Entrar

Plano de aula de Tendências Literárias: Literatura Africana

Português

Original Teachy

Tendências Literárias: Literatura Africana

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender as características da Literatura Africana: Os alunos devem ser capazes de identificar e descrever as características principais da literatura africana, tais como a oralidade, a tradição, a diversidade de línguas e culturas, e a representação da realidade social e política.

  2. Explorar a importância da Literatura Africana para a formação cultural: Os alunos devem ser capazes de reconhecer a relevância da literatura africana para a formação cultural do Brasil e do mundo, identificando obras e autores africanos que tiveram influência na literatura global.

  3. Discutir a representatividade da Literatura Africana: Os alunos devem ser capazes de discutir a importância da representatividade na literatura africana, considerando a diversidade de vozes e perspectivas presentes nas obras.

    Objetivos Secundários:

    • Estimular a leitura de obras literárias africanas: Os alunos devem ser incentivados a ler obras literárias africanas, a fim de aprofundar seu conhecimento sobre o tema e desenvolver habilidades de leitura crítica.

    • Promover a reflexão sobre a diversidade cultural: Através do estudo da literatura africana, os alunos devem ser incentivados a refletir sobre a diversidade cultural, a tolerância e o respeito às diferenças.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios: O professor deve iniciar a aula relembrando conceitos importantes sobre a literatura em geral, como o que é literatura, os diferentes gêneros literários, e a importância da literatura para a cultura e sociedade. Além disso, pode ser útil relembrar sobre a história da colonização africana e a formação dos países africanos, para contextualizar a literatura africana e suas influências.

  2. Situações-Problema: O professor deve apresentar duas situações que instiguem os alunos a pensar sobre a importância da literatura africana:

    • "Como a literatura africana pode nos ajudar a entender melhor a história e a cultura dos países africanos, e a influência desses na formação cultural do Brasil?"
    • "Por que é importante ler e conhecer a literatura de diferentes regiões do mundo, como a literatura africana, e não apenas a literatura dos países que falamos a mesma língua?"
  3. Contextualização: O professor deve então explicar a importância da literatura africana para o contexto atual, destacando como ela pode contribuir para a formação de indivíduos mais críticos e conscientes, capazes de valorizar a diversidade cultural e combater o preconceito e a discriminação.

  4. Introdução ao Tópico: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades e histórias relacionadas à literatura africana:

    • "Vocês sabiam que a primeira obra de literatura escrita por um africano e publicada em língua inglesa foi 'The Book of Negroes' (O Livro de Negroes), escrito por Olaudah Equiano em 1789?"
    • "E que a autora angolana, Pepetela, foi o primeiro escritor de língua portuguesa a receber o Prêmio Camões, um dos mais importantes prêmios literários do mundo lusófono?"

    O professor deve então anunciar que, na aula de hoje, os alunos irão explorar mais a fundo a literatura africana, suas características, importância e representatividade.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Criação de um Livro de Literatura Africana (10 - 15 minutos): Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo terá a tarefa de criar um "Livro de Literatura Africana", que será composto por uma capa, um índice e pequenos resumos de cinco obras literárias africanas. Os resumos devem incluir uma breve sinopse, o nome do autor, o país de origem do autor e a língua em que a obra foi originalmente escrita. Os alunos podem escolher as obras a serem incluídas em seu livro a partir de uma lista pré-selecionada pelo professor, ou podem pesquisar e escolher as obras por conta própria. O professor deve fornecer aos alunos materiais como papel, lápis de cor e canetas para a criação do livro. Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar seu "Livro de Literatura Africana" para a turma, explicando as razões de suas escolhas e o que aprenderam sobre a literatura africana durante a atividade.

  2. Atividade de Debate sobre a Representatividade na Literatura Africana (10 - 15 minutos): Após a atividade de criação do livro, os alunos continuarão em seus grupos. O professor irá fornecer a cada grupo uma lista de afirmações relacionadas à representatividade na literatura africana. As afirmações podem incluir, por exemplo: "A literatura africana é diversa e representa uma ampla gama de vozes e perspectivas", "A literatura africana é sub-representada nos currículos escolares ao redor do mundo", "A leitura de literatura africana pode ajudar a combater estereótipos e preconceitos sobre a África e os africanos", entre outras. Cada grupo deve discutir as afirmações e preparar argumentos para defendê-las ou refutá-las. Após um tempo determinado para a discussão, cada grupo deve apresentar seus argumentos para a turma. O professor deve moderar o debate, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e que a discussão permaneça respeitosa e construtiva.

  3. Atividade de Caça ao Tesouro Literário Africano (5 - 10 minutos): Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, o professor organizará uma atividade de "Caça ao Tesouro Literário Africano". O professor irá espalhar pela sala de aula cartões com trechos de obras literárias africanas. Os alunos, ainda em seus grupos, deverão encontrar os cartões e identificar a obra e o autor de cada trecho. O grupo que encontrar e identificar o maior número de cartões corretamente será o vencedor. Esta atividade visa aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a literatura africana e seus autores, de maneira lúdica e divertida.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos): Após a Conclusão das atividades em grupo, o professor deve conduzir uma discussão em grande grupo. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar suas principais descobertas, desafios e soluções durante a atividade. O professor deve encorajar os alunos a se expressarem livremente e a ouvirem atentamente as apresentações dos outros grupos, promovendo um ambiente de respeito e aprendizado mútuo. O professor deve também fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos, como: "Qual foi a obra literária africana que vocês acharam mais interessante e por quê?", "Como a atividade de debate ajudou a esclarecer a importância da representatividade na literatura africana?" e "Quais foram as maiores dificuldades que vocês enfrentaram durante a atividade de criação do livro e como vocês conseguiram superá-las?".

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão em grupo, o professor deve retomar os conceitos teóricos apresentados no início da aula e fazer a conexão com as atividades práticas realizadas pelos alunos. O professor deve destacar como a criação do livro, o debate sobre a representatividade e a caça ao tesouro literário contribuíram para o entendimento das características, importância e representatividade da literatura africana. O professor deve também reforçar a relevância da literatura africana para a formação cultural dos alunos e para a valorização da diversidade cultural.

  3. Reflexão Individual (3 - 5 minutos): Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam. O professor deve fazer as seguintes perguntas:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    3. "O que você gostaria de aprender mais sobre a literatura africana?" Os alunos devem anotar suas respostas em um caderno ou folha de papel. O professor deve encorajar os alunos a compartilhar suas reflexões, se sentirem confortáveis. O professor pode também recolher as reflexões dos alunos para avaliar o aprendizado e planejar futuras aulas.
  4. Feedback e Encerramento (1 minuto): O professor deve agradecer a participação e o empenho de todos, destacar os pontos principais da aula e reforçar a importância da leitura e do estudo da literatura africana. O professor deve também informar os alunos sobre o tema da próxima aula e quaisquer tarefas que devem ser preparadas.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor deve começar a etapa de Conclusão resumindo os principais pontos discutidos durante a aula. Isso inclui a definição e características da literatura africana, a importância de sua leitura e estudo, e a representatividade presente em suas obras. O professor pode fazer isso de forma interativa, solicitando aos alunos que reafirmem ou completem as informações.

  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria e a prática. O professor pode, por exemplo, mencionar como a atividade de criação do livro permitiu aos alunos aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos sobre a literatura africana. Além disso, o professor pode ressaltar como o debate e a caça ao tesouro literário africano estimularam o pensamento crítico e a reflexão dos alunos sobre a representatividade na literatura africana.

  3. Sugestões de Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve então sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a literatura africana. Esses materiais podem incluir livros, artigos, documentários, podcasts, entre outros. O professor deve, se possível, fornecer uma lista desses materiais, juntamente com uma breve descrição de cada um e a razão pela qual eles são recomendados.

  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia (1 minuto): Por fim, o professor deve explicar a relevância do assunto abordado na aula para o dia a dia dos alunos. O professor pode, por exemplo, mencionar como a leitura de literatura africana pode ajudar os alunos a desenvolver uma visão mais ampla do mundo, a valorizar a diversidade cultural, a combater o preconceito e a discriminação, e a se tornarem cidadãos mais conscientes e críticos. Além disso, o professor pode destacar como as habilidades de leitura crítica e de debate desenvolvidas durante a aula podem ser úteis em outras disciplinas e situações da vida.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies