Modernismo no Palco!

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento sobre a Segunda Fase do Modernismo na criação e apresentação de uma peça teatral, estimulando a interpretação crítica das obras literárias.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas para criar uma pequena peça teatral que exemplifique e interprete um dos poemas ou contos da Segunda Fase do Modernismo. Cada grupo escolherá uma obra, analisará seu contexto e realizará uma adaptação para o palco, considerando cenários, figurinos e diálogos que reflitam as características modernistas da obra original.

- Instruções:

  • Escolha um dos autores estudados (Drummond, Bandeira, Graciliano, etc.) e um de seus poemas ou contos que represente bem as características da Segunda Fase do Modernismo.

  • Analise o contexto histórico e cultural da época em que a obra foi escrita para melhor compreendê-la.

  • Desenvolva um roteiro teatral adaptando o texto original para o palco, mantendo a essência modernista.

  • Crie um cenário simples que ajude a contextualizar a peça na década de 1930.

  • Prepare os figurinos e a encenação, focando em expressões e movimentos que remetam ao espírito modernista.

Atividade 2 - Modernismo em Cores

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e expressar artisticamente as características da Segunda Fase do Modernismo, promovendo o entendimento das obras estudadas de maneira não textual.

- Descrição: Os alunos, em grupos, deverão criar um mural que represente visualmente as principais características da Segunda Fase do Modernismo. Utilizando cores, formas e imagens, o mural deve capturar o espírito da época, destacando autores e obras emblemáticas. Cada elemento do mural deverá ser acompanhado de uma breve explicação escrita.

- Instruções:

  • Pesquise sobre os principais autores e obras da Segunda Fase do Modernismo, focando em suas características estilísticas e temáticas.

  • Escolha uma ou mais obras para representar visualmente no mural.

  • Defina um esquema de cores e formas que reflita o conteúdo e a estética modernista.

  • Prepare um esboço prévio do mural, distribuindo os elementos de forma harmoniosa e que conte uma 'história visual'.

  • Construa o mural em uma parede designada, utilizando materiais como papel colorido, cartolina, tinta e giz pastel.

Atividade 3 - Batalha de Poesias Modernistas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de escrita e recitação poética, além de aprofundar o conhecimento sobre as características do Modernismo brasileiro.

- Descrição: Os alunos participarão de uma atividade competitiva onde cada grupo deve criar e recitar poesias inspiradas na Segunda Fase do Modernismo. As poesias devem refletir as inovações estilísticas e temáticas dos autores estudados, e cada apresentação será seguida de uma breve discussão sobre como a poesia se relaciona com o contexto modernista.

- Instruções:

  • Estude profundamente as características dos autores e suas obras mais representativas da Segunda Fase do Modernismo.

  • Crie um grupo de até 5 pessoas e desenvolva 2 ou 3 poesias originais que sigam as diretrizes modernistas.

  • Pratique a recitação, focando na expressividade e na capacidade de transmitir as emoções e ideias do texto.

  • Prepare uma breve introdução para cada poesia, explicando como ela se relaciona com o modernismo.

  • Participe da 'batalha', recitando suas poesias e ouvindo as dos outros grupos, promovendo um debate crítico sobre as diferentes abordagens.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam de maneira prática com o conteúdo teórico estudado anteriormente. A discussão em grupo ajuda a reforçar o entendimento dos alunos sobre as características e a importância da Segunda Fase do Modernismo, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Este momento também serve para que o professor avalie o grau de compreensão dos alunos e possa esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão com uma breve introdução, destacando a importância de refletir sobre o que foi aprendido e como as atividades práticas ajudaram a consolidar o conhecimento teórico. Encoraje cada grupo a compartilhar as descobertas mais interessantes e desafiadoras que encontraram durante a aplicação das tarefas. Sugira que discutam como as obras e autores da Segunda Fase do Modernismo continuam pertinentes hoje.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais características do Modernismo que vocês conseguiram expressar nas atividades e por quê?

2. Como a Segunda Fase do Modernismo se diferencia das outras fases do movimento, e isso foi refletido nas peças de teatro, no mural ou nas poesias criadas?

3. De que maneira o contexto histórico e social da época influenciou as obras que vocês escolheram para suas atividades?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade da Conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham compreendido os conceitos-chave e as aplicações práticas da aula. Este momento permite que os alunos reflitam sobre a importância do conteúdo aprendido, conectando-o com suas próprias experiências e conhecimentos prévios. Além disso, serve para reforçar a ligação entre teoria e prática, preparando os alunos para futuras aplicações do conhecimento adquirido.

Resumo

Na etapa final da aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados, enfatizando as características distintas da Segunda Fase do Modernismo no Brasil. Deve-se revisitar os autores, obras e manifestações culturais estudadas, destacando como cada atividade prática contribuiu para a compreensão e aplicação do conhecimento teórico.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas, como a criação de peças teatrais, murais e poesias, ajudaram a conectar a teoria com a prática, permitindo uma abordagem mais dinâmica e significativa do conteúdo. Destaque como a análise crítica e a expressão artística dos alunos refletiram o entendimento das características modernistas estudadas.

Fechamento

Finalmente, enfatize a importância da Segunda Fase do Modernismo no contexto cultural e social brasileiro, e como seu legado continua a influenciar a literatura e as artes contemporâneas. Esta reflexão ajuda os alunos a compreenderem a relevância do estudo da literatura no entendimento da história e da cultura do país.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies