Entrar

Plano de aula de Transitividade Verbal, Nominal e Verbos de Ligação

Português

Original Teachy

Transitividade Verbal, Nominal e Verbos de Ligação

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de transitividade verbal, nominal e verbos de ligação: O professor deve garantir que os alunos entendam a diferença entre os três tipos de transitividade, identificando os verbos que se enquadram em cada categoria e como eles funcionam na construção da frase.
  2. Distinguir e aplicar os verbos de ligação nas sentenças: Os alunos devem ser capazes de identificar os verbos de ligação em uma frase e compreender como eles conectam o sujeito ao predicativo do sujeito, sem ação realizada.
  3. Utilizar corretamente os verbos de ligação em situações práticas: O professor deve orientar os alunos a aplicar o conhecimento adquirido na produção de textos, garantindo o uso adequado dos verbos de ligação e a compreensão de seu papel na comunicação efetiva.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de análise e síntese de estruturas frasais.
  • Melhorar a habilidade de expressão escrita e oral, através do uso adequado da transitividade verbal e nominal.
  • Incentivar a atenção aos detalhes e o pensamento crítico na interpretação de textos.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo Relacionado: O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos de sujeito, predicado e complemento verbal. Estes conceitos são fundamentais para a compreensão dos tópicos de transitividade verbal, nominal e verbos de ligação. (2 - 3 minutos)

  2. Situações Problema: O professor pode apresentar duas situações problema para os alunos, a fim de despertar o interesse e a curiosidade:

    • Primeira situação: "Por que algumas vezes usamos verbos que não expressam uma ação, mas sim uma ligação entre o sujeito e o predicativo?"
    • Segunda situação: "Como podemos identificar se um verbo é transitivo ou intransitivo em uma frase?" (3 - 4 minutos)
  3. Contextualização: É importante que o professor explique a relevância do assunto, mostrando a sua presença em diversas situações do dia a dia. Alguns exemplos podem ser:

    • Exemplo 1: "Ao assistir a um noticiário, podemos ouvir frases como 'O acidente foi grave' ou 'A situação está sob controle'. Essas frases usam verbos de ligação para conectar o sujeito ao predicativo."
    • Exemplo 2: "Na hora de escrever um texto, é fundamental que saibamos se um verbo é transitivo ou intransitivo, para construirmos frases corretas e coerentes." (2 - 3 minutos)
  4. Introdução ao Tópico: Por fim, o professor deve introduzir o tópico de transitividade verbal, nominal e verbos de ligação, explicando que eles são fundamentais para a estruturação das frases e para a clareza da comunicação. (1 - 2 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria - Transitividade Verbal (7 - 10 minutos):

    1.1. Definição: O professor deve iniciar explicando que transitividade verbal é a propriedade que alguns verbos têm de exigir a presença de um complemento para que a oração seja completa.

    1.2. Verbo Transitivo Direto (VTD): O professor deve explicar que, no caso dos verbos transitivos diretos, o complemento se liga diretamente ao verbo, sem a necessidade de preposição. Deve-se fornecer exemplos, como "Eu vi o filme" (VTD + Objeto Direto).

    1.3. Verbo Transitivo Indireto (VTI): O professor deve explicar que, nos verbos transistivos indiretos, o complemento se liga ao verbo por meio de uma preposição. Deve-se fornecer exemplos, como "Eu gosto de sorvete" (VTI + Objeto Indireto).

    1.4. Verbo Transitivo Direto e Indireto (VTDI): O professor deve explicar que, nos verbos transitivos diretos e indiretos, o verbo pode ter dois complementos, um que se liga diretamente ao verbo e outro que se liga por meio de uma preposição. Deve-se fornecer exemplos, como "Eu mandei uma carta para a minha mãe" (VTDI + Objeto Direto + Objeto Indireto).

  2. Teoria - Transitividade Nominal (5 - 7 minutos):

    2.1. Definição: O professor deve explicar que transitividade nominal é a propriedade que alguns verbos têm de exigir a presença de um predicativo do sujeito para que a oração seja completa.

    2.2. Verbos de Predicação Nominal: O professor deve explicar que, nos verbos de predicação nominal, o verbo liga o sujeito a uma qualidade, estado ou característica, sem expressar uma ação. Deve-se fornecer exemplos, como "Ele é médico" (Predicativo do Sujeito) e "Ela parece cansada" (Predicativo do Sujeito).

  3. Teoria - Verbos de Ligação (5 - 8 minutos):

    3.1. Definição: O professor deve explicar que os verbos de ligação são aqueles que, além de não expressar uma ação, também não exigem complemento. Eles servem apenas para ligar o sujeito a uma qualidade, estado ou característica.

    3.2. Lista de Verbos de Ligação: O professor deve apresentar uma lista de verbos de ligação comuns, como "ser", "estar", "permanecer", "ficar", "parecer", "tornar-se" etc.

    3.3. Exemplos de Uso: O professor deve fornecer exemplos de frases que usam verbos de ligação, como "Ele é inteligente" e "Ela está feliz".

  4. Prática - Exercícios de Fixação (3 - 5 minutos):

    4.1. Exercícios de Identificação: O professor deve propor alguns exercícios de identificação de transitividade verbal, nominal e verbos de ligação em frases. Os alunos devem ser encorajados a justificar suas respostas, explicando por que escolheram aquele tipo de transitividade ou verbo.

    4.2. Exercícios de Aplicação: O professor deve propor alguns exercícios de aplicação, em que os alunos devem construir suas próprias frases, utilizando verbos de ligação e diferentes tipos de transitividade.

Este Desenvolvimento teórico e prático deve ajudar os alunos a entenderem melhor os conceitos de transitividade verbal, nominal e verbos de ligação, além de fornecer a oportunidade de aplicá-los em situações práticas.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas pelos alunos para os exercícios de aplicação. Isso permitirá que os estudantes compartilhem suas ideias, esclareçam dúvidas e aprendam uns com os outros. O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar da discussão.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): O professor deve aproveitar a discussão para revisar os conceitos teóricos apresentados e como eles foram aplicados nos exercícios. Deve-se enfatizar a importância da transitividade verbal, nominal e verbos de ligação na construção das frases e na clareza da comunicação.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam durante a aula. Alguns pontos para reflexão podem ser:

    • "Qual foi o conceito mais importante que aprendi hoje?"
    • "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • "Como posso aplicar o que aprendi em situações do dia a dia?"
  4. Compartilhamento das Reflexões (1 - 2 minutos): O professor deve solicitar que alguns alunos compartilhem suas reflexões com a turma. Isso permitirá que o professor entenda melhor o que os alunos aprenderam, quais dificuldades ainda existem e como pode melhorar o ensino do assunto. Além disso, os alunos podem se beneficiar ao ouvir as reflexões de seus colegas, pois isso pode ajudá-los a pensar sobre o assunto de maneira diferente.

  5. Feedback e Orientações Finais (1 minuto): Por fim, o professor deve agradecer a participação dos alunos, reforçar os principais pontos da aula e esclarecer quaisquer dúvidas restantes. O professor também pode sugerir atividades complementares para que os alunos pratiquem o que aprenderam e se preparem para a próxima aula.

Este Retorno é uma parte crucial da aula, pois permite ao professor avaliar o progresso dos alunos, corrigir possíveis mal-entendidos e preparar os alunos para o aprendizado futuro. Além disso, ao promover a reflexão e a discussão, o professor ajuda os alunos a consolidar seu aprendizado e a desenvolver habilidades de pensamento crítico e comunicação.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Revisão dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve revisar os principais pontos abordados durante a aula, reafirmando a definição de transitividade verbal, nominal e verbos de ligação, e a diferença entre eles. O professor deve relembrar os exemplos apresentados e como eles ajudam a entender a aplicação prática desses conceitos.

  2. Conexão com a Prática (1 - 2 minutos): O professor deve explicar como a teoria apresentada foi aplicada na prática durante a aula, através dos exercícios de identificação e aplicação. Além disso, o professor pode ressaltar que a habilidade de identificar e usar corretamente a transitividade verbal, nominal e verbos de ligação é essencial para a produção de textos claros e coerentes.

  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor deve sugerir materiais de estudo complementares para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Estes podem incluir livros de gramática, sites educacionais, vídeos explicativos e exercícios online. O professor pode também fornecer uma lista de verbos e pedir aos alunos que, como tarefa de casa, classifiquem esses verbos de acordo com a sua transitividade.

  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto para a vida cotidiana dos alunos. Deve-se explicar que a habilidade de usar corretamente a transitividade verbal, nominal e verbos de ligação não é apenas útil na produção de textos formais, mas também na comunicação cotidiana. O professor pode dar exemplos de situações em que o conhecimento desses conceitos pode ser útil, como ao assistir a um filme ou programa de TV, ao ler um livro, ou ao escrever uma redação para a escola.

A Conclusão é uma parte essencial da aula, pois ajuda a consolidar o que os alunos aprenderam, a conectar a teoria com a prática, a fornecer recursos para estudo adicional e a reafirmar a relevância do assunto. Ao final da aula, os alunos devem ter uma compreensão clara da transitividade verbal, nominal e verbos de ligação, e devem se sentir confiantes em aplicar esse conhecimento em suas atividades de escrita e leitura.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies