Entrar

Plano de aula de Termos Essenciais da Oração: Sujeito

Português

Original Teachy

Termos Essenciais da Oração: Sujeito

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Termos Essenciais da Oração: Sujeito

Palavras ChaveSujeito, Sujeito simples, Sujeito composto, Análise sintática, Atividades práticas, Colaboração, Comunicação, Interpretação de texto, Estrutura da oração, Metodologia de sala de aula invertida, Desafios de sala de aula, Aprendizado ativo
Materiais NecessáriosEnvelopes contendo frases, Quadros brancos e marcadores, Cartões com sujeitos, Cartões com predicados, Materiais para peças teatrais (opcional), Cópias de textos para análise (opcional)
Códigos BNCC-
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer claramente o que os alunos devem alcançar ao final da aula. Neste contexto, o foco está na compreensão e identificação do sujeito como um dos pilares da estrutura oracional, além de capacitar os estudantes a diferenciar e classificar os tipos de sujeito. Essas habilidades são fundamentais para a análise sintática e para a construção de textos coesos e coerentes.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a entender a importância do sujeito como termo essencial da oração, identificando-o e analisando sua relação com o predicado.

2. Desenvolver a habilidade de classificar sujeitos em simples e compostos, aprimorando a análise sintática dos alunos.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos através de exemplos práticos que estimulem o pensamento crítico e a aplicação do conhecimento prévio.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram em casa, utilizando situações problema que estimulam a aplicação prática do conhecimento. Além disso, contextualiza a relevância do estudo do sujeito na vida real, mostrando sua aplicabilidade em diversas situações de comunicação, o que motiva os alunos a perceberem a utilidade e a importância do tema abordado.

Situações Problema

1. Considere a seguinte frase: 'O pássaro canta alegremente no jardim'. Os alunos devem identificar o sujeito e classificá-lo. Qual a importância de reconhecer o sujeito e como isso pode alterar a interpretação da frase?

2. Analisem a frase: 'Os atletas e suas famílias foram convidados para o evento'. Peçam aos alunos que identifiquem o sujeito e discutam como a classificação do sujeito (simples ou composto) pode ajudar na compreensão da estrutura da oração.

Contextualização

Explique aos alunos que entender o sujeito em uma oração vai além da gramática; é uma chave para a interpretação eficaz de textos e para a clareza na comunicação. Use exemplos de situações cotidianas, como notícias, conversas ou até mesmo redes sociais, onde uma mudança no sujeito pode alterar significativamente o sentido da mensagem. Destaque a importância de reconhecer o sujeito para evitar ambiguidades e garantir que a comunicação seja eficaz.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de maneira prática e lúdica o conhecimento prévio sobre sujeitos simples e compostos. Ao trabalhar em grupos, eles não apenas reforçam a compreensão do conteúdo, mas também desenvolvem habilidades de colaboração e comunicação. As atividades propostas visam solidificar a identificação e classificação dos sujeitos, além de promover a análise sintática e a expressão oral dos alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Desafio dos Detetives Sintáticos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise sintática e trabalho em equipe, aplicando o conhecimento prévio sobre sujeitos simples e compostos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão envelopes contendo diferentes frases. Cada frase terá o sujeito oculto ou com informações incompletas. O desafio do grupo será identificar o sujeito, classificá-lo e justificar sua escolha, usando um quadro branco para apresentar suas conclusões.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os envelopes de frases para cada grupo.

  • Os alunos devem abrir o envelope, analisar a frase e identificar o sujeito.

  • Classifiquem o sujeito como simples ou composto.

  • Cada grupo deve justificar a sua escolha, explicando a análise sintática da frase.

  • Apresentem suas conclusões no quadro branco para a classe.

Atividade 2 - Construtores de Frases

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a compreensão da estrutura frasal e a identificação dos sujeitos, promovendo a habilidade de análise sintática e a expressão oral.

- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão cartões com sujeitos e predicados separados. O desafio será combinar os cartões para formar frases coerentes, identificando o sujeito e o tipo (simples ou composto). Posteriormente, cada grupo deverá explicar sua escolha e a estrutura da frase formada.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua cartões com sujeitos e cartões com predicados para cada grupo.

  • Os grupos devem combinar os cartões para formar frases completas.

  • Identifiquem o sujeito e classifiquem-no como simples ou composto.

  • Elaborem uma pequena explicação sobre a estrutura da frase e o porquê da escolha do sujeito.

  • Cada grupo apresenta uma ou mais frases formadas para a classe.

Atividade 3 - Teatro das Orações

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e a compreensão prática do uso dos sujeitos na linguagem cotidiana, além de reforçar o conhecimento sobre sujeitos simples e compostos.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os grupos irão criar pequenas peças teatrais em que as falas devem conter orações com sujeitos simples ou compostos. Cada grupo deverá apresentar a peça, e os demais alunos devem identificar e classificar os sujeitos das orações ditas, promovendo um debate ao final sobre as classificações feitas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo recebe a tarefa de escrever e ensaiar uma pequena peça teatral que contenha orações com sujeitos simples e compostos.

  • Apresentem a peça para a classe.

  • Os demais alunos devem identificar e classificar os sujeitos das orações apresentadas.

  • Promova um debate entre os grupos sobre as classificações feitas e o uso dos sujeitos nas peças.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é essencial para consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante as atividades práticas. A discussão em grupo permite que os estudantes articulem o que aprenderam, compartilhem diferentes perspectivas e recebam feedback dos colegas e do professor. Além disso, esta etapa ajuda a avaliar a compreensão geral do tema pela turma e reforça a importância do estudo dos sujeitos na construção de textos eficazes e na comunicação do dia a dia.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo relembrando os objetivos da aula e perguntando aos alunos como eles se sentem em relação à identificação e classificação dos sujeitos. Em seguida, peça que cada grupo compartilhe suas descobertas e desafios encontrados durante as atividades. Encoraje os alunos a explicarem as estratégias que utilizaram e o que aprenderam com as apresentações dos outros grupos. Finalize com uma reflexão conjunta sobre a aplicabilidade do estudo dos sujeitos na compreensão de textos e na escrita.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao identificar e classificar os sujeitos nas atividades realizadas?

2. Como a classificação dos sujeitos (simples ou compostos) ajudou na compreensão das frases e na construção de textos mais claros?

3. Há alguma situação do dia a dia em que vocês poderiam aplicar o conhecimento sobre sujeitos simples e compostos para melhorar a comunicação?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, assegurando que os alunos tenham captado os conceitos principais e suas aplicações práticas. Além disso, visa reforçar a conexão entre teoria e prática, garantindo que os alunos possam relacionar o que aprenderam com situações reais e futuros estudos. Este momento também serve para motivar os alunos, mostrando a importância do conteúdo aprendido em contextos além do acadêmico, incentivando a continuidade do interesse e da prática reflexiva sobre a língua portuguesa.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os conteúdos abordados sobre o sujeito, relembrando a definição de sujeito como o termo que realiza ou sofre a ação expressa pelo verbo, e a importância de sua classificação em simples e compostos para a estruturação e compreensão das orações. Deve-se recapitular os exemplos utilizados durante a aula e como eles ilustram as diferentes aplicações do sujeito.

Conexão com a Teoria

É crucial destacar como a aula de hoje conectou a teoria com a prática através das atividades interativas, onde os alunos puderam aplicar diretamente o conteúdo estudado. A metodologia de sala de aula invertida permitiu que a teoria fosse absorvida em casa, facilitando uma exploração mais profunda e prática durante as atividades em sala, solidificando o aprendizado.

Fechamento

Por fim, é importante enfatizar a relevância do estudo dos sujeitos no cotidiano. Compreender e identificar corretamente os sujeitos em diferentes contextos não só facilita a leitura e a interpretação de textos, mas também melhora a capacidade de comunicação dos alunos, auxiliando na construção de textos mais claros e eficazes em situações reais de uso da língua.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies