Entrar

Plano de aula de Termos Acessórios da Oração: Adjunto Adnominal, Adjunto Adverbial, Aposto e Vocativo

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Termos Acessórios da Oração: Adjunto Adnominal, Adjunto Adverbial, Aposto e Vocativo

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Termos Acessórios da Oração: Adjunto Adnominal, Adjunto Adverbial, Aposto e Vocativo

Palavras ChaveTermos Acessórios da Oração, Adjunto Adnominal, Adjunto Adverbial, Aposto, Vocativo, Metodologia Digital, Metodologia Ativa, Redes Sociais, Prática, Tecnologia, Comunicação Moderna, Gamificação, Vídeo Didático, Trabalho em Grupo
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Computadores ou laptops, Aplicativos de edição de imagem e vídeo (Canva, iMovie, Adobe Spark), Plataformas de gamificação (Kahoot!, Quizizz), Projetor ou TV para exibir vídeos e postagens, Papéis e canetas para anotações
Códigos BNCCEM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e objetiva sobre o que será abordado durante a aula, facilitando o entendimento e preparação dos alunos. Ao estabelecer os objetivos, espera-se garantir que os alunos compreendam a importância dos termos acessórios e sua função nas orações, além de promover a aplicação prática desses conhecimentos em contextos modernos e digitais.

Objetivos principais:

1. Verificar os termos não essenciais: adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo.

2. Reconhecer e identificar os termos acessórios em uma oração.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a conexão dos alunos entre o conteúdo estudado e sua aplicação prática em textos contemporâneos e digitais.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é ativar o conhecimento prévio dos alunos e incentivar a conexão entre o conteúdo estudado e sua aplicação prática no mundo digital. Ao iniciar com um aquecimento interativo, espera-se engajar os alunos e contextualizar o tema de maneira relevante e interessante.

Aquecendo

Os termos acessórios da oração — adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo — desempenham funções importantes ao complementar e enriquecer o sentido das orações. Para iniciar a aula, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar e compartilhar um fato interessante sobre qualquer um desses termos no contexto digital ou contemporâneo. Por exemplo, como esses termos são utilizados em posts de redes sociais ou notícias online.

Reflexões Iniciais

1. Quais são os principais termos acessórios da oração?

2. Como cada termo acessório complementa a oração?

3. Vocês conseguem identificar exemplos de adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo em postagens de redes sociais?

4. Qual a importância desses termos no contexto da comunicação moderna?

5. Alguém encontrou um exemplo interessante que gostaria de compartilhar?

Desenvolvimento

Duração: 65 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência de aprendizado prática e imersiva, onde os alunos podem aplicar os conhecimentos adquiridos sobre termos acessórios da oração em atividades contextuais e modernas. As atividades propostas são pensadas para desenvolver habilidades de comunicação, criatividade, colaboração e uso de tecnologias digitais, tornando o aprendizado mais significativo e engajante.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Influencers Literários

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a compreensão dos termos acessórios da oração através de uma atividade prática e contextualizada no mundo digital, incentivando a criatividade e o trabalho em grupo.

- Descrição: Os alunos irão criar uma postagem para uma rede social fictícia, como se fossem influenciadores literários, destacando o uso de termos acessórios da oração (adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo). Cada grupo deve utilizar imagens, vídeos e textos que ilustrem como esses termos são usados na prática, ressaltando sua importância e aplicação em diferentes contextos.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Escolher uma rede social fictícia para criar uma postagem.

  • Selecionar um tema relevante e atual para compor a postagem (ex.: um evento escolar, uma notícia ou um tema cultural).

  • Criar uma postagem que contenha exemplos de adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo.

  • Utilizar recursos multimídia (imagens, vídeos, GIFs) para tornar a postagem atrativa.

  • Cada grupo deve apresentar a postagem ao final, explicando a escolha dos exemplos e a aplicação de cada termo acessório.

  • Os alunos podem utilizar aplicativos como Canva, Instagram Stories, ou editores de vídeo para desenvolver a atividade.

Atividade 2 -  Gamificação dos Termos Acessórios

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar a gamificação para revisar e reforçar o conhecimento sobre termos acessórios da oração, promovendo um ambiente de aprendizado divertido e competitivo.

- Descrição: Os alunos irão participar de um jogo digital onde precisam identificar e usar corretamente os termos acessórios da oração. O jogo pode ser desenvolvido em plataformas como Kahoot! ou Quizizz, onde os alunos devem responder perguntas e completar frases envolvendo adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo. Haverá um ranking no final, e os alunos poderão ver seu desempenho em tempo real.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Distribuir dispositivos com acesso à internet para cada grupo.

  • Criar ou acessar um jogo em plataformas como Kahoot! ou Quizizz, focado em identificar e usar termos acessórios.

  • Os alunos devem responder às perguntas e completar as frases dentro do jogo.

  • Após cada rodada, discutir rapidamente as respostas corretas e esclarecer possíveis dúvidas.

  • Ao final do jogo, analisar o ranking e destacar os principais pontos aprendidos durante a atividade.

Atividade 3 -  Produção de Vídeo Didático

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de explicar conceitos gramaticais de forma clara e criativa, utilizando recursos audiovisuais para facilitar a compreensão e tornar o aprendizado mais dinâmico.

- Descrição: Os alunos irão produzir um vídeo curto explicando e exemplificando os termos acessórios da oração. Cada grupo ficará responsável por um tipo de termo (adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo). O vídeo deve ser criativo e pode incluir encenações, animações ou exemplos do cotidiano. No final, todos os vídeos serão compilados em uma única apresentação.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Sortear ou escolher um tipo de termo acessório para cada grupo.

  • Planejar e roteirizar um vídeo curto (2-3 minutos) explicando o termo acessório e fornecendo exemplos práticos.

  • Utilizar ferramentas de gravação e edição de vídeo, como smartphones, iMovie ou Adobe Spark.

  • Incentivar a criatividade, permitindo encenações, animações ou exemplos do cotidiano.

  • Compilar todos os vídeos em uma única apresentação e exibir para a turma.

  • Discutir os diferentes exemplos apresentados e reforçar os conceitos trabalhados.

Retorno

Duração: 20 - 30 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado por meio do compartilhamento de experiências e reflexões sobre as atividades realizadas, além de promover um ambiente de feedback construtivo que permita aos alunos reconhecerem seus pontos fortes e identificar áreas de melhoria. Essa discussão facilita a internalização dos conceitos aprendidos e reforça a aplicação prática dos termos acessórios da oração.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Sugira um breve roteiro que o professor pode utilizar para introduzir essa discussão:

  1. Inicie a discussão agradecendo o empenho de todos. 拾
  2. Pergunte a cada grupo o que acharam mais interessante ao criar suas postagens para as redes sociais fictícias e ao participar do jogo digital.
  3. Solicite que cada grupo explique como identificaram e utilizaram os termos acessórios em suas postagens e vídeos.
  4. Incentive os alunos a compartilharem dificuldades e o que fizeram para superá-las.
  5. Encoraje os alunos a comentar sobre o que acharam das postagens e vídeos dos colegas, destacando o que aprenderam com cada um deles.

Reflexões

1. Quais foram as principais descobertas ao usar termos acessórios nas postagens e vídeos? 2. Como a interação com a tecnologia e o formato digital ajudou no entendimento dos termos acessórios? 3. Que estratégias vocês utilizaram para identificar e aplicar os termos acessórios nas atividades?

Feedback 360°

Instrua o professor a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso.

  1. Explique a importância do feedback construtivo. ✨
  2. Cada integrante do grupo deve destacar um ponto positivo e uma sugestão de melhoria para cada colega.
  3. Reserve tempo para que todos possam apresentar e ouvir os feedbacks.
  4. Certifique-se de que todos os alunos estão sendo respeitosos e focando em aspectos construtivos.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade da Conclusão: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado ao resumir os principais pontos da aula, conectar o conteúdo com a realidade atual e suas aplicações práticas, e reforçar a importância dos termos acessórios da oração para o desenvolvimento de uma comunicação eficaz e criativa. Essa conclusão ajuda a fechar a aula de maneira envolvente e significativa, garantindo que os alunos saiam com uma compreensão clara e aplicável do conteúdo estudado.

Resumo

Resumo Divertido: Imagine que os termos acessórios da oração são como os acessórios de moda — eles não são essenciais, mas fazem toda a diferença no estilo! 朗 Durante a aula, exploramos os adjuntos adnominal e adverbial, que trazem detalhes saborosos às orações, o aposto, que adiciona informações importantes, e o vocativo, que faz com que possamos chamar a atenção de alguém na frase. É como se fôssemos estilistas da linguagem! ️

No Mundo

No Mundo Moderno: Nesta era digital, as redes sociais e as formas de comunicação instantânea, como mensagens e posts, estão repletas de exemplos de termos acessórios. Eles são utilizados para melhorar a clareza, adicionar contextos e garantir que a mensagem seja recebida de forma eficaz. Assim, entender e aplicar esses conceitos torna a comunicação mais eficiente e envolvente.

Na Prática

ℹ️ Aplicações do Dia a Dia: No dia a dia, reconhecer e utilizar corretamente os termos acessórios da oração nos ajuda a escrever com mais clareza e precisão. Seja na criação de um post no Instagram, um e-mail profissional ou uma redação escolar, esses termos enriquecem a comunicação e ajudam a transmitir a mensagem de maneira mais completa e interessante.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies