Entrar

Plano de aula de Funções Orgânicas: Nomenclatura de Aldeído

Química

Original Teachy

'EM13CNT302'

Funções Orgânicas: Nomenclatura de Aldeído

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Funções Orgânicas: Nomenclatura de Aldeído

Palavras ChaveQuímica Orgânica, Aldeídos, Nomenclatura IUPAC, Grupo funcional carbonila, Metanal, Etanal, Propanal, Heptanal, Isomeria estrutural, Aplicações industriais, Perfumes, Medicamentos, Cinamaldeído, Formaldeído
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores coloridos, Projetor multimídia, Slides de apresentação, Cópias impressas dos exemplos de nomenclatura, Livro didático de Química Orgânica, Folhas de papel para anotações, Canetas e lápis, Computador com acesso à internet
Códigos BNCCEM13CNT302: Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaQuímica
Unidade TemáticaQuímica Orgânica

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tópico da nomenclatura dos aldeídos, estabelecendo os objetivos de aprendizagem que serão alcançados ao longo da aula. Isso ajuda a contextualizar e direcionar a atenção dos alunos para os pontos principais que serão abordados, garantindo que eles compreendam a importância de cada habilidade que será desenvolvida.

Objetivos principais:

1. Nomear aldeídos de acordo com a nomenclatura IUPAC.

2. Reconhecer a estrutura química dos aldeídos.

3. Diferenciar a nomenclatura dos aldeídos da de outros compostos orgânicos.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tópico da nomenclatura dos aldeídos, estabelecendo os objetivos de aprendizagem que serão alcançados ao longo da aula. Isso ajuda a contextualizar e direcionar a atenção dos alunos para os pontos principais que serão abordados, garantindo que eles compreendam a importância de cada habilidade que será desenvolvida.

Contexto

Explique aos alunos que a Química Orgânica é uma área fascinante da ciência que estuda os compostos do carbono, e que entre esses compostos, os aldeídos têm um papel significativo. Os aldeídos são amplamente encontrados na natureza e têm aplicações industriais diversas, incluindo na fabricação de perfumes, corantes e medicamentos. Detalhe que a nomenclatura dos aldeídos é um aspecto essencial para a comunicação científica clara e precisa, e que dominar essa nomenclatura é crucial para qualquer estudante de Química.

Curiosidades

Você sabia que o cheiro característico da canela é devido a um aldeído chamado cinamaldeído? Além disso, o aldeído mais simples, o formaldeído, é utilizado na preservação de tecidos biológicos e na fabricação de resinas e plásticos. Esses exemplos mostram como os aldeídos estão presentes em nosso cotidiano, desde a culinária até a indústria química.

Desenvolvimento

Duração: 50 a 60 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre a nomenclatura e estrutura dos aldeídos. Abordando tópicos essenciais e fornecendo exemplos práticos, esta seção busca solidificar os conceitos teóricos, facilitando o reconhecimento e a nomeação correta dos aldeídos. Além disso, as questões propostas visam avaliar a compreensão dos alunos e incentivá-los a aplicar o conhecimento adquirido de forma prática.

Tópicos Abordados

1. Definição de Aldeídos: Explique que aldeídos são compostos orgânicos caracterizados pela presença do grupo funcional carbonila (C=O) ligado a um átomo de hidrogênio e a um grupo alquila ou arila. Destaque a estrutura geral R-CHO, onde 'R' representa um grupo alquila ou arila. 2. Nomenclatura IUPAC de Aldeídos: Detalhe que a nomenclatura oficial de aldeídos pela IUPAC envolve identificar a cadeia mais longa que contém o grupo funcional carbonila, substituindo o sufixo '-o' do nome do alcano correspondente por '-al'. Por exemplo, o metano se torna metanal. 3. Exemplos de Nomenclatura: Forneça exemplos práticos de nomenclatura de aldeídos, como etanal (acetaldeído), propanal, butanal, etc. Explique como nomear cadeias ramificadas e aldeídos aromáticos, como o benzaldeído. 4. Isomeria em Aldeídos: Descreva brevemente a isomeria estrutural nos aldeídos, destacando a posição do grupo carbonila. 5. Aplicações dos Aldeídos: Discuta brevemente algumas aplicações dos aldeídos no dia a dia, incluindo na indústria de fragrâncias, alimentos e farmacêuticos.

Questões para Sala de Aula

1. Nomeie o aldeído com a fórmula molecular C3H6O de acordo com a nomenclatura IUPAC. 2. Desenhe a estrutura do heptanal e nomeie o composto de acordo com a nomenclatura IUPAC. 3. Explique a diferença entre um aldeído e uma cetona, fornecendo um exemplo de cada.

Discussão de Questões

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula. A discussão detalhada das respostas permite que os alunos verifiquem sua compreensão e corrijam eventuais equívocos, enquanto as perguntas e reflexões incentivam o engajamento e a aplicação prática do conteúdo aprendido. Esta etapa também promove a interação entre os alunos e o professor, enriquecendo o processo de aprendizagem.

Discussão

  • Questão 1: Nomeie o aldeído com a fórmula molecular C3H6O de acordo com a nomenclatura IUPAC.

  • Explique que a fórmula molecular C3H6O corresponde a um aldeído com três átomos de carbono. A cadeia principal, portanto, é o propano, e ao substituir o sufixo '-o' por '-al', obtemos o nome propanal. Desenhe a estrutura do propanal (CH3-CH2-CHO) no quadro para ilustrar a resposta.

  • Questão 2: Desenhe a estrutura do heptanal e nomeie o composto de acordo com a nomenclatura IUPAC.

  • Detalhe que o heptanal é um aldeído com sete átomos de carbono na cadeia principal. Desenhe a estrutura (CH3-(CH2)5-CHO) e explique que a cadeia principal é o heptano, e ao substituir o sufixo '-o' por '-al', obtemos o nome heptanal.

  • Questão 3: Explique a diferença entre um aldeído e uma cetona, fornecendo um exemplo de cada.

  • Explique que a principal diferença entre um aldeído e uma cetona está na localização do grupo carbonila (C=O). Nos aldeídos, o grupo carbonila está ligado a um átomo de hidrogênio e a um grupo alquila ou arila (R-CHO), enquanto nas cetonas, o grupo carbonila está ligado a dois grupos alquila ou arila (R-CO-R'). Forneça exemplos como propanal (aldeído) e propanona (cetona), desenhando suas respectivas estruturas no quadro.

Engajamento dos Alunos

1. Peça aos alunos para nomearem outros aldeídos com diferentes números de átomos de carbono e discutam as respostas em grupo. 2. Solicite aos alunos que desenhem as estruturas de aldeídos ramificados e nomeiem de acordo com a nomenclatura IUPAC. Discuta as respostas e corrija possíveis erros. 3. Pergunte aos alunos sobre outras aplicações dos aldeídos no cotidiano e na indústria, incentivando uma discussão sobre a relevância desses compostos. 4. Proponha uma reflexão sobre a importância da nomenclatura correta na Química e como isso facilita a comunicação científica.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula. Recapitular os principais pontos ajuda a reforçar a aprendizagem, enquanto a conexão com a prática e a relevância do conteúdo destacam a importância do tema. Além disso, esta etapa permite que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e compreendam como o conhecimento pode ser aplicado tanto em contextos acadêmicos quanto no cotidiano.

Resumo

  • Definição de aldeídos e identificação do grupo funcional carbonila (C=O).
  • Nomenclatura IUPAC dos aldeídos, substituindo o sufixo '-o' do nome do alcano correspondente por '-al'.
  • Exemplos práticos de nomenclatura de aldeídos, incluindo cadeias ramificadas e aldeídos aromáticos.
  • Breve descrição da isomeria estrutural nos aldeídos.
  • Discussão sobre as aplicações dos aldeídos na indústria de fragrâncias, alimentos e farmacêuticos.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer exemplos específicos de nomenclatura de aldeídos, desenhar suas estruturas no quadro e discutir suas aplicações na vida cotidiana e na indústria. Os alunos tiveram a oportunidade de aplicar as regras de nomenclatura aprendidas a estruturas reais, solidificando sua compreensão teórica através de exercícios práticos e discussões guiadas.

O estudo da nomenclatura dos aldeídos é fundamental não só para a Química, mas também para várias indústrias. Os aldeídos estão presentes em muitos produtos do nosso dia a dia, como perfumes, alimentos e medicamentos. Saber como nomear e identificar esses compostos permite uma comunicação científica mais clara e precisa, o que é essencial para avanços tecnológicos e pesquisas científicas. Por exemplo, o cinamaldeído é responsável pelo aroma da canela, e o formaldeído é usado na preservação de tecidos biológicos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies