Logo da Teachy
Entrar

Projeto: Hora do Show com Expressões Algébricas

Avatar padrão

Lara da Teachy


Matemática

Original Teachy

'EF08MA06'

Expressões algébricas

Contextualização

As expressões algébricas são a base da matemática que utilizamos diariamente, mesmo sem perceber. Elas são a forma como representamos as diferentes operações matemáticas de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raízes. Aprender a manipular essas expressões é uma habilidade essencial para quem quer entender a matemática e suas aplicações.

As expressões algébricas são compostas por números, variáveis (letras que representam números desconhecidos), operadores (como +, -, *, /, ^) e parênteses. O objetivo é aprender a lidar com essa combinação complexa de elementos e resolver as expressões, ou seja, encontrar o valor numérico que ela representa.

Com as expressões algébricas, você pode ver a matemática em ação em muitas coisas que você faz no seu dia a dia. Imagine que você está planejando uma festa e precisa comprar refrigerante. Você pode usar expressões algébricas para descobrir quantos litros de refrigerante você precisa comprar, dependendo de quantas pessoas vão à festa. As expressões algébricas também são usadas em muitos campos, desde a engenharia à economia, para modelar e resolver problemas complexos.

Atividade Prática

Título da Atividade: Hora do Show com Expressões Algébricas!

Objetivo do projeto

O objetivo deste projeto é criar um jogo de tabuleiro educativo sobre expressões algébricas. O jogo vai ajudar a entender e aplicar a manipulação de expressões algébricas em um contexto lúdico e divertido. Além disso, os alunos também vão aprender a trabalhar em equipe, gerenciar o tempo e desenvolver habilidades de comunicação.

Descrição detalhada do projeto

Os alunos, em grupos de 3 a 5, devem criar um jogo de tabuleiro que inclua problemas com expressões algébricas para se resolver durante o jogo. O jogo deve seguir a temática de uma "jornada matemática", onde os jogadores avançam no tabuleiro ao resolver as expressões corretamente.

Materiais necessários

  • Papelão ou outro material para criar o tabuleiro do jogo
  • Papel e canetas coloridas para escrever as questões e criar o design do tabuleiro
  • Dados e marcadores para os jogadores
  • Computador com acesso à internet para pesquisa

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Pesquisa: Pesquise sobre jogos de tabuleiro educativos e como eles são construídos. Analise os diferentes elementos que compõem um jogo e o que faz um jogo ser atraente e educativo ao mesmo tempo.

  2. Criação do Tabuleiro: Desenhe o tabuleiro no papelão. Seja criativo! O tabuleiro pode ter qualquer formato - não precisa ser um retângulo ou uma grade.

  3. Criação das Questões: Escreva expressões algébricas em pedaços de papel. As expressões devem variar em dificuldade. Quando os jogadores caem em uma casa, selecionam uma questão e devem resolvê-la para avançar.

  4. Regras do Jogo: Escreva as regras do jogo. Decida como os jogadores vão mover seus marcadores (por exemplo, lançando um dado), como eles selecionam as questões e como eles avançam no jogo ao resolver as expressões.

  5. Teste do Jogo: Jogue o jogo com o seu grupo. Ajuste as regras ou as questões conforme necessário.

  6. Preparação do Relatório: Prepare um relatório em grupo detalhando o processo de criação do jogo, a metodologia empregada, as decisões tomadas e os desafios encontrados.

Entrega do Projeto

O projeto será dividido em duas partes principais para a entrega:

  1. Jogo de Tabuleiro: O jogo de tabuleiro físico criado pelo grupo. Ele será avaliado pela originalidade, aplicabilidade das expressões algébricas, e clareza nas regras do jogo.

  2. Relatório: O relatório escrito pelo grupo deverá ter as seguintes seções:

    • Introdução: Contextualize o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.

    • Desenvolvimento: Descreva a teoria por trás das expressões algébricas, explique a atividade em detalhes, indique a metodologia utilizada e apresente os resultados obtidos (como o jogo funciona).

    • Conclusão: Retome os pontos principais, explique o que foi aprendido com a experiência e tire conclusões sobre o projeto.

    • Bibliografia: Indique as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.


Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Criando o Labirinto Geométrico
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Gráficos em Ação: Adequação, Criação e Análise
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Função: Entradas e Saídas | Metodologia Ativa | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Descobrindo o mundo através dos pontos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies