Entrar

Questão sobre Tendências Literárias: Literatura Pós-Moderna

Português

Originais Teachy

Tendências Literárias: Literatura Pós-Moderna

Médio

(Originais Teachy 2024) - Questão Médio de Português

A literatura pós-moderna surge como uma reação à era moderna, carregando consigo uma gama de características que desafiam as estruturas narrativas tradicionais. Em 'A Condição Pós-Moderna', Jean-François Lyotard propõe a ideia de que a pós-modernidade se manifesta como 'incredulidade em relação às metanarrativas', negando a existência de sistemas de pensamento universalizados, típicos do projeto iluminista. Essa corrente literária, portanto, tende a enfatizar a fragmentação, a intertextualidade e a apreciação do efêmero. Considerando o trecho de Lyotard e as características da literatura pós-moderna, analise o poema a seguir de um autor contemporâneo e identifique como ele se alinha com as tendências pós-modernas apresentadas. Além disso, reflita sobre a influência de contextos históricos, sociais e tecnológicos contemporâneos na criação e na compreensão deste texto literário.
a.
O poema se alinha com as tendências pós-modernas ao apresentar uma narrativa fragmentada, refletindo a incredulidade em metanarrativas e a influência da tecnologia digital e questões sociais contemporâneas.
b.
O poema segue uma estrutura linear tradicional, refutando as características pós-modernas de fragmentação e incredulidade em metanarrativas.
c.
As estrofes do poema constroem uma narrativa contínua e uniforme, negando a presença de elementos intertextuais e a influência da era digital.
d.
O poema evita referências ao contexto tecnológico contemporâneo, focando exclusivamente em temas universais e atemporais, típicos da era moderna.
e.
Os versos do poema estabelecem uma clara hierarquia entre as palavras e imagens, opondo-se à tendência pós-moderna de igualdade entre os elementos da narrativa.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

ESPM

Interpretação Textual

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Recentemente, você leu uma notícia sobre a inauguração de uma praça na sua cidade. Apesar de o texto ser informativo, você percebeu algumas diferenças na abordagem da notícia em dois jornais distintos. Baseado nessa situação, responda: (1) Por que é impossível haver uma neutralidade absoluta na elaboração das notícias? (2) Como um leitor pode desenvolver uma atitude crítica ao analisar textos jornalísticos? (3) Que características você identificaria para diferenciar o gênero notícia de outros gêneros jornalísticos?

Gênero Textual: Notícia • 'EF06LP01, EF06LP02'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia os dois trechos a seguir sobre a mesma notícia: Texto 1: "O novo parque inaugurado na cidade trouxe alegria e diversão para as famílias. Com brinquedos modernos e áreas de lazer, o espaço promete ser o novo ponto de encontro dos moradores." Texto 2: "A inauguração do novo parque na cidade foi marcada por críticas devido ao alto custo de manutenção e à falta de acessibilidade para pessoas com deficiência. A população questiona se o investimento foi realmente necessário." Com base nos textos, qual é a principal diferença na abordagem de cada um sobre a inauguração do parque?

Comparação de Textos • 'EF07LP01, EF67LP02'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies