Objetivos
- Entender as contribuições de Durkheim, Marx e Weber para a construção das ciências sociais.
- Identificar as principais ideias de cada um desses autores e sua relevância para a sociedade contemporânea.
- Promover uma análise crítica sobre a aplicação das ideias de Durkheim, Marx e Weber em contextos sociais atuais.
- Estimular a capacidade de argumentação e debate dos alunos ao relacionar teorias sociológicas com situações do cotidiano.
Você Sabia?
1. 🔍 Você sabia que Émile Durkheim é considerado o pai da sociologia moderna e que ele analisou até os 'fatos sociais' de coisas como o suicídio? Sim, ele transformou até as tragédias em estatísticas! 💼📉
2. ⚙️ Karl Marx não só criou um movimento social, mas também previu muitas das batalhas econômicas que vemos hoje. Que tal pensar nele como um 'Nostradamus das Lutas de Classe'? 📈💥
3. 😎 Max Weber também tem seus momentos 'cool'. Além de estudar a racionalidade e burocracia, ele foi um dos pioneiros em estudar o papel da ética no capitalismo.
Contextualizando
Imagina que você está em um reality show onde os competidores são nada mais nada menos que Durkheim, Marx e Weber. Cada um tem suas habilidades únicas para analisar como a sociedade funciona. Durkheim, o Guardião das Regras, está sempre observando como as normas mantêm a sociedade unida. Marx, o Lutador da Igualdade, nunca perde a chance de destacar as batalhas entre classes sociais. E Weber, o Mestre da Ação, está lá para explicar como nossas intenções pessoais podem moldar grandes transformações sociais.
Esses caras não são apenas nomes nos livros de história; eles criaram os fundamentos que usamos até hoje para entender a sociedade. Durkheim olhava para a sociedade como um corpo humano, onde cada parte tem um papel essencial. Marx via tudo como uma grande batalha entre os 'ricos e pobres', e Weber estava lá para lembrar que até nossas ações cotidianas têm um grande impacto. E aí, quem você acha que venceria esse reality show? 🔥🏆
Então, por que isso importa em 2023? Bem, se você já se perguntou por que certas regras sociais nunca mudam ou por que algumas lutas sociais parecem nunca acabar, essas são as teorias que ajudam a explicar! A análise que esses teóricos fizeram ainda serve para entendermos problemas como desigualdade, a importância das normas sociais e como nossas ações individuais têm peso na sociedade. Então, prepare-se para uma jornada divertida e educativa com esses verdadeiros 'super-heróis' da sociologia! 🚀✨
Atividade 1: Mapeamento Sociológico Digital 🔍💬
Descrição
Chegou a hora de colocar a mão na massa (ou nos teclados) e criar algo inovador! Vocês irão criar um Mapa Interativo Digital que apresenta e explora as principais ideias de Durkheim, Marx e Weber aplicadas a contextos modernos. Esse mapa será como uma jornada que conecta o pensamento dos clássicos com os dilemas sociais contemporâneos através de textos, imagens, vídeos e links. O objetivo é conectar teoria e prática de maneira dinâmica e criativa! 💡🌐
Materiais Necessários
- Computadores ou celulares com acesso à Internet
- Ferramentas de design gráfico (Canva, Piktochart, etc.)
- Ferramentas de apresentação digital (Google Slides, Prezi, etc.)
- Editor de vídeo (opcional, como o iMovie ou o Filmora)
- Papéis e canetas para anotações e esboços
- Contas em plataformas de redes sociais (opcional para partilha de resultados)
Passo a Passo
- Formem uma grande equipe, dividindo-se em subgrupos responsáveis por cada sociólogo (Durkheim, Marx e Weber).
- Cada subgrupo deverá fazer uma pesquisa detalhada sobre seu respectivo sociólogo. Recolham informações sobre suas biografias, teorias principais e exemplos de como suas ideias se aplicam hoje.
- Reúnam-se e discutam as informações coletadas. Façam planos sobre como integrar essas informações de forma lógica e visualmente atraente no Mapa Interativo Digital.
- Escolham a ferramenta digital que irão utilizar para criar o mapa. Pode ser Google Slides, Prezi, Canva, ou outra ferramenta que todos consigam usar.
- Comecem a construir o mapa interativo. Dividam as tarefas, como criação de textos, busca de imagens e vídeos, design gráfico, e revisão.
- Incorporem diversos formatos digitais para tornar o mapa interativo e interessante, incluindo vídeos curtos, infográficos, memes educativos e links para artigos adicionais.
- Certifiquem-se de que cada parte do mapa esteja interligada, apresentando uma narrativa coesa que passe pelos três sociólogos e suas teorias.
- Revisem todo o mapa juntos, fazendo ajustes e melhorias conforme necessário.
- Quando o mapa estiver pronto, apresentem-no para a turma, explicando cada parte e mostrando como as teorias são aplicáveis no mundo moderno.
- Opcionalmente, vocês podem compartilhar o mapa em redes sociais ou enviá-lo para uma plataforma de compartilhamento de recursos educativos.
O Que Você Deve Entregar?
Vocês vão criar um Mapa Interativo Digital usando a ferramenta que preferirem (Google Slides, Prezi, Canva, etc.). Esse mapa deve conter: Uma breve biografia de Durkheim, Marx e Weber. As principais ideias de cada um aplicadas a aspectos modernos da sociedade (usem vídeos, infográficos, memes, etc.). Estudos de caso ou exemplos contemporâneos que ilustram essas teorias em ação. Links e recursos adicionais para os curiosos de plantão. Reflexões e questionamentos críticos sobre o impacto dessas ideias na atualidade. Lembrem-se de deixar o mapa visualmente atraente e interativo! O mapa será compartilhado com a turma e possivelmente em redes sociais para que todos possam aprender e interagir com o conteúdo apresentado.
Atividade 2: Podcast Sociológico 🎙️🧠
Descrição
Está na hora de lançar suas vozes ao universo digital e discutir as ideias de Durkheim, Marx e Weber de uma forma que capture a atenção de todos! Vocês vão produzir um Podcast Sociológico! Cada episódio será dedicado a um dos três grandes teóricos e como suas ideias se aplicam aos desafios modernos. A intenção é criar uma série cativante e educativa, onde vocês discutirão as teorias, farão entrevistas e comentarão notícias recentes que ilustram essas ideias. Vai ser a temporada mais intelectual da podosfera! 🌌🎧
Materiais Necessários
- Celulares ou computadores com microfones
- Software de edição de áudio gratuito (como Audacity ou GarageBand)
- Acesso à internet para pesquisa
- Sites ou ferramentas para hospedar podcasts (como Anchor, Spotify ou SoundCloud)
- Fones de ouvido
- Papéis e canetas para esquematizar os roteiros
Passo a Passo
- Reúnam toda a turma e formem comissões: roteiro, pesquisa, gravação, edição e divulgação.
- Cada comissão deve reunir-se para planejar suas atividades. A comissão de pesquisa deve coletar informações sobre Durkheim, Marx e Weber.
- A comissão de roteiro cria um script inicial para cada episódio, incluindo as principais perguntas e temas a serem discutidos.
- Realizem reuniões de grupo para ajustar e aprovar o roteiro. Certifiquem-se de que os temas abordados estejam equilibrados e interessantes.
- A comissão de gravação deve preparar os equipamentos e encontrar um local silencioso para gravar os episódios.
- Usem celulares ou computadores para gravar, seguindo o roteiro. Lembrem-se de falar claramente e de forma envolvente!
- A comissão de edição ajusta o áudio, adiciona música de fundo, vinhetas e outros efeitos sonoros para tornar o podcast mais profissional e atraente.
- O grupo inteiro pode revisar os episódios editados, dando feedback e fazendo ajustes necessários antes da versão final.
- Publiquem os episódios em uma plataforma de hospedagem de podcasts. Usem redes sociais e outros meios de comunicação para divulgar os podcasts.
- Finalmente, reservem um momento em sala de aula para ouvir os episódios juntos e discutir as ideias apresentadas. Refletir sobre a experiência de criar o podcast e como ele ajudou no aprendizado das teorias sociológicas.
O Que Você Deve Entregar?
Vocês devem criar uma série de três episódios de podcast, cada um com duração de 10 a 15 minutos. Cada episódio deve focar em um dos sociólogos: Durkheim, Marx, e Weber, acompanhando essa estrutura: Introdução do sociólogo (biografia breve e contexto histórico). Explicação das principais ideias e teorias do sociólogo. Discussão sobre como essas ideias se aplicam ao mundo moderno, com exemplos atuais. Entrevistas com especialistas (podem ser professores, pais ou colegas) ou debates internos. Conclusão e reflexões finais. O podcast deve ser editado com excelência, incluindo vinhetas criativas, música de fundo e efeitos sonoros quando pertinente. Publiquem o podcast em uma plataforma de hospedagem e compartilhem o link com a turma e, quem sabe, com o mundo! 🎙️🌟
Atividade 3: Jogo de Realidade Aumentada: Missão Sociólogos 🎮🕵️
Descrição
Preparem-se para uma aventura na qual Durkheim, Marx e Weber são os protagonistas! Vocês criarão um Jogo de Realidade Aumentada (RA) onde os jogadores precisarão resolver desafios baseados nas teorias desses três grandes sociólogos. A ideia é usar aplicativos de RA para sobrepor informações digitais ao mundo real, criando uma experiência educacional interativa e divertida. Ao longo do caminho, os jogadores enfrentarão questões sociais contemporâneas e usarão os conhecimentos das teorias sociológicas para resolver problemas e avançar no jogo. 🚀📘
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com câmera e acesso à Internet
- Aplicativos de Realidade Aumentada (como ARize, BlippAR ou Adobe Aero)
- Materiais para design gráfico (Canva, Adobe Spark, etc.)
- Papéis e canetas para esboços
- Plataformas de comunicação online (Google Meet, Zoom) para reuniões de planejamento
Passo a Passo
- Formem uma grande equipe, dividindo-se em subgrupos responsáveis por cada sociólogo (Durkheim, Marx e Weber) e pelo desenvolvimento do jogo.
- Cada subgrupo deverá fazer uma pesquisa detalhada sobre seu respectivo sociólogo, coletando biografias, teorias principais e exemplos de aplicação contemporânea.
- Os subgrupos devem reunir-se para discutir como transformar essas informações em cenários e desafios interativos de RA. Façam esboços e desenhos do que desejam criar.
- Escolham e instalem um aplicativo de Realidade Aumentada (como ARize, BlippAR ou Adobe Aero) que permita criar cenários e interações digitais.
- Comecem a criar as introduções e textos explicativos sobre os sociólogos no aplicativo escolhido. Estas introduções serão as primeiras coisas que os jogadores verão.
- Desenvolvam os cenários interativos do jogo, onde os jogadores encontrarão desafios sociais modernos. Incluam perguntas e situações que exijam a aplicação das teorias sociológicas para serem resolvidas.
- Produzam materiais gráficos e audiovisuais (como infográficos, vídeos curtos e audioclipes) para enriquecer a experiência de RA.
- Testem o jogo entre vocês mesmos para garantir que está funcionando corretamente e ajustem qualquer falha ou melhoria necessária.
- Quando o jogo estiver pronto, organizem uma sessão de lançamento na sala de aula onde todos possam testar e jogar juntos.
- Documentem o processo de criação e os resultados finais. Opcionalmente, podem criar um vídeo tutorial ou de apresentação do jogo para compartilhar online e incentivar outras pessoas a jogarem.
O Que Você Deve Entregar?
Vocês devem criar um Jogo de Realidade Aumentada que aborde os conceitos de Durkheim, Marx e Weber de maneira envolvente. O jogo deve incluir: Introduções e biografias dos sociólogos. Descrições das principais teorias e ideias de cada um. Cenários interativos onde os jogadores enfrentam desafios relacionados a questões sociais modernas, utilizando as teorias sociológicas para resolvê-los. Feedback e dicas interativas para os jogadores baseadas nas escolhas que fizerem no jogo. Interface visual atraente, com gráficos, vídeos e audioclipes para enriquecer a experiência do usuário. O entregável será o próprio Jogo de Realidade Aumentada, que poderá ser compartilhado e jogado por outras turmas ou até mesmo publicado online!