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Projeto: A Referência em Ação: Conectando Textos e Contextos

Português

Original Teachy

'EM13LGG104'

Referenciação

Introdução

Neste projeto, vamos explorar o conceito de referenciação no estudo da língua portuguesa. A referenciação é uma ferramenta crucial para a coesão textual, fundamental para a compreensão e produção de textos. É uma parte vital do discurso que nos permite referir-nos a algo ou alguém sem ter que repetir as palavras ou frases exatas.

Há vários tipos de referências: referência direta, em que a identidade do referente é clara e precisa; referência indireta, quando a identidade do referente é implícita; e referência por inferência, que requer um tipo especial de conhecimento contextual para ser compreendida. Estes conceitos de referenciação ajudam a estabelecer uma relação entre as frases, tornando a comunicação clara e eficaz.

Poderemos também explorar o uso das expressões anafóricas e catafóricas, que são formas de referenciação que retomam ou anunciam, respectivamente, elementos já citados ou a serem citados no discurso. Estudaremos ainda o emprego de pronomes como ferramentas de referenciação, analisando como eles podem substituir ou complementar um referente ao longo de um texto.

Contextualização

No mundo real, a referenciação é utilizada constantemente em várias situações de comunicação. Por exemplo, em uma conversa, podemos nos referir a uma pessoa ou objeto sem especificar o nome, mas ainda assim nosso interlocutor entenderá a quem ou ao que estamos nos referindo. Assim, a referenciação ajuda a tornar a comunicação mais eficiente e menos repetitiva.

Nos estudos acadêmicos, a referenciação é uma habilidade crucial na produção de textos, seja para evitar a repetição de palavras, seja para citar fontes de pesquisa. Saber empregar corretamente as ferramentas de referenciação permite uma escrita mais fluída e clara, facilitando a compreensão do leitor.

Para se aprofundar no tema, aconselhamos a consulta às seguintes fontes:

Atividade Prática

Título da Atividade: "A Referência em Ação: Conectando Textos e Contextos"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos uma experiência prática e multidisciplinar sobre o uso eficaz da referenciação no discurso e na escrita. Ao longo do projeto, os alunos irão explorar diferentes formas de referenciação, entender como elas contribuem para a coesão textual e aprimorar suas habilidades na aplicação prática desses conceitos.

Descrição Detalhada do Projeto

Os estudantes, divididos em grupos de 3 a 5, devem produzir um mini-documentário com duração de 20-30 minutos, onde exploram o conceito de referenciação e sua aplicação prática. O documentário deve envolver suas aplicações tanto na língua portuguesa quanto em outro contexto disciplinar de sua escolha.

Os estudantes terão liberdade criativa para escolher o formato do documentário, podendo optar por entrevistas, dramatizações, apresentações de slides, animações, entre outros. Contudo, o conteúdo deve focar nos tópicos de referenciação discutidos em sala de aula e também mostrar como a referenciação se aplica na outra disciplina escolhida.

As referências exigidas no documentário devem englobar:

  1. Referenciação direta e indireta
  2. Anáfora e Catáfora
  3. Uso de pronomes como ferramentas de referenciação

Materiais Necessários

  • Computador com acesso à internet
  • Software de edição de vídeo
  • Câmera ou smartphone para gravação do vídeo
  • Material de pesquisa sobre o tema (livros, artigos, websites)

Passo a Passo para Realização da Atividade:

  1. Formação dos grupos: Os alunos devem se organizar em grupos de 3 a 5 integrantes.
  2. Escolha da segunda disciplina: Escolher uma disciplina adicional, além do Português, que seja relevante para a aplicação do conceito de referenciação.
  3. Pesquisa e Planejamento: Realizar uma pesquisa detalhada sobre o conceito de referenciação e como ele se aplica na língua portuguesa e na disciplina escolhida. Planejar o conteúdo e o formato do documentário.
  4. Criação do Roteiro: Criar um roteiro detalhado para o documentário, incluindo as falas, as referências a serem demonstradas e os conceitos a serem explicados.
  5. Produção do Documentário: Gravar e editar o documentário de acordo com o roteiro criado.
  6. Relatório Final: Escrever um relatório detalhando a experiência do projeto, com seções de introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia utilizada.

Entregas do Projeto

  1. Mini-documentário: O produto final do projeto será um mini-documentário que explora a referenciação na língua portuguesa e em uma segunda disciplina de escolha.

  2. Relatório Escrito: Em complemento ao vídeo, os grupos devem apresentar um relatório escrito que contextualize o documentário e detalhe o processo de criação. Este documento deve, de forma coerente e coesa, unir os elementos práticos do projeto com a teoria estudada em sala de aula. A estrutura do relatório deve seguir a seguinte ordem:

    1. Introdução: O aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real e o objetivo do projeto.
    2. Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por trás do tema central do projeto, explicar em detalhes a criação do documentário, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos.
    3. Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
    4. Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

Os alunos devem se esforçar para demonstrar o máximo de habilidades mencionadas no objetivo deste projeto, tanto no vídeo, quanto no relatório.

Iara Tip

DICA DA IARA

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