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Questão sobre Posições do Sol e Sombra

Ciências

Originais Teachy

'EF02CI07'

Posições do Sol e Sombra

Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Difícil de Ciências

Em uma atividade prática de ciências, os alunos do 2° ano do ensino fundamental são desafiados a compreender como a posição do Sol no céu influencia a formação de sombras no ambiente. Para isso, eles decidem montar um experimento ao ar livre utilizando um objeto vertical fixo, como um pauzinho fincado no chão. Observando a sombra do pauzinho ao longo do dia, eles notam que ela muda de posição e de tamanho. Com base nessa observação, os estudantes se interessam em saber como as sombras podem ajudar a contar o tempo, de maneira semelhante a um relógio de sol antigo, e decidem investigar mais sobre o assunto. Eles aprendem sobre a rotação da Terra e como isso afeta a posição aparente do Sol no céu e, consequentemente, as sombras no chão. Em uma integração com a disciplina de matemática, os alunos precisam usar os conhecimentos sobre o movimento da Terra e as sombras para projetar um simples relógio de sol que possa mostrar aproximadamente a hora do dia. Como eles podem aplicar os padrões observados no comportamento das sombras ao longo do dia para criar um relógio de sol funcional que indique períodos de tempo com alguma precisão?
a.
Os estudantes podem usar a sombra do pauzinho para determinar a direção dos pontos cardeais sem a necessidade de observar o movimento do Sol.
b.
Os estudantes podem observar a cor da sombra para entender as mudanças de temperatura ao longo do dia.
c.
Os alunos podem usar a altura do pauzinho para determinar a velocidade do vento e assim criar um anemômetro.
d.
Os alunos podem medir o comprimento da sombra ao meio-dia para calcular a altura exata do pauzinho.
e.
Os alunos podem aplicar os padrões observados no comportamento das sombras ao longo do dia para criar um relógio de sol funcional que indique períodos de tempo com alguma precisão.

Gabarito:

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