Contextualização
O universo da língua portuguesa é incrivelmente vasto e complexo, e um dos conceitos que contribui para essa complexidade é o das orações subordinadas adverbiais. É uma estrutura que nos permite expressar relações de causa, consequência, condição, tempo, entre outras, dentro de uma mesma sentença. Isso agrega dinamismo e riqueza ao nosso discurso, seja ele oral ou escrito.
As orações subordinadas adverbiais são sentenças que funcionam como adjunto adverbial de outra sentença, com a qual estão ligadas graças ao uso de conjunções e locuções conjuntivas. Identificá-las e usá-las corretamente em textos será nosso desafio neste projeto, onde tentaremos aplicar teoria e prática para entender seu papel e importância na comunicação.
Introdução
A língua portuguesa é o instrumento que usamos para comunicar nossos pensamentos, sentimentos e ideias. Ela é a matéria-prima para qualquer forma de expressão escrita ou verbal, e, por isso, seu domínio é essencial para nos fazer entender e interpretar o mundo ao nosso redor. Dentro desse domínio, o uso correto das orações subordinadas adverbiais é fundamental para que possamos nos expressar de maneira clara e eficiente.
Essas orações podem ser classificadas em 10 tipos, de acordo com a circunstância que expressam: causa, consequência, condição, concessão, comparação, conformidade, finalidade, proporção, tempo e lugar. Ao longo deste projeto, iremos explorar cada um destes tipos, praticando através de exercícios e desenvolvendo nossa proficiência no uso dessas estruturas.
Os recursos a seguir podem ser utilizados para se aprofundar no tema:
- Só Português - Orações Subordinadas Adverbiais
- Brasil Escola - Orações Subordinadas Adverbiais
- Gramática Net - Orações Subordinadas Adverbiais
Explore estes recursos, discutam em grupo e preparem-se para o desafio que vem pela frente!
Atividade Prática: "Construção de Cenários por meio da Oração Subordinada Adverbial"
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é aprimorar o uso das orações subordinadas adverbiais na prática de escrita, de forma lúdica e colaborativa, por meio da construção de cenários fictícios. As narrativas serão desenvolvidas por grupos de 3 a 5 estudantes e requerem a aplicação de diferentes tipos de orações subordinadas adverbiais.
Descrição Detalhada do Projeto
Cada grupo escolherá um gênero literário (ficção científica, fantasia, mistério, romance, etc.) e criará uma trama que se passa num universo fictício. A trama deve ser recheada de situações que explorem os dez tipos de orações subordinadas adverbiais mencionadas.
Os alunos também precisarão desenhar mapas e criar personagens detalhados que compõem o universo ficcional — uma atividade interdisciplinar que envolve Arte e Português. Uma descrição detalhada com ilustrações do universo, personagens e eventos da trama serão os entregáveis.
Materiais Necessários
- Livros e recursos online para pesquisa
- Materiais de desenho e pintura
- Papel
- Computador para a preparação do relatório
Passo a Passo para a Realização da Atividade
- Seleção do Gênero Literário: Cada grupo escolhe um gênero para a sua narrativa.
- Pesquisa: Os alunos realizam uma pesquisa para obter informações detalhadas sobre seu gênero literário escolhido e sobre orações subordinadas adverbiais.
- Criação do Universo Fictício: O grupo cria um universo fictício detalhado para o cenário de sua trama.
- Criação dos Personagens: O grupo cria personagens que vivem neste universo.
- Criação da Trama: O grupo elabora uma história que ocorre nesse universo, garantindo que a trama envolva situações exigindo o uso de orações subordinadas adverbiais de todos os tipos.
- Desenho dos Mapas e Personagens: O grupo ilustra o universo fictício e seus personagens.
- Redação da História: O grupo redige a história, garantindo o uso correto das orações subordinadas adverbiais.
- Revisão e Edição: O grupo revisa o trabalho, procurando por erros e oportunidades para melhorar o enredo e a gramática.
- Preparação do Relatório: O grupo prepara um relatório, seguindo os critérios listados abaixo.
Cada etapa deve levar cerca de duas horas por aluno participante.
Entregáveis do Projeto e Preparação do Relatório
Ao final do projeto, os alunos devem entregar:
-
Relatório Escrito: Os alunos devem redigir um relatório que irá conter uma introdução (descrição do gênero literário escolhido e a relevância das orações subordinadas adverbiais), desenvolvimento (a metodologia usada na construção do cenário literário, personagens e enredo, além da explicação dos conceitos de orações subordinadas adverbiais utilizados na trama), conclusão (os aprendizados adquiridos e as conclusões retiradas sobre o projeto) e bibliografia (fontes utilizadas para a pesquisa e produção do trabalho).
-
Universo Fictício: Uma descrição detalhada do universo fictício criado, juntamente com ilustrações da paisagem, mapas e infraestrutura.
-
Personagens: Descrições detalhadas dos personagens principais, incluindo suas características físicas, personalidade e papel na trama. Cada descrição deve ser acompanhada por um retrato desenhado do personagem.
-
Trama: A história que ocorre neste universo, incluindo um início, meio e fim. A história deve ser escrita de acordo com a norma-padrão e conter estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período, com especial atenção à correta utilização das orações subordinadas adverbiais.
Os entregáveis devem ser apresentados de forma organizada, demonstrando o esforço coletivo do grupo e a aplicação dos conceitos aprendidos durante a execução do projeto.