Entrar

Plano de aula de Regência e Crase

Português

Original Teachy

'EM13LGG402'

Regência e Crase

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de regência verbal e nominal, entendendo a relação entre um verbo ou substantivo e seus complementos ou adjuntos.

  2. Identificar a ocorrência da crase em diferentes contextos, percebendo os casos em que ela é obrigatória e os casos em que é facultativa.

  3. Aplicar corretamente as regras de regência e crase em exercícios práticos, desenvolvendo habilidades de escrita e leitura mais precisas.

Objetivos secundários:

  • Promover a discussão e o entendimento sobre o uso correto da crase, um dos aspectos mais complexos e confundidos da língua portuguesa.

  • Estimular a prática constante de leitura e escrita para aprimorar o domínio desses conceitos.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando conceitos básicos de sintaxe, como a função dos verbos, substantivos e adjuntos. Também é feita uma breve revisão sobre o uso do acento grave e suas diferentes funções na língua portuguesa. (3 - 4 minutos)

  2. Situações problema:

    • O professor apresenta duas frases: "Ele obedece sua mãe" e "Ele obedece à sua mãe". Ele questiona aos alunos qual a diferença entre as duas frases e por que em uma delas a palavra "mãe" recebeu o acento grave. (2 minutos)
    • Em seguida, o professor apresenta outra frase: "Ela foi à praia". Ele pergunta aos alunos por que nesse caso a palavra "praia" também recebe o acento grave, mesmo não havendo um verbo que exija a preposição "a" antes. (2 minutos)
  3. Contextualização: O professor explica que o uso correto da regência e crase é fundamental para a compreensão e produção de textos escritos de qualidade, seja em redações escolares, textos acadêmicos ou profissionais. Além disso, o conhecimento desses conceitos é essencial para o bom desempenho em provas de língua portuguesa, como o Enem. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao tópico:

    • O professor conta aos alunos que a aula de hoje irá explorar o uso da crase em diferentes contextos, um assunto que muitos consideram bastante desafiador. (1 minuto)
    • Para despertar o interesse dos alunos, o professor compartilha duas curiosidades:
      1. A origem da palavra "crase" vem do grego "krasis", que significa "fusão". Isso faz referência ao fato de que, na crase, duas vogais se fundem em uma só.
      2. No Brasil, a crase foi instituída como regra gramatical apenas no século XIX. Antes disso, seu uso era facultativo. (1 - 2 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Aplicação de teoria através de exemplos práticos

    • O professor apresenta uma lista de frases que contêm exemplos de regência e crase. Cada frase é analisada em detalhes, e os alunos são convidados a identificar a regência verbal ou nominal e a ocorrência (ou não) da crase. (10 - 12 minutos)
    • Exemplo 1: "Maria foi à festa" - Nesta frase, o professor destaca que "foi" é um verbo que exige a preposição "a" antes. Como "festa" é um substantivo feminino, a combinação "a + a" resulta em crase.
    • Exemplo 2: "Pedro obedece a sua irmã" - Nesta frase, o professor ressalta que "obedece" é um verbo que não exige a preposição "a" antes. Portanto, não há crase antes de "sua".
    • Exemplo 3: "Leia o livro que está à sua direita" - Nesta frase, o professor destaca que "está" é um verbo que não exige a preposição "a" antes. No entanto, a palavra "direita" é um substantivo feminino e está sendo determinado pelo artigo "a". Portanto, a crase é facultativa.
  2. Atividade de caça-palavras

    • O professor propõe uma atividade lúdica para reforçar o entendimento do uso da crase. Ele fornece aos alunos um texto curto e pede que eles circulem todas as ocorrências de crase. (5 - 7 minutos)
    • O texto pode ser um trecho de um livro, uma notícia de jornal, uma música, ou qualquer outro material de leitura que os alunos possam relacionar com facilidade.
    • Após a Conclusão da atividade, o professor revisa o texto com a turma, explicando as ocorrências de crase e esclarecendo quaisquer dúvidas que possam surgir.
  3. Exercícios de fixação

    • O professor distribui uma folha de exercícios que contém uma variedade de questões sobre regência e crase. Os alunos são incentivados a resolver as questões de forma independente, mas o professor está disponível para auxiliá-los, se necessário. (5 - 7 minutos)
    • Os exercícios podem incluir completar frases com a forma correta de crase, identificar a regência de verbos e substantivos, e transformar frases para incluir ou excluir a crase, entre outros.
    • Após a Conclusão dos exercícios, o professor corrige-os com a turma, reforçando os conceitos aprendidos e esclarecendo quaisquer dúvidas que possam ter surgido.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre as soluções dos exercícios. Cada aluno é convidado a apresentar suas respostas e explicar o raciocínio que utilizou para chegar a elas.
    • Durante a discussão, o professor faz perguntas para estimular o pensamento crítico e aprofundar o entendimento dos alunos sobre o uso da regência e crase. Por exemplo: "Por que você escolheu essa opção e não a outra?" ou "Quais regras de regência e crase você aplicou para resolver esse exercício?".
    • O professor também corrige eventuais erros ou equívocos que possam ter surgido, sempre de forma construtiva e orientada para o aprendizado.
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos)

    • Após a discussão, o professor retoma os conceitos teóricos apresentados no início da aula e faz a conexão com as soluções dos exercícios. Ele reforça a importância da regência e crase na construção do sentido e da estrutura das frases, e como o uso correto desses recursos contribui para uma comunicação mais clara e eficaz.
    • O professor também destaca os principais erros ou dificuldades observados durante a discussão e propõe estratégias para superá-los. Por exemplo, se muitos alunos tiverem dificuldade em identificar a regência de um verbo, o professor pode sugerir a prática de substituir o verbo por outro de sentido semelhante para facilitar a análise.
  3. Reflexão final (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:
      1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Após o minuto de reflexão, alguns alunos são convidados a compartilhar suas respostas com a turma. O professor ouve atentamente as contribuições dos alunos e anota as principais dúvidas ou dificuldades para abordá-las nas próximas aulas.
    • O professor encerra a aula reiterando a importância da prática constante e do estudo autônomo para o aprofundamento do entendimento sobre a regência e crase.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Recapitulação dos conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor faz uma breve revisão dos principais pontos abordados durante a aula, reforçando o conceito de regência verbal e nominal, e a aplicação correta da crase.
    • Ele ressalta os pontos que considera mais importantes, como a diferença entre regência verbal e nominal, os verbos que exigem a preposição "a" antes, e as regras para o uso da crase.
    • O professor também faz um resumo das atividades práticas realizadas, relembrando os exercícios de identificação de regência e crase, a atividade de caça-palavras, e os exercícios de fixação.
  2. Conexão entre teoria, prática e aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor destaca como a aula conseguiu unir a teoria, a prática e as aplicações do conteúdo, ajudando os alunos a entenderem não apenas os conceitos, mas também como aplicá-los em diferentes contextos.
    • Ele menciona que a discussão em grupo e a reflexão individual permitiram que os alunos analisassem e compreendessem as regras de regência e crase de uma forma mais profunda, tornando o aprendizado mais significativo.
    • Além disso, o professor reforça a importância do domínio da regência e crase para a produção e compreensão de textos escritos de qualidade, e para o bom desempenho em provas e avaliações.
  3. Sugestão de materiais complementares (1 - 2 minutos)

    • O professor sugere alguns materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre regência e crase. Esses materiais podem incluir livros de gramática, sites educacionais, vídeos explicativos, e exercícios online.
    • Ele também indica a prática regular de leitura e escrita como uma forma eficaz de consolidar o aprendizado e desenvolver habilidades de regência e crase.
  4. Importância do tema no dia a dia (1 minuto)

    • Por fim, o professor ressalta a importância do tema abordado para o dia a dia dos alunos. Ele explica que, embora a regência e crase possam parecer complicadas, elas são ferramentas essenciais para a comunicação eficaz, tanto na escrita como na fala.
    • O professor conclui a aula incentivando os alunos a observarem e analisarem o uso da regência e crase em diferentes textos, e a praticarem a aplicação desses conceitos em suas produções escritas.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies