Entrar

Plano de aula de Reações Orgânicas: Substituição

Química

Original Teachy

Reações Orgânicas: Substituição

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de reações de substituição em química orgânica e sua importância no estudo dos compostos orgânicos.

  2. Identificar e descrever as características das reações de substituição, incluindo a troca de um átomo ou grupo de átomos por outro em uma molécula orgânica.

  3. Aplicar o conhecimento adquirido para resolver problemas práticos relacionados às reações de substituição, tais como a previsão do produto de uma reação e a interpretação de equações químicas.

Objetivos secundários:

  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas dos alunos através de atividades práticas e discussões em sala de aula.

  • Promover a aplicação prática do conhecimento teórico, incentivando os alunos a relacionar o conteúdo aprendido com situações do cotidiano e com outras áreas do conhecimento.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve começar a aula fazendo uma rápida revisão dos conceitos de química orgânica que são essenciais para o entendimento do tópico da aula, tais como: estrutura de compostos orgânicos, tipos de ligações químicas, e conceito de reações químicas. Esta revisão pode ser feita através de uma breve apresentação, perguntas diretas aos alunos ou revisão de anotações anteriores.

  2. Situações-Problema: Em seguida, o professor deve apresentar aos alunos duas situações problema que envolvam reações de substituição em compostos orgânicos. Por exemplo: "Se tivermos um composto A e adicionarmos um reagente B, que tipo de mudança podemos esperar no composto A?" ou "Como podemos prever o produto de uma reação de substituição entre dois compostos orgânicos?" Estas situações problema servirão para despertar o interesse dos alunos no tópico e para introduzir o próximo passo da aula.

  3. Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância das reações de substituição, explicando que elas são essenciais para a criação de muitos produtos químicos do nosso cotidiano, como medicamentos, plásticos, corantes, entre outros. Além disso, pode-se mencionar que o estudo das reações de substituição é fundamental para a compreensão de outros tópicos importantes em química, como a síntese orgânica e a bioquímica.

  4. Introdução ao Tópico: Por fim, o professor deve introduzir o tópico da aula de forma a despertar o interesse dos alunos. Isso pode ser feito através da apresentação de curiosidades, histórias ou aplicações práticas relacionadas às reações de substituição. Por exemplo: "Vocês sabiam que a reação de substituição é uma das reações mais comuns que ocorrem em nosso corpo, permitindo que as células se comuniquem e realizem diversas funções?" ou "Vocês já pararam para pensar como são criados os diferentes sabores das balas e chicletes? Muitos deles são obtidos através de reações de substituição de átomos em compostos orgânicos!"

Com esta Introdução, os alunos devem estar preparados e motivados para a exploração do tópico da aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade Prática - "Substituição de Materiais" (10 - 12 minutos)

    • Materiais Necessários: Pedaços de papel colorido (diferentes cores), tesouras, cola, folhas de papel sulfite.

    • Descrição da Atividade: Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 integrantes. Cada grupo receberá uma folha de papel sulfite e os materiais necessários para a atividade. A proposta é que os alunos "sintetizem" novos materiais a partir da "substituição" de partes dos pedaços de papel colorido. Para isso, eles deverão cortar os pedaços de papel em formatos diferentes e colá-los na folha de papel sulfite, criando um novo desenho ou padrão. A ideia é que os diferentes formatos e cores de papel representem os átomos e grupos de átomos presentes nos compostos orgânicos, e a "substituição" seja a troca de um papel por outro.

    • Passo a Passo:

      1. O professor distribui os materiais e explica a atividade.
      2. Os alunos, em seus grupos, começam a cortar e colar os pedaços de papel, criando seu novo "material".
      3. Enquanto os alunos realizam a atividade, o professor circula pela sala, esclarecendo dúvidas e incentivando a discussão.
      4. Após a Conclusão da atividade, cada grupo apresenta seu "material" para a classe, explicando o que foi "substituído" e por quê.
  2. Atividade de Discussão - "Reações de Substituição no Cotidiano" (10 - 12 minutos)

    • Materiais Necessários: Nenhum material específico.

    • Descrição da Atividade: Ainda em seus grupos, os alunos serão convidados a discutir e listar exemplos de reações de substituição que ocorrem em nosso cotidiano. Essa atividade tem como objetivo fazer com que os alunos relacionem o conteúdo aprendido com situações reais, estimulando o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento.

    • Passo a Passo:

      1. O professor apresenta a proposta da atividade e orienta os alunos a pensarem em exemplos.
      2. Os alunos, em seus grupos, começam a discutir e listar os exemplos.
      3. O professor circula pela sala, ouvindo as discussões e esclarecendo dúvidas.
      4. Após a Conclusão da atividade, cada grupo compartilha seus exemplos com a classe, e o professor faz a correção e complementação, se necessário.
  3. Atividade de Resolução de Problemas - "Previsão de Produtos" (5 - 7 minutos)

    • Materiais Necessários: Exercícios de química ou questões preparadas previamente pelo professor.

    • Descrição da Atividade: Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, os alunos receberão uma série de exercícios ou questões que envolvem a previsão do produto de uma reação de substituição. Essa atividade tem como objetivo consolidar o entendimento dos alunos sobre o tema e desenvolver suas habilidades de resolução de problemas.

    • Passo a Passo:

      1. O professor distribui os exercícios ou questões e explica as instruções.
      2. Os alunos, em seus grupos, começam a resolver os problemas.
      3. Enquanto os alunos resolvem os problemas, o professor circula pela sala, esclarecendo dúvidas e incentivando a discussão.
      4. Após a Conclusão da atividade, o professor corrige os exercícios ou questões, explicando as respostas corretas e esclarecendo possíveis dúvidas.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve reunir todos os alunos em um círculo e promover uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas por cada equipe na atividade "Substituição de Materiais". Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar seu "novo material" e explicar qual foi a "substituição" realizada e por quê. Durante esta discussão, o professor deve incentivar os alunos a fazerem perguntas uns aos outros e a comentarem sobre as soluções apresentadas, promovendo assim a interação e a troca de ideias entre os alunos. Esta atividade permitirá ao professor avaliar o entendimento dos alunos sobre o conceito de reações de substituição e sua aplicação prática.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria apresentada na Introdução da aula. Isso pode ser feito através de perguntas direcionadas aos alunos, como por exemplo: "Como a atividade de substituição de materiais se relaciona com as reações de substituição que estudamos na teoria?" ou "Quais conceitos teóricos foram aplicados na resolução dos exercícios de previsão de produtos?". O professor deve aproveitar este momento para esclarecer possíveis dúvidas que ainda possam existir e para reforçar os conceitos mais importantes.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Por fim, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para isso, o professor pode fazer as seguintes perguntas:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    2. "Quais questões ainda não foram respondidas e que você gostaria de discutir na próxima aula?"

    Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre cada pergunta. Após este tempo, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas reflexões com a classe. Esta atividade de reflexão permitirá aos alunos consolidar o que aprenderam e identificar possíveis lacunas em seu entendimento, ao mesmo tempo em que fornecerá ao professor feedback valioso para o planejamento das próximas aulas.

  4. Encerramento: Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados, reforçar a importância do estudo das reações de substituição e do pensamento crítico na química orgânica, e informar sobre o conteúdo da próxima aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor deve iniciar a Conclusão da aula fazendo um breve resumo dos principais pontos abordados e das atividades realizadas. Ele deve relembrar os alunos sobre a definição de reações de substituição, sua importância e como elas ocorrem. Além disso, o professor pode destacar os pontos mais relevantes discutidos durante a atividade prática de "Substituição de Materiais" e a atividade de resolução de problemas.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele pode mencionar como a atividade prática permitiu aos alunos visualizar a substituição de átomos em um composto e como a atividade de resolução de problemas os fez aplicar a teoria na prática. Além disso, o professor pode reforçar como as reações de substituição são importantes no cotidiano, citando exemplos de produtos que usamos diariamente e que são produzidos através dessas reações.

  3. Materiais Extras (1 minuto): O professor pode sugerir materiais para estudo complementar, como vídeos explicativos, sites de química orgânica, livros didáticos e exercícios adicionais. Esses recursos permitirão que os alunos aprofundem seu entendimento sobre o tema e se preparem melhor para futuras aulas e avaliações.

  4. Importância do Assunto (1 minuto): Para concluir, o professor deve ressaltar a importância do assunto apresentado para o dia a dia dos alunos e para a sociedade como um todo. Ele pode mencionar que o estudo das reações de substituição é fundamental para a compreensão de diversos processos químicos que ocorrem naturalmente e que são utilizados na produção de uma infinidade de produtos, desde medicamentos até plásticos. Além disso, o professor pode enfatizar que o entendimento dessas reações é essencial para quem pretende seguir carreira em áreas como química, farmácia, engenharia de materiais, entre outras.

Com a Conclusão, os alunos devem ter consolidado o conhecimento adquirido durante a aula, entendido a importância do assunto e se sentirem motivados a continuar estudando o tema.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies