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Plano de aula de Encontros Vocálicos, Encontros Consonantais, Dígrafos, Divisão Silábica e Acentuação

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Encontros Vocálicos, Encontros Consonantais, Dígrafos, Divisão Silábica e Acentuação

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Encontros Vocálicos, Encontros Consonantais, Dígrafos, Divisão Silábica e Acentuação

Palavras ChaveEncontros Vocálicos, Ditongo, Tritongo, Hiato, Encontros Consonantais, Dígrafos, Divisão Silábica, Acentuação, Ortografia, Pronúncia, Comunicação
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Projetor ou slides digitais, Cópias impressas de exercícios, Caderno e caneta para anotações, Dicionário de Língua Portuguesa, Computador com acesso à internet (opcional)
Códigos BNCCEM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é apresentar aos alunos os objetivos específicos da aula, proporcionando uma visão clara do que será abordado e das habilidades que eles devem desenvolver. Isso ajudará a orientar o foco dos estudantes e a preparar o terreno para a explicação detalhada dos conteúdos, garantindo que todos compreendam a importância e a relevância dos tópicos que serão discutidos.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e diferenciar os principais encontros vocálicos, como ditongo e tritongo.

2. Identificar e classificar encontros consonantais e dígrafos em palavras.

3. Aplicar corretamente as regras de divisão silábica e acentuação.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é apresentar aos alunos os objetivos específicos da aula, proporcionando uma visão clara do que será abordado e das habilidades que eles devem desenvolver. Isso ajudará a orientar o foco dos estudantes e a preparar o terreno para a explicação detalhada dos conteúdos, garantindo que todos compreendam a importância e a relevância dos tópicos que serão discutidos.

Contexto

Inicie a aula explicando que a língua portuguesa é cheia de nuances e detalhes que tornam a comunicação mais rica e eficiente. Os encontros vocálicos e consonantais, os dígrafos, a divisão silábica e a acentuação são fundamentais para o domínio da ortografia e da pronúncia correta das palavras. Esses elementos são essenciais não apenas para a escrita, mas também para a fala e a leitura. Ao compreender essas regras, os alunos serão capazes de escrever e se comunicar de maneira mais clara e precisa, o que é crucial para o sucesso acadêmico e profissional.

Curiosidades

Você sabia que a língua portuguesa é uma das mais ricas em termos de fonemas? Isso significa que temos uma variedade enorme de sons representados pelas letras. Por exemplo, o dígrafo 'ch' pode ser encontrado em palavras como 'chave' e 'chuva'. Além disso, a acentuação correta pode mudar completamente o significado de uma palavra, como em 'avó' e 'avô'.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos um entendimento detalhado e prático dos conceitos de encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica e acentuação. Por meio de explicações claras e exemplos práticos, os alunos poderão reconhecer e aplicar essas regras na leitura, escrita e fala, promovendo uma comunicação mais eficaz e precisa.

Tópicos Abordados

1. Encontros Vocálicos: Explique que encontros vocálicos são combinações de vogais na mesma sílaba ou em sílabas diferentes. Existem três tipos principais: ditongo, tritongo e hiato. O ditongo é a combinação de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba, como em 'pai'. O tritongo é a combinação de uma semivogal, uma vogal e outra semivogal na mesma sílaba, como em 'Uruguai'. O hiato ocorre quando duas vogais estão em sílabas diferentes, como em 'saída'. 2. Encontros Consonantais: Aborde que encontros consonantais são combinações de consoantes na mesma sílaba ou em sílabas diferentes. Exemplos incluem 'bl' em 'blusa' (mesma sílaba) e 'pt' em 'apto' (sílabas diferentes). 3. Dígrafos: Defina dígrafos como a combinação de duas letras que representam um único som, como 'ch' em 'chave' e 'lh' em 'olho'. Explique que dígrafos podem ser vocálicos, como 'qu' em 'queijo', ou consonantais, como 'nh' em 'nhoque'. 4. Divisão Silábica: Destaque que a divisão silábica é a separação das sílabas dentro de uma palavra. Explique como identificar sílabas tônicas e átonas, e como a divisão silábica pode variar de acordo com a presença de encontros vocálicos, encontros consonantais e dígrafos. 5. Acentuação: Explique as regras de acentuação das palavras em português, incluindo a diferença entre acentos agudos, circunflexos e graves. Aborde as regras para a acentuação de monossílabos, oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, além das exceções e casos especiais.

Questões para Sala de Aula

1. Identifique e classifique os encontros vocálicos presentes nas palavras a seguir: 'série', 'quebra', 'aéreo'. 2. Separe as sílabas e identifique os encontros consonantais nas palavras: 'plano', 'transporte', 'atleta'. 3. Determine os dígrafos presentes e aponte a regra de acentuação nas palavras: 'chave', 'questão', 'avó'.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar um espaço para que os alunos possam refletir e discutir as respostas obtidas durante a fase de desenvolvimento, promovendo um entendimento mais profundo e consolidado dos conceitos abordados. Este momento de feedback é crucial para esclarecer dúvidas, corrigir possíveis equívocos e garantir que todos os alunos estejam seguros quanto à aplicação prática das regras de encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica e acentuação.

Discussão

  • Identifique e classifique os encontros vocálicos presentes nas palavras a seguir: 'série', 'quebra', 'aéreo'.

  • Série: apresenta um hiato (s-é-rie).

  • Quebra: contém um ditongo (que-bra).

  • Aéreo: possui um hiato (a-é-re-o).

  • Separe as sílabas e identifique os encontros consonantais nas palavras: 'plano', 'transporte', 'atleta'.

  • Plano: pl-a-no (encontro consonantal 'pl' na mesma sílaba).

  • Transporte: tran-s-por-te (encontro consonantal 'ns' em sílabas diferentes).

  • Atleta: a-tle-ta (encontro consonantal 'tl' na mesma sílaba).

  • Determine os dígrafos presentes e aponte a regra de acentuação nas palavras: 'chave', 'questão', 'avó'.

  • Chave: dígrafo 'ch'; palavra oxítona não acentuada.

  • Questão: dígrafo 'qu'; palavra oxítona acentuada por terminar em 'ão'.

  • Avó: dígrafo 'av'; palavra oxítona acentuada por terminar em 'ó'.

Engajamento dos Alunos

1. ‍ Perguntas e Reflexões para Engajar os Alunos: 2. Quais são as diferenças principais entre um ditongo e um tritongo? 3. Por que é importante identificar corretamente os encontros consonantais em uma palavra? 4. Como a identificação de dígrafos pode influenciar na correta divisão silábica de uma palavra? 5. Quais são os desafios mais comuns na aplicação das regras de acentuação? 6. Você consegue pensar em mais exemplos de palavras com hiatos? E com encontros consonantais?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é recapitular os principais conteúdos abordados na aula, reforçando o aprendizado e esclarecendo dúvidas remanescentes. Este momento de reflexão e revisão é essencial para consolidar os conhecimentos adquiridos, garantindo que os alunos saiam da aula com uma compreensão sólida e prática dos tópicos discutidos.

Resumo

  • Encontros vocálicos: ditongo, tritongo e hiato.
  • Encontros consonantais: combinações de consoantes na mesma sílaba ou em sílabas diferentes.
  • Dígrafos: combinação de duas letras que representam um único som.
  • Divisão silábica: separação das sílabas dentro de uma palavra.
  • Acentuação: regras de acentuação para monossílabos, oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer exemplos concretos e exercícios guiados, permitindo que os alunos aplicassem as regras de encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, divisão silábica e acentuação em palavras reais. Isso facilitou a compreensão dos conceitos e a sua aplicação em situações cotidianas de leitura e escrita.

Compreender os encontros vocálicos, consonantais, dígrafos, divisão silábica e acentuação é crucial para a comunicação eficaz. Esses conhecimentos são aplicáveis no cotidiano, desde a escrita correta de palavras até a interpretação de textos. Curiosidades como a variação de significado com a acentuação correta, por exemplo, 'avó' e 'avô', demonstram a importância prática dessas regras.

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