Entrar

Questão sobre Intertextualidade

Português

Originais Teachy

'EF89LP32'

Intertextualidade

Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Difícil de Português

Enunciado: Leia o poema abaixo e analise os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade presentes nele. "Soneto de Fidelidade" (Vinicius de Moraes) De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure.
a.
A intertextualidade presente no poema "Soneto de Fidelidade" de Vinicius de Moraes pode ser identificada na segunda estrofe, que faz referência à obra "Dom Casmurro" de Machado de Assis, remetendo à ideia de traição e ciúme no contexto amoroso.
b.
A intertextualidade presente no poema "Soneto de Fidelidade" de Vinicius de Moraes pode ser identificada na terceira estrofe, que faz referência à figura de Orfeu, remetendo à ideia de amor e morte presente na mitologia grega.
c.
A intertextualidade presente no poema "Soneto de Fidelidade" de Vinicius de Moraes pode ser identificada na primeira estrofe, que faz referência à figura mitológica de Cupido, remetendo à ideia de amor presente em diversos mitos gregos.
d.
A intertextualidade presente no poema "Soneto de Fidelidade" de Vinicius de Moraes pode ser identificada na quarta estrofe, que faz referência à obra "Os Lusíadas" de Luís de Camões, remetendo à ideia de amor como tema central da literatura portuguesa.
e.
A intertextualidade presente no poema "Soneto de Fidelidade" de Vinicius de Moraes pode ser identificada na última estrofe, que faz referência ao conceito de amor como algo finito, mas infinito enquanto dura, remetendo à ideia de amor expressa no poema "Amor é fogo que arde sem se ver" de Luís de Camões.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

ESPM

Interpretação Textual

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Qual é a forma verbal que não flexiona em gênero e número, e qual é a forma verbal que indica o tempo e o modo da ação?

Verbo: Formas Nominais e Flexões de Modo • 'EF07LP04, EF07LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma assembleia estudantil, os alunos discutiram quais regras deveriam ser seguidas e quais atividades não deveriam ser realizadas no ambiente escolar. Considerando o tema "Imperativo negativo", redija um parágrafo com cinco recomendações usando essa forma verbal para indicar o que não deve ser feito na escola. Além disso, identifique o sujeito e seus modificadores, o verbo e seus complementos e modificadores em duas das recomendações.

Verbo: Imperativo Negativo • 'EF08LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies