Entrar

Questão sobre Tipologia Narrativa: Relato de Experiência Vivida

Português

Originais Teachy

'EF67LP02'

Tipologia Narrativa: Relato de Experiência Vivida

Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Difícil de Português

Durante uma aula de história, a professora propõe aos alunos que escrevam um relato de uma experiência vivida por um personagem histórico, como se eles fossem esse personagem. Nessa atividade, eles terão que pesquisar sobre a vida do personagem, o contexto histórico em que viveu e os principais acontecimentos de sua vida. Esse relato deve ser feito em primeira pessoa e conter detalhes que mostrem a compreensão do aluno sobre a vida do personagem e o período histórico. Considerando essas informações e o que você aprendeu sobre o relato de experiências vividas, o que você deve levar em conta ao escrever seu texto para garantir que ele seja um autêntico relato de experiência vivida?
a.
Ao escrever o relato de experiência vivida, o aluno deve levar em conta a pesquisa sobre a vida do personagem e o contexto histórico em que viveu, escrever em primeira pessoa, incluir detalhes que mostrem sua compreensão da vida do personagem e do período histórico, mas não precisa se preocupar em garantir que o relato seja autêntico e fiel à vida do personagem e ao período histórico.
b.
Ao escrever o relato de experiência vivida, o aluno deve levar em conta a pesquisa sobre a vida do personagem e o contexto histórico em que viveu, escrever em primeira pessoa, mas não precisa incluir detalhes que mostrem sua compreensão da vida do personagem e do período histórico.
c.
Ao escrever o relato de experiência vivida, o aluno deve levar em conta apenas a pesquisa sobre a vida do personagem e o contexto histórico em que viveu, sem se preocupar em escrever em primeira pessoa ou em incluir detalhes que mostrem sua compreensão da vida do personagem e do período histórico.
d.
Ao escrever o relato de experiência vivida, o aluno deve se concentrar apenas em escrever em primeira pessoa, sem se preocupar com a pesquisa sobre a vida do personagem e o contexto histórico em que viveu.
e.
Ao escrever o relato de experiência vivida, o aluno deve levar em conta a pesquisa sobre a vida do personagem e o contexto histórico em que viveu, escrever em primeira pessoa, incluir detalhes que mostrem sua compreensão da vida do personagem e do período histórico, e garantir que o relato seja autêntico e fiel à vida do personagem e ao período histórico.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

CMB

Tipologia Textual: Práticas Narrativas • 'EF06LP01, EF67LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante a leitura de um artigo sobre a importância da preservação do meio ambiente, é possível perceber que o autor utiliza diversos recursos linguísticos para garantir a intencionalidade do texto. Analise um trecho desse artigo e identifique: 1) a articulação de ideias por meio de conectivos, 2) o uso de exemplos para apoiar os argumentos e 3) como é expressa a opinião do autor sobre o tema.

Intencionalidade

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o trecho do poema abaixo: "No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra." Carlos Drummond de Andrade emprega a repetição como recurso poético para enfatizar a imagem da pedra. Considere as palavras usadas no poema e identifique, entre elas, um exemplo de palavra formada por derivação. Aponte qual é o processo de formação utilizado na palavra escolhida.

Processos de formação das palavras: Derivação, Composição e outros Processos

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies