Entrar

Questão sobre Conjunção

Português

Originais Teachy

'EF08LP11'

Conjunção

Médio

(Originais Teachy 2023) - Questão Médio de Português

Leia o texto abaixo: "João sempre foi um bom aluno, mas, às vezes, se distraía durante as aulas. Ele gostava de estudar, contudo não conseguia se concentrar o tempo todo. Quando prestava atenção, tirava notas excelentes; caso contrário, ia mal nas provas." Com base no texto e nos conteúdos estudados sobre conjunção, analise as orações presentes no trecho e identifique aquelas que apresentam coordenação ou subordinação. Em seguida, liste os efeitos de sentido decorrentes do uso dos recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.
a.
As orações coordenadas são "João sempre foi um bom aluno", "às vezes, se distraía durante as aulas", "Ele gostava de estudar", "não conseguia se concentrar o tempo todo", "Quando prestava atenção, tirava notas excelentes" e "caso contrário, ia mal nas provas". Os efeitos de sentido decorrentes do uso dos recursos de coesão sequencial são a contraposição e a condição.
b.
As orações coordenadas são "João sempre foi um bom aluno", "às vezes, se distraía durante as aulas" e "Ele gostava de estudar". Os efeitos de sentido decorrentes do uso dos recursos de coesão sequencial são a explicação e a finalidade.
c.
As orações subordinadas são "João sempre foi um bom aluno", "às vezes, se distraía durante as aulas", "Ele gostava de estudar", "não conseguia se concentrar o tempo todo", "Quando prestava atenção, tirava notas excelentes" e "caso contrário, ia mal nas provas". Os efeitos de sentido decorrentes do uso dos recursos de coesão sequencial são a comparação e a oposição.
d.
As orações coordenadas são "João sempre foi um bom aluno", "às vezes, se distraía durante as aulas" e "Ele gostava de estudar". Os efeitos de sentido decorrentes do uso dos recursos de coesão sequencial são a adição e a explicação.
e.
As orações subordinadas são "João sempre foi um bom aluno", "às vezes, se distraía durante as aulas", "Ele gostava de estudar", "não conseguia se concentrar o tempo todo", "Quando prestava atenção, tirava notas excelentes" e "caso contrário, ia mal nas provas". Os efeitos de sentido decorrentes do uso dos recursos de coesão sequencial são a causa e a consequência.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies