Entrar

Questão sobre Judô

Educação Física

Originais Teachy

Judô

Médio

(Originais Teachy 2024) - Questão Médio de Educação Física

O judô, derivado das antigas artes marciais japonesas, foi criado por Jigoro Kano em 1882 e introduzido no currículo educacional do Japão como uma prática que busca o aprimoramento físico, mental e moral do indivíduo. Com sua filosofia de maximizar a eficiência e minimizar o esforço, o judô tornou-se não apenas um esporte de combate, mas também uma ferramenta de educação integral. No sistema de faixas do judô, os lutadores iniciam com a faixa branca e, por meio de treinamento e exames, progridem para cores mais elevadas, como a faixa preta, que simboliza maturidade e conhecimento. Considerando os princípios do judô e seu sistema de graduação, juntamente com a aplicação das regras e pontuações em uma luta, analise o seguinte cenário: Durante um combate, um judoca recebe um ippon, a pontuação máxima que pode ser alcançada com uma técnica perfeita, semelhante a um nocaute no boxe, encerrando instantaneamente a luta. Além disso, o judoca possui uma faixa vermelha, que é uma variação rara da faixa preta, indicando conhecimento excepcional no esporte. Com base nos aspectos técnicos e históricos do judô, qual deve ser a avaliação do desempenho do judoca na luta e qual a simbologia da faixa vermelha em relação ao sistema de graduação do judô?
a.
O judoca teve um desempenho mediano na luta, pois o ippon é uma pontuação que pode ser alcançada por uma técnica que não é considerada perfeita.
b.
A avaliação do desempenho do judoca na luta é de excelência técnica, representada pelo ippon, e a simbologia da faixa vermelha reflete o reconhecimento do judoca como um mestre e líder no judô.
c.
A faixa preta, e não a faixa vermelha, é a graduação mais alta no judô, e o ippon é uma pontuação que se relaciona diretamente com a progressão para essa faixa.
d.
A faixa vermelha no judô é concedida a atletas que demonstram habilidades excepcionais em competições internacionais, independentemente de seu conhecimento técnico e histórico.
e.
Receber um ippon significa que o judoca executou uma técnica que não foi reconhecida pelos árbitros, mas ainda assim encerrou a luta de maneira surpreendente e inesperada.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

As lutas tradicionais do Brasil, como a capoeira, a huka-huka, a luta marajoara e o jiu-jitsu brasileiro, são mais do que simples práticas esportivas; elas carregam história, cultura e identidades regionais. Cada uma dessas lutas tem suas origens e características únicas, refletindo a diversidade cultural do país. Considerando essas informações, qual dessas lutas é conhecida por integrar elementos de música e dança em suas apresentações, tornando-se não apenas uma luta, mas também uma expressão cultural completa?

Lutas do Brasil • 'EF67EF14, EF67EF15'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Os esportes de invasão são caracterizados pela presença de duas equipes que competem para invadir o território adversário e marcar pontos, como é o caso do futebol, basquete e rugby. Cada esporte possui regras específicas que determinam como o jogo é jogado e o que é considerado falta. Considerando a dinâmica dos esportes de invasão, qual das seguintes características é comum a todos eles?

Esportes de invasão

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma aula de campo, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de observar diferentes modalidades esportivas em uma competição local. Ao retornarem à escola, a professora propôs uma atividade em que eles deveriam descrever três esportes de marca (como salto em distância, arremesso de peso e lançamento de dardo) que tivessem observado, identificando as características que definem cada um, o sistema de pontuação envolvido e como os resultados são medidos (tempo, distância ou peso). Além disso, a docente solicitou que os alunos relacionassem essas informações com os conceitos matemáticos de medidas, como a conversão entre unidades de comprimento e de massa. Com base no conteúdo abordado durante a aula, como você descreveria brevemente um esporte de marca observado pelos alunos e apresentaria a sua pontuação baseada na medição de uma determinada grandeza?

Esportes de Marca: Introdução • 'EF67EF03, EF67EF04'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Imagine que você é o treinador de um time de futebol, um esporte de campo muito popular. Descreva quais são as regras principais que seus jogadores precisam seguir durante o jogo e explique por que essas regras são importantes para o bom desempenho do time em campo.

Esportes de Campo • ''EF35EF05''

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies