🇧🇷
Entrar

Projeto: "Expressões de identidade: Uma jornada através da arte"

História da Arte

Original Teachy

Arte e Identidade

Contextualização

Bem-vindos ao projeto "Arte e Identidade"! Esse projeto tem como objetivo explorar a conexão entre arte e identidade dentro da disciplina de História da Arte. Nosso estudo vai focar em entender como a arte reflete, molda e questiona as identidades coletivas e individuais, auxiliando assim na compreensão das várias facetas das sociedades e dos indivíduos.

A arte tem sido uma constante eloquente na representação das narrativas humanas. Se observarmos brevemente a escultura da antiguidade africana, a pintura renascentista europeia, os murais maias mesoamericanos, ou a arte contemporânea de protesto, todas servem como um espelho influente, que reflete as esperanças, angústias, paixões, medos e complexidades das sociedades das quais fazem parte.

A arte é mais do que um reflexo passivo de uma sociedade ou cultura, ela é um instrumento ativo que cria e redefine as identidades. Por estar em constante transformação e interpretação, a arte nos permite compreender a diversidade e a complexidade das identidades humanas de diferentes épocas e lugares.

Importância do tema e aplicações no mundo real

A arte desempenha um papel vital no mundo moderno. As expressões de identidades através da arte não só ajudam a construir um sentido de pertencimento como também sensibilizam para as questões relacionadas à diversidade e inclusão. Nesse sentido, a arte ajuda a moldar opiniões, desafiar preconceitos e incitar o diálogo.

Atualmente, artistas do mundo todo, em diferentes formas de expressões artísticas (pintura, escultura, cinema, música, etc.), continuam a retratar, questionar e explorar questões de identidade em suas obras. Tais obras podem servir como um recurso poderoso para ajudar a compreender e discutir questões contemporâneas de identidade e representação, dando voz às pessoas de diferentes culturas, credos, gêneros e classes sociais.

Para se aprofundar no tema e enriquecer o debate, sugiro os seguintes materiais extras:

  1. Livro: "Arte e Identidade: Ensaios sobre a Estética da Arte Afro-Americana" de Kobena Mercer.
  2. Documentário: "As cores da serpente" que explora a arte africana e sua influência na arte moderna.
  3. Site: The Metropolitan Museum of Art, que contém uma rica coleção de obras de arte com seus respectivos contextos históricos.
  4. Livro: "Identidade e Diferença: A Perspectiva dos Estudos Culturais" de Stuart Hall, que fornece uma visão sobre o papel da arte na criação e disputa das identidades culturais.

Atividade Prática

"Expressões de identidade: Uma jornada através da arte"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é aprofundar a compreensão sobre o papel da arte na construção de identidades, explorar como diferentes culturas e períodos históricos expressam identidade através da arte e compreender como essas expressões influenciaram e refletiram o seu tempo e o espaço cultural. Ao final do projeto, esses estudos serão consolidados na criação de um mural colaborativo e na produção de um relatório escrito que analise aprofundadamente diversas questões relacionadas ao tema.

Materiais Necessários

  1. Livros, artigos online, vídeos e outros materiais de pesquisa sobre história da arte.
  2. Materiais para a criação do mural, que podem incluir papéis de diferentes cores, revistas velhas para recorte, lápis de cor, lápis de cera, canetas coloridas, cola, tesouras, etc.
  3. Computador para a escrita e formatação do relatório.

Descrição detalhada do Projeto

Este projeto será realizado por grupos de 3 a 5 alunos e terá uma duração total de pelo menos 12 horas por aluno. Ele será dividido em duas partes principais: pesquisa e produção de um mural colaborativo e redação de um relatório. Ao longo do projeto, os alunos deverão colaborar e se comunicar efetivamente, compartilhar idéias e solucionar problemas juntos.

Parte 1: Pesquisa e Produção do Mural

Os alunos irão pesquisar, discutir e selecionar obras de arte de diferentes épocas e culturas que considerem representativas do tema "Arte e Identidade". Essas obras podem refletir uma variedade de identidades, como de gênero, raça, religião, classe e nacionalidade. As obras de arte selecionadas devem ser acompanhadas de uma análise explicando por que foram escolhidas e como refletem ou moldam a identidade.

Com base na pesquisa realizada, os alunos irão criar um mural colaborativo que retrate as obras de arte selecionadas. Este mural pode ser criado no papel ou digitalmente, e deve ser pensado como uma narrativa visual que reflete os temas de identidade explorados nas obras.

Parte 2: Redação do Relatório

Paralelamente à criação do mural, os alunos deverão começar a trabalhar no relatório que irá analisar detalhadamente as escolhas feitas para o mural, o contexto histórico, cultural e social de cada obra escolhida e as relações entre arte e identidade que elas revelam.

Esta análise deve ser apoiada por evidências e argumentos retirados das fontes de pesquisa e deve incluir discussões e reflexões sobre as semelhanças, diferenças e conexões entre as diversas obras de arte estudadas. Finalmente, o relatório deverá concluir com uma reflexão sobre como o projeto influenciou a compreensão dos alunos sobre arte e identidade.

Passo a Passo

  1. Formação dos grupos e escolha da metodologia de trabalho: Os alunos formam grupos de 3 a 5 pessoas e definem como irão compartilhar e colaborar durante o projeto.

  2. Realização da pesquisa: Os alunos iniciam sua investigação sobre "Arte e Identidade", explorando diferentes fontes de informação e discutindo em grupo as descobertas interessantes.

  3. Seleção das obras de arte: Após a pesquisa inicial, o grupo seleciona as obras de arte que considera mais representativas do tema, justificando suas escolhas.

  4. Criação do mural: Os alunos trabalham juntos para criar o mural. Eles podem discutir e experimentar diferentes layouts até chegarem a uma representação que esteja de acordo com seus estudos.

  5. Redação do relatório: Enquanto o mural está sendo criado, os alunos também devem trabalhar no relatório. Cada membro do grupo pode ficar responsável por uma parte do relatório ou podem dividir a escrita de cada seção entre todos.

  6. Revisão final: Depois de terminar o mural e a primeira versão do relatório, os alunos devem revisar ambos como um grupo, certificando-se de que tudo está de acordo e corrigindo quaisquer erros. O relatório deve seguir a seguinte estrutura: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.

  7. Apresentação do projeto: O grupo apresenta o mural e discute o relatório com a sala, compartilhando suas descobertas e reflexões.

Entregáveis do Projeto

Os entregáveis do projeto são:

  1. O Mural: Os alunos irão produzir um mural colaborativo que apresente as obras de arte que estudaram e a identidade que essas obras expressam.
  2. O Relatório: Paralelamente à criação do mural, os alunos deverão escrever um relatório detalhado que discuta suas escolhas para o mural, analise as obras de arte escolhidas e discuta sua relação com identidade. O mural e o relatório irão complementar um ao outro; o mural fornece uma representação visual do trabalho dos alunos e suas reflexões sobre arte e identidade, enquanto o relatório oferece um espaço para uma análise mais detalhada.
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies