Contextualização
Introdução Teórica
A história do Brasil republicano é rica e diversificada, moldando o país que conhecemos hoje. A República foi proclamada em 1889, após a queda da Monarquia e da Família Imperial, marcando um novo período da nossa história. Este tempo se caracterizou pela diversidade de regimes políticos e pelo constante desenvolvimento econômico, social e cultural.
Neste percurso histórico, vemos a alternância de democracia e ditaduras, a luta pelos direitos civis, a abolição da escravidão, o crescimento econômico e industrial, a modernização das cidades e o florescimento da cultura nacional. Os ecos desses períodos ainda ressoam na sociedade brasileira contemporânea, em seus costumes, tradições e na própria identidade do povo brasileiro.
Nossa jornada pelos trilhos da nossa história republicana nos leva a discutir conceitos importantes como democracia, direitos humanos, industrialização, urbanização, classe operária, racismo, movimentos sociais, entre outros. Estes conceitos são essenciais para entendermos não somente o Brasil de ontem, mas para refletirmos sobre o Brasil de hoje e de amanhã.
Importância e Contextualização
A compreensão da formação da República brasileira é crucial para entender o Brasil atual, suas desigualdades, suas conquistas e seus desafios. A história republicana nos permite analisar a construção social, política e econômica do nosso país, bem como os efeitos desta construção na vida de todos os brasileiros.
Além disso, a história republicana brasileira está repleta de narrativas poderosas, de heróis e heroínas esquecidos, de lutas e conquistas. Ela nos contará sobre a formação da identidade brasileira, sobre a construção da nossa sociedade e nos mostrará as fundações sobre as quais o país moderno foi erguido.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Raízes da República: uma jornada pela formação do nosso país"
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é pesquisar, analisar, e apresentar a evolução do Brasil republicano, desde sua proclamação em 1889 até a era pós II Guerra Mundial em 1954.
Descrição Detalhada do Projeto
Este projeto será realizado por grupos de 3 a 5 alunos, com duração de pelo menos 15 horas de trabalho por aluno.
Os alunos deverão escolher um dos tópicos principais listados abaixo e desenvolver um projeto que deve incluir pesquisa histórica, análise crítica, e apresentação dos resultados:
- A proclamação da República e a Constituição de 1891
- Industrialização e urbanização do Brasil no início do século XX
- Formação e evolução da classe trabalhadora brasileira
- Movimentos sociais e políticos (tais como a Revolução de 1930 e o Estado Novo)
- A situação dos afrodescendentes e indígenas na sociedade brasileira republicana
- O papel da mulher na República brasileira
- A influência política dos militares na República.
O projeto deve ser dividido em duas partes principais:
-
Pesquisa e análise: Os alunos devem realizar uma pesquisa extensa sobre o tópico escolhido, utilizando diversas fontes, tais como livros, artigos, documentos históricos, podcasts, documentários, e sites de história. Os alunos também devem realizar uma análise crítica das fontes utilizadas e dos dados coletados.
-
Apresentação: Cada grupo deve preparar um documentário de 20-30 minutos, no qual deverão apresentar o resultado de sua pesquisa e análise, explicar o impacto do evento ou período histórico na formação do Brasil republicano, e discutir as implicações para o cenário atual do país.
Materiais Necessários
- Livros e artigos sobre a história da República brasileira
- Acesso à Internet para pesquisa e possível uso de software de edição de vídeo
- Câmera (pode ser a câmera de um smartphone) para filmar a apresentação/documentário
- Software de edição de vídeo (pode ser qualquer software gratuito, como o Movie Maker ou iMovie)
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
- Formação dos grupos: os alunos devem se organizar em grupos de 3 a 5 pessoas.
- Escolha do tópico: cada grupo deve escolher um dos tópicos sugeridos.
- Elaboração do plano de trabalho: cada grupo deve fazer um plano de trabalho detalhado, incluindo as tarefas de cada membro e um cronograma de execução.
- Pesquisa e análise: os alunos devem pesquisar e analisar o tópico escolhido. Esta parte deve levar a maior parte do tempo do projeto.
- Preparação da apresentação/documentário: com base no resultado da pesquisa, os alunos devem preparar um roteiro para o documentário. Em seguida, devem filmar e editar o documentário.
- Apresentação do documentário: cada grupo deve apresentar seu documentário para a turma e para o professor.
Entregas do Projeto
Cada grupo deverá entregar:
- O documentário finalizado.
- Um relatório escrito detalhando o desenvolvimento do projeto.
No relatório, os alunos devem:
- Contextualizar o tema na introdução, explicando sua relevância e aplicação.
- Explicar detalhadamente o desenvolvimento do projeto, incluindo a metodologia utilizada.
- Discutir os resultados obtidos e o que foi aprendido durante o projeto na seção de conclusões.
- Incluir todas as referências bibliográficas utilizadas.
Este projeto culmina na combinação de habilidades técnicas (pesquisa, análise crítica, produção de vídeo) e habilidades socioemocionais (trabalho em equipe, gestão de tempo, resolução de problemas e comunicação eficaz). Dessa forma, ele proporciona uma compreensão aprofundada dos tópicos teóricos chave e uma oportunidade única para os alunos se engajarem ativamente na história do Brasil republicano.