Entrar

Questão sobre Sintaxe: Vocativo

Português

Originais Teachy

Sintaxe: Vocativo

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Português

No poema 'Mar Português', Fernando Pessoa invoca o espírito dos navegadores portugueses, utilizando uma série de vocativos que ressoam com um apelo patriótico e um sentimento de grandiosidade em relação ao passado histórico de Portugal. A habilidade de utilizar corretamente os vocativos é essencial para a construção desses apelos retóricos, pois eles são responsáveis por estabelecer a conexão direta com o interlocutor, ou neste caso, com o espírito da nação. Considerando o contexto poético em que os vocativos são empregados e a função dos mesmos na construção do discurso, analise o trecho abaixo e identifique o vocativo que, além de chamar o interlocutor para o diálogo, também exerce influência sobre a tonalidade emocional do poema, conferindo-lhe uma intensidade que ultrapassa o sentido gramatical isolado da palavra.
a.
O vocativo que, além de chamar o interlocutor para o diálogo, também exerce influência sobre a tonalidade emocional do poema é 'quanto do teu sal'.
b.
O vocativo que, além de chamar o interlocutor para o diálogo, também exerce influência sobre a tonalidade emocional do poema é 'lágrimas de Portugal'.
c.
O vocativo que, além de chamar o interlocutor para o diálogo, também exerce influência sobre a tonalidade emocional do poema é 'Ó mar salgado'.
d.
O vocativo que, além de chamar o interlocutor para o diálogo, também exerce influência sobre a tonalidade emocional do poema é 'Portugal'.
e.
O vocativo que, além de chamar o interlocutor para o diálogo, também exerce influência sobre a tonalidade emocional do poema é 'mar salgado'.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

ENEM

Interpretação de Texto

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Recentemente, você leu uma notícia sobre a inauguração de uma praça na sua cidade. Apesar de o texto ser informativo, você percebeu algumas diferenças na abordagem da notícia em dois jornais distintos. Baseado nessa situação, responda: (1) Por que é impossível haver uma neutralidade absoluta na elaboração das notícias? (2) Como um leitor pode desenvolver uma atitude crítica ao analisar textos jornalísticos? (3) Que características você identificaria para diferenciar o gênero notícia de outros gêneros jornalísticos?

Gênero Textual: Notícia • 'EF06LP01, EF06LP02'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

A literatura africana tem ganhado cada vez mais destaque no cenário literário mundial, apresentando uma riqueza de temas e estilos que retratam a realidade e a cultura dos diferentes povos africanos. Dentro desse contexto, qual das alternativas a seguir melhor descreve as principais tendências e características presentes na literatura africana contemporânea?

Tendências Literárias: Literatura Africana

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies