Entrar

Plano de aula de Processos de formação das palavras: Derivação, Composição e outros Processos

Português

Original Teachy

Processos de formação das palavras: Derivação, Composição e outros Processos

Objetivos (10 minutos)

  1. Compreender o conceito de processos de formação de palavras, com foco em derivação e composição.
  2. Identificar e diferenciar os tipos de derivação e composição presentes na língua portuguesa.
  3. Aplicar o conhecimento adquirido para analisar palavras, identificando os processos de formação utilizados.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise linguística.
  2. Fomentar a curiosidade sobre a estrutura e formação de palavras na língua portuguesa.
  3. Apreciar a riqueza e diversidade da língua portuguesa através do estudo de sua formação lexical.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Antes de começar a aula, o professor deve recapitular brevemente os conceitos básicos de morfologia e estrutura de palavras, garantindo que os alunos tenham entendimento suficiente para prosseguir com o tópico da aula. Esta recapitulação pode incluir definições de morfemas, radicais, afixos, etc. (3 - 5 minutos)

  2. Em seguida, o professor deve apresentar duas situações problemas para instigar o pensamento dos alunos:

    • A primeira pode ser a análise de uma palavra complexa, como 'desconstrução', perguntando aos alunos como eles acham que essa palavra foi formada.
    • A segunda pode ser a apresentação de uma série de palavras aparentemente sem relação, como 'fogo', 'fogão' e 'fogueira', desafiando os alunos a identificar a conexão entre elas. (5 - 7 minutos)
  3. O professor então deve destacar a importância do estudo dos processos de formação de palavras, explicando como isso pode ajudar a entender melhor o significado das palavras, melhorar as habilidades de leitura e escrita e até mesmo ajudar na aprendizagem de línguas estrangeiras. (2 - 3 minutos)

  4. Finalmente, para capturar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a formação de palavras na língua portuguesa:

    • Uma delas pode ser a origem da palavra 'abacaxi', que vem da língua tupi e foi formada por composição.
    • Outra pode ser a palavra 'desconstrução', que é um exemplo de derivação e tem sua origem na filosofia, sendo usada para descrever um método de análise que questiona a ideia de 'essência' ou 'verdade'. (2 - 3 minutos)

Este é o fim da etapa de introdução. A partir daqui, a aula entrará na fase de desenvolvimento, onde os conceitos de derivação e composição serão explorados em detalhes.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: "Caça ao Tesouro Linguístico" (10 - 12 minutos)

    • O professor deve dividir a classe em grupos de 3 a 4 alunos.
    • Cada grupo receberá uma lista de palavras cuja formação deve ser identificada. As palavras devem variar entre derivação (por prefixação, sufixação, etc.) e composição (por aglutinação, justaposição, etc.). Exemplos podem incluir: "desconstrução", "infraestrutura", "interdisciplinar", "subaquático", "fotossíntese", "passatempo".
    • O objetivo do jogo é que cada grupo identifique o processo de formação de cada palavra e o classifique corretamente.
    • O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos conforme necessário e esclarecendo dúvidas.
    • Após o término do tempo estipulado, o professor deve reunir a classe e discutir as respostas, destacando os pontos de dificuldade e esclarecendo quaisquer mal-entendidos.
  2. Atividade 2: "Construtores de Palavras" (10 - 12 minutos)

    • Ainda em grupos, os alunos receberão uma lista de morfemas (raízes, prefixos, sufixos) e serão desafiados a construir suas próprias palavras.
    • Os alunos devem registrar suas palavras e os processos de formação utilizados.
    • Esta atividade permite que os alunos apliquem de forma criativa os conceitos aprendidos, além de reforçar a compreensão dos processos de derivação e composição.
    • O professor deve incentivar os grupos a compartilhar suas palavras mais interessantes ou criativas, e discutir os processos de formação utilizados.
  3. Atividade 3: "Desafio dos Sufixos e Prefixos" (5 - 7 minutos)

    • Nesta atividade, o professor deve apresentar aos alunos uma lista de palavras que contêm sufixos ou prefixos comuns.
    • Os alunos devem identificar os sufixos ou prefixos em cada palavra e, em seguida, usar esse conhecimento para inferir o significado de outras palavras na lista.
    • Esta atividade serve para reforçar a compreensão dos alunos sobre como os sufixos e prefixos podem alterar o significado de uma palavra, e ajudará a melhorar suas habilidades de leitura e vocabulário.

Ao final dessa fase de desenvolvimento, os alunos deverão ter uma compreensão sólida dos processos de formação de palavras, incluindo derivação e composição, e deverão ser capazes de aplicar esse conhecimento de maneira prática e criativa. O professor deve garantir que todos os alunos entendam os conceitos apresentados antes de prosseguir para a fase de revisão e avaliação.

Retorno (5 - 7 minutos)

  1. Revisão em grupo (2 - 3 minutos)

    • O professor deve incentivar uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas por cada equipe nas atividades anteriores. Cada grupo deve compartilhar seus achados e o raciocínio por trás de suas respostas.
    • O professor deve fazer perguntas para guiar a discussão e garantir que todos os conceitos importantes sejam abordados. Por exemplo, "Qual foi o processo de formação mais comum que vocês encontraram?" ou "Quais foram as palavras mais desafiadoras e por quê?".
  2. Conexão com a teoria (1 - 2 minutos)

    • Após a discussão, o professor deve conectar novamente as soluções encontradas com a teoria apresentada no início da aula. Isso pode envolver relembrar os conceitos de derivação e composição e mostrar como eles foram aplicados nas atividades.
    • O professor pode destacar como a compreensão desses processos de formação de palavras pode enriquecer o vocabulário dos alunos e melhorar suas habilidades de leitura e escrita.
  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. Eles podem ser guiados por perguntas como:
      1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
      2. "Quais questões você ainda tem sobre os processos de formação de palavras?"
    • Os alunos devem ser encorajados a anotar suas reflexões para referência futura e estudo pessoal.
    • O professor pode coletar essas reflexões (se eles estiverem dispostos a compartilhar) para ter uma ideia das áreas que podem precisar de mais revisão ou esclarecimento em aulas futuras.

Ao final desta fase de retorno, os alunos devem ter uma compreensão mais profunda dos processos de formação de palavras, incluindo derivação e composição, e como eles são aplicados na língua portuguesa. Eles também devem ter tido a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam e identificar quaisquer áreas que possam precisar de estudo adicional.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a etapa de conclusão resumindo os principais pontos da aula. Isso pode incluir a definição de derivação e composição, a descrição dos diferentes tipos desses processos e exemplos de palavras formadas por cada um.
    • O professor pode fazer uma breve recapitulação das atividades realizadas, destacando os principais aprendizados e descobertas dos alunos.
    • Deve-se enfatizar que esses conceitos não são apenas teóricos, mas estão presentes em todas as palavras que usamos no nosso dia a dia.
  2. Conexão com a Prática (1 - 2 minutos)

    • Em seguida, o professor deve explicar como a teoria apresentada na aula foi aplicada na prática durante as atividades. Isso pode incluir uma discussão sobre como a análise dos processos de formação de palavras pode ajudar a entender o significado de palavras desconhecidas, melhorar as habilidades de leitura e escrita e até mesmo auxiliar no aprendizado de outras línguas.
    • O professor pode também destacar como o conhecimento desses processos pode ser útil em outras áreas do conhecimento, como literatura, história e ciências, onde a compreensão do significado das palavras é fundamental.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor deve então sugerir alguns materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre os processos de formação de palavras. Isso pode incluir:
      • Livros de referência, como dicionários etimológicos ou gramáticas.
      • Sites especializados em linguística ou etimologia.
      • Aplicativos de aprendizado de linguagem, que podem oferecer exercícios práticos sobre formação de palavras.
    • O professor pode lembrar os alunos de que o estudo autônomo é uma parte importante do aprendizado e encorajá-los a usar esses recursos para complementar o que foi ensinado em sala de aula.
  4. Importância da Formação de Palavras (1 minuto)

    • Para encerrar a aula, o professor deve reiterar a importância do estudo dos processos de formação de palavras.
    • O professor pode destacar como esse conhecimento pode enriquecer o vocabulário dos alunos, melhorar suas habilidades de leitura e escrita, e até mesmo ajudar a desenvolver o pensamento crítico, já que a análise dos processos de formação de palavras envolve a identificação de padrões e a resolução de problemas.
    • O professor pode também ressaltar que a compreensão da formação de palavras é uma habilidade fundamental para qualquer pessoa que queira se comunicar de maneira eficaz e precisa, seja na vida acadêmica, profissional ou pessoal.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies