Contextualização
O tópico "Civilização, barbárie e o conceito de modernidade" tem relevância histórica e social profunda e oferece uma oportunidade única para os estudantes entenderem como a sociedade evoluiu ao longo do tempo. Questões de civilização e barbárie são profundamente entrelaçadas com o desenvolvimento contínuo da humanidade. Desde os primeiros assentamentos humanos até a era digital atual, a noção de civilização foi influenciada por inúmeros fatores, incluindo a geografia, economia, cultura, política e tecnologia. Assim, é impossível separar completamente o conceito de civilização da modernidade.
Em termos simples, civilização pode ser entendida como um estágio avançado de organização social e cultural humana. No entanto, o termo "barbárie", conforme usado na história, era frequentemente empregado para descrever sociedades que não se enquadravam na definição Eurocêntrica de civilização. Essa perspectiva etnocêntrica tem sido criticada e reconsiderada por filósofos, historiadores e cientistas sociais contemporâneos.
No mundo de hoje, a modernidade desempenha um papel enorme na definição de civilização. A modernidade, como um conceito, refere-se a um período específico na história (séculos XVIII ao XX) marcado pelo Iluminismo, a Revolução Industrial, o capitalismo e o desenvolvimento da ciência moderna. No entanto, no sentido mais amplo, a modernidade se refere a características sociais e culturais específicas que diferenciam "o moderno" do "clássico" ou "tradicional". Assim, a modernidade afeta diretamente como percebemos e definimos civilização e barbárie.
Para auxiliar na compreensão desses temas, recomendo o livro "A ideia de civilização", de Anthony Pagden, a série de vídeos da BBC, "Civilisation: A Personal View by Kenneth Clark", disponível no YouTube e o artigo "Definições de Civilização e Cultura", de Herbert Spencer, disponível para download no Google Acadêmico.
Atividade Prática
Título da atividade: “Compreendendo Civilização, Barbárie e Modernidade Através do Cinema”
Objetivo do projeto:
A atividade visa estimular os alunos a entenderem os conceitos de civilização, barbárie e modernidade, e como esses temas foram tratados e representados na sétima arte, o cinema. O projeto procura desenvolver o pensamento crítico dos alunos, incentivando-os a refletirem sobre essas noções a partir de diferentes perspectivas.
Descrição detalhada do projeto:
Os alunos, em grupos de 3 a 5, deverão escolher e assistir a um filme de época que retrate diferentes sociedades e culturas. Após o filme, cada grupo deve discutir entre si como o filme retrata as noções de civilização, barbárie e modernidade. Eles devem, então, fazer uma pesquisa acadêmica sobre os temas apresentados no filme, interpretando-os à luz dos conceitos discutidos em classe.
Como resultado final, cada grupo deve elaborar uma apresentação multimídia que inclua um resumo do filme, uma discussão sobre como o filme lidou com os temas de civilização, barbárie e modernidade, um resumo das pesquisas acadêmicas realizadas e as conclusões a que chegaram como grupo.
Materiais necessários:
- Acesso a um serviço de streaming de filmes ou locadora.
- Acesso à internet para pesquisa.
- Ferramentas de edição de vídeo/audio para a apresentação multimídia (PowerPoint, Google Slides, Prezi, etc.).
- Acesso a fontes de pesquisa acadêmica sobre os temas estudados.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
- Formem grupos de 3 a 5 alunos.
- Escolham um filme de época que aborde as noções de civilização, barbárie e modernidade. Exemplos de filmes incluem "Gladiador", "Dances With Wolves", "Apocalypto" ou "The Mission" - mas sintam-se à vontade para escolher outros que acreditem abordar os temas propostos.
- Assista ao filme com o grupo, anotando as passagens relevantes para os temas do projeto.
- Discuta em grupo as impressões e interpretações do filme, com foco na representação dos conceitos de civilização, barbárie e modernidade.
- Faça uma pesquisa acadêmica sobre os temas ligados à civilização, barbárie e modernidade apresentados no filme escolhido.
- Reúna-se novamente como grupo e discuta as pesquisas feitas.
- Elabore uma apresentação em PowerPoint, Google Slides, Prezi, ou similar que, de maneira criativa, apresente um resumo do filme, um resumo das pesquisas realizadas, como o filme retratou os conceitos de civilização, barbárie e modernidade, e as conclusões do grupo.
- Apresente o trabalho para a classe em um prazo de um mês.
Entrega do Projeto:
Cada grupo deve entregar uma apresentação multimídia e um relatório escrito. O relatório deve seguir a estrutura: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
Na introdução, os alunos devem contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto. No desenvolvimento, devem explicitar a teoria por trás dos temas centrais do projeto, explicar o filme e a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e, por fim, apresentar e discutir resultados obtidos. Na conclusão, os alunos devem retomar os pontos principais, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto. E, finalmente, na bibliografia, os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.