Logo da Teachy
Entrar

Projeto: Comédia em Ação: Apresentando o Presente do Indicativo em Espanhol

Avatar padrão

Lara da Teachy


Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Presente do Indicativo

Contextualização

O presente do indicativo é um tempo verbal muito comum e bastante utilizado tanto na língua portuguesa quanto na espanhola. Ele expressa, principalmente, uma ação que ocorre no exato momento em que se fala ou um hábito ou ação que ocorre com frequência.

Nesta atividade, vamos nos concentrar no presente do indicativo em espanhol. O entendimento do presente do indicativo é crucial para a fluência na língua espanhola, dado que representa a base para a compreensão e construção de frases.

Esse tempo verbal é fundamental em qualquer conversação no dia a dia e ajuda a comunicar suas ideias de maneira clara e precisa. É um dos primeiros tempos verbais que os estudantes aprendem quando começam a estudar a língua espanhola e, apesar de suas particularidades, é mais simples do que parece.

Introdução

O presente do indicativo em espanhol é classificado em duas categorias: verbos regulares e verbos irregulares. Os verbos regulares seguem um padrão de conjugação comum ao grupo ao qual pertencem (verbos terminados em -ar, -er e -ir). Os verbos irregulares, contudo, alteram o radical ou a terminação, ou ambos, e não seguem um padrão fixo.

Compreender a diferença entre verbos regulares e irregulares e saber como conjugá-los corretamente é fundamental para dominar o uso do presente do indicativo em espanhol. Isso facilitará a comunicação e a compreensão em situações diárias, seja assistindo a um filme, fazendo compras ou conversando com um nativo.

Atividade Prática

Título: "Comédia em Ação: Apresentando o Presente do Indicativo em Espanhol"

Objetivo do Projeto

O objetivo dessa atividade é que os alunos possam entender, praticar e aplicar em um contexto lúdico e real o presente do indicativo em espanhol. Isso será feito através da criação e da encenação de uma cena de comédia.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos estarão divididos em grupos de três a cinco pessoas. Cada grupo criará e encenará uma cena de comédia que deve durar entre 5 e 10 minutos. A cena pode ser totalmente original ou baseada em um script existente. A única regra é que todos os diálogos devem ser realizados usando o presente do indicativo em espanhol.

Durante a atividade, os alunos terão a oportunidade de escrever, praticar e finalmente atuar no palco, usando o presente do indicativo em contexto.

Materiais Necessários

  • Papel e caneta para esboçar a cena
  • Câmera ou smartphone para gravar a cena
  • Acesso à internet para pesquisa e consulta.

Passo a Passo Detalhado

1. Formação dos grupos:

Serão formados grupos de no mínimo 3 e no máximo 5 alunos cada.

2. Criação do roteiro:

Cada grupo deve criar um roteiro para a cena de comédia. O roteiro deve incluir descrição das ações, falas dos personagens e cenário. É importante lembrar que todas as falas devem ser no presente do indicativo em espanhol.

3. Ensaios:

Uma vez que o roteiro está pronto, os alunos devem ensaiar sua cena para certificar-se de que as falas estão corretas e que a cena é compreensível.

4. Filmagem:

Depois de ensaiarem, é a hora de filmar a cena. Cada grupo deve gravar sua cena e garantir que as falas estejam claras.

5. Edição e finalização:

Os grupos devem revisar o vídeo e, se necessário, realizar ajustes e cortes. Após finalizado, o vídeo deve ser enviado para o professor.

6. Apresentação dos vídeos:

Os vídeos serão apresentados em sala de aula para toda a turma.

Produto Final e Entrega

O produto final será a gravação de um vídeo de uma cena de comédia onde todos os diálogos são realizados usando o presente do indicativo em espanhol.

Os grupos deverão entregar, junto com o vídeo, um relatório que contenha:

  1. Introdução: Contextualizando o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo do trabalho.
  2. Desenvolvimento: Descrição da teoria do presente do indicativo, explicação detalhada da atividade, metodologia utilizada e discussão dos resultados obtidos.
  3. Conclusão: Retomada dos pontos principais, aprendizados obtidos e conclusões retiradas sobre o projeto.
  4. Bibliografia: Referências aos materiais e recursos utilizados durante o projeto.

O relatório e o vídeo devem ser entregues no prazo de uma semana após o início do projeto.


Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Verbos: Ser, Estar, Tener | Metodologia Digital | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Aventuras Temporais: Conquistando o Relógio Espanhol
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Interpretação de Texto | Metodologia Ativa | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Projeto Técnico | Colocação Pronominal
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!