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Questão sobre Experimento: Densidade de Sólidos

Experimentos científicos

Originais Teachy

Experimento: Densidade de Sólidos

Fácil

(Originais Teachy 2023) - Questão Fácil de Experimentos científicos

Um estudante deseja determinar a densidade de um par de sólidos de geometrias diferentes, porém feitos do mesmo material. Para isso, ele coleta ambos os sólidos e realiza medições de massa e volume. O estudante segue um protocolo para calcular a densidade de cada sólido e observa que, apesar de possuírem formas distintas, os valores de densidade são idênticos. Baseando-se nesse cenário, qual conclusão o estudante pode tirar referente à relação entre a geometria de um sólido e a sua densidade, considerando que o material é uniforme e as medições são precisas?
a.
A geometria do sólido não influencia a sua densidade, que é uma propriedade específica do material.
b.
A densidade de um sólido é alterada significativamente pela sua forma ou tamanho.
c.
A forma de um sólido é um fator determinante na sua densidade para materiais uniformes e condições padronizadas.
d.
Sólidos de geometrias diferentes, mas com o mesmo material, terão sempre densidades diferentes.
e.
A densidade de um sólido aumenta com a complexidade de sua geometria.

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Ao misturar uma solução de nitrato de prata com uma solução de cloreto de sódio, observamos a formação de um precipitado branco. Este é um exemplo clássico da 'Reação em Solução' e pode ser representado pela seguinte equação química balanceada: AgNO3(aq) + NaCl(aq) -> AgCl(s) + NaNO3(aq). Considerando a estequiometria da reação e o Princípio de Conservação da Massa, determine quantos mols de nitrato de sódio (NaNO3) são necessários para reagir completamente com 0,25 mols de cloreto de prata (AgCl) formado. Utilize as massas molares dos elementos: Ag = 107,87 g/mol, N = 14,01 g/mol, O = 16,00 g/mol, Na = 22,99 g/mol, Cl = 35,45 g/mol. Desconsidere as proporções em massa dos elementos na formação dos compostos e considere que todas as substâncias estão em solução aquosa na reação.

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Experimento: Densidade de Sólidos

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Durante uma aula prática de química, um grupo de alunos do 1º ano do ensino médio realizou um experimento para observar uma reação química. Eles combinaram ácido clorídrico (HCl) e carbonato de cálcio (CaCO3) em um béquer, e notaram a formação imediata de um gás borbulhante, seguido por uma mudança na cor e textura da mistura. Com base nas observações, qual deve ser o produto sólido dessa reação? Considere as informações sobre as substâncias envolvidas e o conhecimento sobre tipos de reações químicas.

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Um estudante do 1º ano do ensino médio deseja determinar a densidade de um pequeno cilindro de material desconhecido. Ele possui uma balança para medir a massa do cilindro e uma proveta graduada para medir seu volume. O estudante começa medindo a massa do cilindro e, em seguida, submerge-o completamente em água na proveta, anotando o volume de água deslocado. Com base no procedimento descrito e nas definições de densidade, massa e volume, como o estudante pode utilizar os dados obtidos para calcular a densidade do material do cilindro?

Experimento: Densidade de Sólidos

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