Entrar

Questão sobre Parônimo e Homônimos

Português

Originais Teachy

Parônimo e Homônimos

Médio

(Originais Teachy 2024) - Questão Médio de Português

Em um evento de feira cultural na escola, um grupo de alunos decidiu criar uma exposição interativa que explorasse as nuances da língua portuguesa, incluindo as diferenças sutis entre palavras de som ou grafia semelhantes, mas com significados distintos. Para a seção dedicada aos parônimos e homônimos, o grupo escolheu as palavras 'concerto' e 'conserto' como exemplo. Utilizando conhecimentos de Língua Portuguesa e Física, os alunos decidiram ilustrar as definições e contextos de uso dessas palavras. O 'concerto' seria representado por um violoncelista executando uma peça clássica que envolve a ressonância do som no ambiente, enquanto 'conserto' teria uma demonstração de um sistema sonoro com problemas sendo ajustado para otimizar a qualidade da reprodução do mesmo concerto. Com base na compreensão dos conceitos linguísticos de parônimos e homônimos, e considerando o papel da acústica no refinamento da percepção auditiva, qual seria a descrição mais adequada para a interação entre a palavra 'concerto' e o contexto físico apresentado na exposição?
a.
A exposição ilustra a importância da acústica em um 'concerto', mostrando que um 'conserto' no sistema sonoro pode aprimorar a qualidade da experiência auditiva.
b.
O evento destaca que um 'concerto' e um 'conserto' são termos intercambiáveis na descrição de eventos musicais, sem referências à acústica ou à física do som.
c.
A interação proposta na questão negligencia a importância da acústica em um 'concerto', focando apenas na execução musical e não no ambiente de reprodução do som.
d.
Na exposição, 'concerto' e 'conserto' são apresentados como sinônimos, sem explorar a noção de acústica ou a importância do ajuste do sistema sonoro.
e.
A exposição enfoca a diferença entre a performance do 'concerto' e a manutenção de um 'conserto', sem estabelecer relação com a acústica do ambiente.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

CMB

Tipologia Textual: Práticas Narrativas • 'EF06LP01, EF67LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o trecho do poema abaixo: "No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra." Carlos Drummond de Andrade emprega a repetição como recurso poético para enfatizar a imagem da pedra. Considere as palavras usadas no poema e identifique, entre elas, um exemplo de palavra formada por derivação. Aponte qual é o processo de formação utilizado na palavra escolhida.

Processos de formação das palavras: Derivação, Composição e outros Processos

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Qual é a forma verbal que não flexiona em gênero e número, e qual é a forma verbal que indica o tempo e o modo da ação?

Verbo: Formas Nominais e Flexões de Modo • 'EF07LP04, EF07LP06'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies