Entrar

Questão sobre Experimento: Lei de Boyle

Experimentos científicos

Originais Teachy

Experimento: Lei de Boyle

Fácil

(Originais Teachy 2023) - Questão Fácil de Experimentos científicos

Um estudante deseja investigar a relação entre a pressão e o volume de um gás mantido a temperatura constante, de acordo com a Lei de Boyle. Para isso, ele utiliza uma seringa com um êmbolo móvel, onde o volume inicial do gás é V1 e a pressão inicial é P1. Ele empurra o êmbolo com força constante, reduzindo o volume para V2, e verifica a pressão final P2. Sabendo que a temperatura permanece constante durante todo o processo, a questão é: Qual equação representa adequadamente a situação descrita e como pode ser utilizada para determinar a pressão final P2 se os valores iniciais de volume e pressão, V1 e P1, bem como a variação de volume, V1 - V2, são conhecidos? Desconsidere quaisquer efeitos de fricção entre o êmbolo e a seringa, bem como variações de temperatura durante a compressão do gás.
a.
A equação que representa adequadamente a situação descrita é P2 = (P1V1) / V2, que pode ser utilizada para determinar a pressão final P2 se os valores iniciais de volume e pressão, V1 e P1, bem como a variação de volume, V1 - V2, são conhecidos.
b.
A equação que representa adequadamente a situação descrita é P2 = P1(V2 - V1), que pode ser utilizada para determinar a pressão final P2 se a diferença de volume V2 - V1 for conhecida.
c.
A equação que representa adequadamente a situação descrita é P2 = (P1V2) / V1, que pode ser utilizada para determinar a pressão final P2 se os valores iniciais de volume e pressão V2 e P1 forem conhecidos.
d.
A equação que representa adequadamente a situação descrita é P2 = P1(V1 - V2), que pode ser utilizada para determinar a pressão final P2 se a diferença de volume V1 - V2 for conhecida.
e.
A equação que representa adequadamente a situação descrita é P2 = P1(V1 + V2), que pode ser utilizada para determinar a pressão final P2 se a soma de volume V1 + V2 for conhecida.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante a realização de um experimento em laboratório, um grupo de estudantes do 1° ano do ensino médio verificou que a eletricidade pode ser conduzida através de água, ao observar a luz emitida por um pequeno LED ao aplicar uma corrente elétrica em um recipiente com água desmineralizada. Em seguida, o grupo decidiu testar a condutividade elétrica de outros materiais. Para tanto, utilizaram um circuito simples, composto por uma fonte de energia, fios condutores, um LED e os materiais a serem testados, e observaram se o LED acendia ou não ao ser conectado aos materiais. Após conduzirem os experimentos com diferentes materiais, eles puderam classificá-los como condutores ou isolantes de acordo com o comportamento observado. Considerando o contexto do experimento e os princípios que regem a condução da eletricidade, qual é a maneira correta de diferenciar um condutor de um isolante? Qual propriedade fundamental dos materiais determina se eles são bons condutores ou isolantes de eletricidade?

Experimento: Condução de eletricidade

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Ao realizar um experimento com um cilindro com pistão, mantendo a temperatura constante, um estudante observou que ao pressionar o pistão, o volume do gás contido no cilindro diminuía. Considerando as leituras iniciais de pressão e volume e a aplicação da Lei de Boyle, que descreve a relação inversa entre a pressão e o volume de um gás a temperatura constante, determine qual deverá ser a consequência no volume do gás se a pressão exercida sobre o pistão for reduzida pela metade, mantendo a temperatura constante.

Experimento: Lei de Boyle

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante um experimento para determinar o pH de soluções, um aluno do 1º ano do ensino médio fez o seguinte procedimento: ele utilizou um indicador ácido-base que muda de cor em diferentes valores de pH. Primeiro, ele adicionou gotas do indicador em uma solução e observou a cor que se formou. Em seguida, comparou essa cor com uma tabela de cores associadas a valores de pH. Com base nas leituras de pH feitas, ele registrou a acidez das soluções e tentou justificar suas observações anteriores. Analisando as etapas do procedimento e as informações fornecidas, qual a avaliação correta que pode ser feita sobre o experimento realizado pelo aluno e quais conclusões errôneas ele poderia ter tirado a partir dos resultados obtidos?

Experimento: pH de soluções

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante um projeto de pesquisa para determinar a eficácia de diferentes tipos de fertilizantes na produção de milho, um grupo de alunos decidiu avaliar o crescimento das plantas em três tipos de solo: argiloso, arenoso e misto. Eles planejaram o experimento de forma a manter a quantidade de água, a exposição à luz e a temperatura constantes entre os grupos de plantas em cada tipo de solo. Após um mês, as plantas de milho foram medidas e os dados coletados. Com base no projeto original, determine a variável independente e uma possível hipótese que poderia ser testada para avaliar a eficácia dos fertilizantes no crescimento do milho.

Execução de Projetos de Pesquisa

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies