Entrar

Plano de aula de Diferenças Étnico-Raciais e Étnicas Culturais e Desigualdades Sociais

Geografia

Original Teachy

'EF05GE02'

Diferenças Étnico-Raciais e Étnicas Culturais e Desigualdades Sociais

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Diferenças Étnico-Raciais e Étnicas Culturais e Desigualdades Sociais

Palavras Chavediferenças étnico-raciais, desigualdades sociais, migrações, infraestrutura, dinâmicas populacionais, metodologia ativa, redes sociais, influenciadores digitais, jogos interativos, mapas digitais, colaboração, pensamento crítico, comunicação, reflexão
Materiais Necessárioscelulares com acesso à internet, plataformas de redes sociais (Instagram, TikTok, YouTube), ferramentas de edição de vídeo e imagem, plataformas de criação de jogos (Kahoot, Quizlet, Twine), ferramentas de mapeamento digital (Google Maps, Mapchart), papel e caneta para anotações
Códigos BNCCEF05GE02: Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaTerritório

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer uma base clara e compreensiva para a aula, destacando os objetivos principais que guiarão o aprendizado. Estes objetivos orientarão o professor e os alunos, clarificando as metas a serem alcançadas e preparando o terreno para as atividades práticas subsequentes.

Objetivos principais:

1. Compreender a importância das diferenças étnico-raciais e étnicas culturais na formação da sociedade.

2. Analisar como as migrações e a infraestrutura impactam as dinâmicas populacionais em sua Unidade da Federação.

Objetivos secundários:

  1. Refletir sobre as desigualdades sociais resultantes das diferenças étnico-raciais.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início, conectando o tema da aula com suas realidades e experiências diárias. O uso de dispositivos móveis para pesquisa ativa incentiva a aprendizagem autônoma e a capacidade de busca por informações, preparando-os para um debate mais enriquecedor e informador.

Aquecendo

Para iniciar a aula, explique aos alunos a importância de compreender as diferenças étnico-raciais e culturais na formação da sociedade, além do impacto dessas diferenças nas desigualdades sociais. Solicite que usem seus celulares para pesquisar e compartilhar um fato interessante sobre o tema. Peça para compartilharem suas descobertas com a turma, incentivando a curiosidade e o interesse pelo assunto.

Reflexões Iniciais

1. Quais são algumas diferenças étnico-raciais que podemos observar em nossa comunidade?

2. Como você acha que as migrações influenciam as dinâmicas populacionais?

3. De que maneira a infraestrutura de uma região pode afetar sua população e as desigualdades sociais?

4. Você conhece alguma situação ou exemplo em que diferenças culturais tenham causado impacto na sociedade?

5. Como podemos promover a igualdade e respeito às diversas culturas e etnias em nosso ambiente escolar?

Desenvolvimento

Duração: 75 - 85 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa, onde possam aplicar seus conhecimentos sobre diferenças étnico-raciais, culturais e desigualdades sociais. Através do uso de tecnologias e atividades colaborativas, os alunos se engajarão profundamente com o tema, desenvolvendo habilidades críticas e de comunicação.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Histórias de Influenciadores: Conscientização Étnico-Racial

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar a dinâmica das redes sociais para sensibilizar e informar sobre as questões étnico-raciais e culturais, promovendo reflexões críticas sobre as desigualdades sociais.

- Descrição: Os alunos criarão perfis fictícios de influenciadores digitais que abordam questões étnico-raciais e culturais. Usarão redes sociais para compartilhar conteúdos educativos e iniciar discussões sobre desigualdades sociais, com o objetivo de sensibilizar e informar a comunidade online.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 integrantes.

  • Peça a cada grupo que crie um perfil fictício de influenciador digital em uma plataforma de rede social (Instagram, TikTok, YouTube, etc.).

  • Os perfis devem abordar temas relacionados às diferenças étnico-raciais, culturais e desigualdades sociais.

  • Cada grupo deve criar conteúdos (posts, vídeos curtos, stories) que expliquem as dinâmicas populacionais, migrações e infraestrutura, e como estes influenciam as desigualdades sociais.

  • Os alunos devem usar ferramentas de edição de vídeo e imagem disponíveis nos celulares para criar conteúdos atraentes e educativos.

  • Os grupos devem compartilhar seus conteúdos com a turma e promover discussões sobre os temas abordados.

Atividade 2 - Jogo Interativo: A Jornada das Migrações

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover o entendimento das migrações e suas consequências através de uma abordagem lúdica e interativa, incentivando a colaboração e o pensamento crítico.

- Descrição: Os alunos desenvolverão um jogo interativo baseado nas migrações e suas implicações nas dinâmicas populacionais e desigualdades sociais. Utilizarão ferramentas de gamificação para criar um cenário que simule as diferentes etapas e desafios enfrentados pelos migrantes.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 integrantes.

  • Peça a cada grupo que utilize plataformas como Kahoot, Quizlet ou Twine para desenvolver um jogo interativo.

  • O jogo deve simular a jornada de migrantes, destacando os desafios, oportunidades e impactos nas dinâmicas populacionais e nas desigualdades sociais.

  • Os alunos devem criar perguntas, cenários e desafios que refletem a realidade das migrações e sua influência na infraestrutura e nas diferenças étnico-raciais e culturais.

  • Os grupos devem testar seus jogos uns com os outros e discutir as experiências e aprendizados.

  • Ao final, os alunos devem compartilhar as lições aprendidas e reflexões sobre como as migrações impactam a sociedade.

Atividade 3 - Mapa Vivo: Dinâmicas Populacionais em Ação

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa e análise, utilizando ferramentas digitais para ilustrar e compreender as dinâmicas populacionais e suas consequências sociais e infraestruturais.

- Descrição: Os alunos criarão um 'mapa vivo' digital utilizando ferramentas como Google Maps ou Mapchart, onde irão ilustrar as dinâmicas populacionais, migrações e suas consequências infraestruturais e sociais dentro de sua Unidade da Federação.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 integrantes.

  • Cada grupo deve selecionar uma área específica de sua Unidade da Federação para explorar.

  • Usando ferramentas digitais como Google Maps ou Mapchart, os alunos devem criar um mapa interativo que ilustre as migrações, infraestrutura e diferenças étnico-raciais e culturais da região.

  • Os alunos devem adicionar marcadores, fotos, vídeos e descrições que expliquem as dinâmicas populacionais e suas implicações nas desigualdades sociais.

  • Os grupos devem apresentar seus mapas à turma, explicando as escolhas feitas e as conexões observadas.

  • Promova uma discussão sobre as diferenças e semelhanças encontradas nos mapas apresentados pelos diferentes grupos.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar os aprendizados dos alunos através de reflexão e feedback. A discussão em grupo permite que os alunos compartilhem suas experiências e insights, enquanto o feedback 360° promove a autoavaliação e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração. Esta etapa é crucial para reforçar os conceitos aprendidos e encorajar um ambiente de crescimento contínuo.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Comece a discussão agradecendo o empenho de todos e ressaltando a importância do tema estudado. Pergunte aos grupos sobre os desafios enfrentados e as estratégias usadas para superá-los. Incentive-os a compartilhar algum conteúdo ou descoberta que consideraram mais impactante. Termine a discussão destacando as conexões feitas entre as atividades realizadas e o tema central da aula.

Reflexões

1. Como a criação dos perfis de influenciadores digitais ajudou a entender melhor as questões étnico-raciais e culturais? 2. Quais foram os aprendizados mais significativos ao desenvolver e jogar os jogos interativos sobre migrações? 3. De que maneira a elaboração do 'mapa vivo' colaborou para a compreensão das dinâmicas populacionais e suas consequências?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem um feedback 360° de maneira construtiva e respeitosa. Explique que cada aluno deve receber um feedback dos outros membros do grupo, destacando pontos positivos e sugestões de melhoria. Sugira que utilizem frases como 'Eu gostei de...' e 'Eu sugiro que...' para facilitar a comunicação. Reforce a importância de ouvir atentamente e agradecer pelos feedbacks recebidos, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

 Finalidade 

Esta etapa final do plano de aula tem como objetivo consolidar os conhecimentos adquiridos, conectando-os à realidade dos alunos e destacando a relevância do tema estudado. Através de um resumo criativo e reflexões sobre as aplicações práticas, os alunos são encorajados a internalizar os conceitos e levá-los para além da sala de aula. ✨

Resumo

 Resumo da Aula 

Imagine um mundo sem cores, sem diversidade, sem culturas diferentes...  Isso não parece nada interessante, certo? Hoje, exploramos como as diferenças étnico-raciais e culturais fazem da nossa sociedade um mosaico vibrante e dinâmico. Utilizando influenciadores digitais fictícios, jogos interativos e mapas vivos digitais, entendemos as migrações, as dinâmicas populacionais e como tudo isso se entrelaça na infraestrutura e nas desigualdades sociais. ✨

No Mundo

 No Mundo Atual 

No mundo globalizado de hoje, onde as redes sociais e as tecnologias digitais dominam, entender e respeitar as diferenças étnico-raciais e culturais é mais importante do que nunca. Esta aula mostrou como essas questões estão presentes nas nossas vidas diárias, desde os conteúdos que consumimos online até as políticas sociais e urbanas que impactam diretamente a nossa qualidade de vida. 

Na Prática

 Aplicações no Dia a Dia 

Compreender e valorizar as diferenças étnico-raciais e culturais não só promove um ambiente mais inclusivo e respeitoso, mas também enriquece nossa própria visão de mundo. As habilidades adquiridas nesta aula ajudam a desenvolver empatia, pensamento crítico e capacidade de análise, ferramentas essenciais para navegar e prosperar na sociedade moderna. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies