CONTEXTUALIZAÇÃO
O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma história rica e complexa, que levou à formação de nosso território como o conhecemos hoje. Neste projeto, vamos mergulhar nos eventos, processos históricos, políticos e econômicos que moldaram o território brasileiro e a economia do país.
O território brasileiro, tal como o conhecemos hoje, é resultado de um longo processo de ocupação e exploração que teve início com a chegada dos portugueses em 1500. Este processo envolveu não apenas a intervenção e os interesses do Estado, mas também a ação de diferentes grupos sociais e étnicos, conflitos populacionais e migrações, bem como a exploração de recursos naturais e o desenvolvimento de diferentes atividades econômicas.
A economia brasileira, por sua vez, evoluiu ao longo do tempo, passando pela fase agrícola, industrial e de serviços, e foi profundamente influenciada pela dinâmica de ocupação e exploração do território. A compreensão desta história econômica é fundamental para entendermos o Brasil contemporâneo, suas desigualdades regionais, seus desafios e suas potencialidades.
A formação do território e a economia do Brasil são temas não apenas importantes, mas extremamente relevantes para a compreensão do nosso passado, do nosso presente e do nosso futuro como nação. Eles nos ajudam a entender a razão de nossas desigualdades sociais e regionais, nossos conflitos e tensões, nossos sucessos e fracassos como país.
Além disso, esses temas têm uma aplicação prática direta na vida cotidiana, pois afetam a forma como vivemos, trabalhamos e interagimos uns com os outros em nosso espaço geográfico. Eles nos ajudam a entender por que algumas áreas do país são mais desenvolvidas economicamente do que outras, por que algumas regiões sofrem mais com a violência e a criminalidade, por que temos uma rica diversidade cultural e étnica, entre outras questões.
Para aprofundar o conhecimento sobre estes temas, recomendo a leitura dos seguintes recursos:
- Livros:
- BUENO, Eduardo. Brasil: uma história. São Paulo: Ática, 2003.
- FERREIRA, Roquinaldo. A construção do Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
- Sites:
- História do Brasil: Um excelente portal com artigos detalhados sobre a história do Brasil.
- Geografia do Brasil: Este portal oferece uma ampla gama de artigos sobre a geografia e a economia do Brasil.
- Vídeos:
- Formação do território brasileiro: Esse vídeo trata de forma didática e divertida a formação do território brasileiro.
- Economia Brasileira: Neste vídeo, é explicado o desenvolvimento da economia brasileira desde o período colonial até os dias atuais.
ATIVIDADE PRÁTICA
Título: "Da Mata Atlântica ao pré-sal: explorando a formação do território brasileiro e sua economia"
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é dar aos alunos uma compreensão aprofundada da formação do território brasileiro e de como isso influenciou o desenvolvimento econômico do país. Os alunos irão investigar vários períodos da história brasileira, identificando os principais fatores que levaram à formação do território e ao desenvolvimento da economia.
Descrição detalhada do Projeto
Este projeto será realizado por grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo terá a responsabilidade de pesquisar sobre um período específico da história do Brasil e apresentar suas descobertas de forma criativa e envolvente.
O projeto será dividido em quatro fases. Na primeira fase, os alunos deverão realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o período que lhes foi atribuído. Na segunda fase, os alunos deverão elaborar um mapa interativo mostrando a formação do território brasileiro durante o período em questão. Na terceira fase, os alunos deverão criar um infográfico sobre o desenvolvimento econômico do Brasil durante o período em questão. Na quarta e última fase, os alunos irão apresentar suas descobertas e análises para o resto da turma.
Materiais Necessários
Para a realização deste projeto, serão necessários:
- Computadores com acesso à Internet para pesquisa
- Software de design gráfico para a criação dos mapas interativos e infográficos (ex.: Canva, Microsoft Power Point, Google Slides)
- Materiais para apresentação (ex.: projeção, cartazes)
Passo a Passo
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Pesquisa: Cada grupo deve pesquisar e adquirir um profundo entendimento do período que lhes foi atribuído. Os alunos devem focar na formação territorial e na economia do Brasil nesse período.
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Elaboração do mapa interativo: Utilizando um software de design gráfico, os alunos deverão elaborar um mapa interativo que represente a formação do território brasileiro durante o período em questão. O mapa deve incluir legendas explicativas e demarcar territórios indígenas, rotas de comércio, mineração, plantações, cidades importantes e outros elementos relevantes.
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Criação do infográfico: Os alunos deverão criar um infográfico que detalhe o desenvolvimento econômico do Brasil durante o período de tempo designado. O infográfico deve destacar as principais atividades econômicas, os principais produtos e commodities, a distribuição da riqueza, a população e outros dados relevantes.
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Apresentação das descobertas: Cada grupo apresentará suas descobertas e análises para o restante da classe. A apresentação deve incluir uma discussão sobre a formação do território, o desenvolvimento econômico e a interação entre ambos.
Entrega do Projeto
A conclusão do projeto deve ser um documento escrito no seguinte formato:
- Introdução: O documento deve começar com uma introdução ao tema, onde os alunos devem contextualizar o período histórico, a formação do território brasileiro e o desenvolvimento econômico do Brasil nesse período.
- Desenvolvimento: Em seguida, os alunos devem detalhar a metodologia usada na pesquisa e na criação dos materiais visuais (mapa interativo e infográfico). Os alunos também devem discutir suas descobertas e análises.
- Conclusão: Os alunos devem terminar o documento com uma conclusão que resume suas descobertas, fala sobre o que aprenderam no projeto e a relevância do que aprenderam para a compreensão do Brasil de hoje.
- Bibliografia: Por fim, os alunos devem incluir uma lista das fontes usadas durante o projeto.
Este projeto requer mais de doze horas por aluno para ser executado e envolverá a Geografia e História como disciplinas principais.