Entrar

Questão sobre Experimento: Reações de químicas

Experimentos científicos

Originais Teachy

Experimento: Reações de químicas

Médio

(Originais Teachy 2023) - Questão Médio de Experimentos científicos

Durante uma aula prática de química, um grupo de estudantes observou a reação entre uma solução de iodeto de potássio (KI) e uma solução de peróxido de hidrogênio (H2O2). A mistura inicial não apresentou quaisquer mudanças significativas. Entretanto, após a adição de algumas gotas de uma solução de amido, a solução começou a mudar de cor, passando de incolor para azul-escura. Os alunos, aplicando seus conhecimentos sobre reações químicas e os princípios do método científico, foram capazes de identificar a formação de um complexo de amido-iodo, um indicativo típico da presença de iodo livre na solução. Com base nessa observação e considerando que a reação química é uma transformação de substâncias que origina novos produtos, qual é a substância que atua como um agente redutor nesse experimento e quais são os produtos formados a partir da reação entre o agente redutor e a solução de peróxido de hidrogênio?
a.
A substância que atua como agente redutor é o iodeto de potássio (KI) e os produtos formados são o iodo (I2), água (H2O) e íons potássio (K+). O complexo de amido-iodo é formado posteriormente a partir do iodo e do amido presente na solução.
b.
A substância que atua como agente redutor é o peróxido de hidrogênio (H2O2) e os produtos formados são o iodeto de hidrogênio (HI) e oxigênio (O2).
c.
O agente redutor é o iodo (I2) formado diretamente a partir do iodeto de potássio (KI), e os produtos são o peróxido de hidrogênio (H2O2), hidrogênio (H2) e oxigênio (O2).
d.
A solução de amido é o agente redutor, e os produtos da reação são o iodeto de potássio (KI), peróxido de hidrogênio (H2O2), iodo (I2) e água (H2O).
e.
O agente redutor é o hidrogênio (H2) presente no peróxido de hidrogênio, e os produtos da reação são o iodeto de potássio (KI) e água (H2O), sem a formação de iodo ou complexo de amido-iodo.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma aula de laboratório, os alunos do 1º ano do ensino médio foram desafiados a realizar um experimento para testar a capacidade de diferentes materiais de conduzir eletricidade. Para isso, utilizaram uma montagem com uma bateria, um interruptor, fios condutores e uma variedade de materiais, incluindo metais, plásticos e tecidos. Eles observaram que, quando o interruptor era fechado, uma lâmpada que estava no circuito se acendia em alguns casos e em outros não. A tarefa dos alunos era identificar se os materiais testados eram condutores ou isolantes de eletricidade, baseando-se na resposta do circuito. Após completar o experimento com vários materiais, eles precisavam justificar suas conclusões utilizando o conhecimento adquirido em sala de aula sobre a teoria de condução elétrica e as propriedades dos materiais.

Experimento: Condução de eletricidade

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Um estudante do ensino médio deseja determinar a densidade de um metal desconhecido. Para isso, ele utiliza uma balança para medir a massa do metal e um recipiente graduado para medir o volume de água deslocado quando o metal é submerso. Após realizar o experimento, ele deve calcular a densidade do metal e comparar com a densidade de outros materiais que ele pesquisou previamente. Qual a densidade do metal se ele mediu uma massa de 200 gramas e o volume de água deslocado foi de 50 mL? Considere que a densidade da água é de 1 g/mL e que o recipiente possui uma precisão de leitura de 1 mL. Dado adicional: O estudante utilizou cálculos de estequiometria aprendidos em Química para entender o conceito de densidade e realizar as conversões necessárias para a unidade de medida adequada.

Experimento: Densidade de Sólidos

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante um experimento em laboratório, um grupo de estudantes do 1º ano do ensino médio observou o crescimento de fungos em diferentes temperaturas e umidades. Eles perceberam que, em uma placa de Petri, os fungos se desenvolviam de maneira mais rápida em temperaturas mais elevadas e altos níveis de umidade, enquanto em condições mais secas e com temperaturas mais baixas o crescimento era significativamente mais lento. Baseando-se nas observações realizadas, qual seria a condição ideal para o crescimento acelerado de fungos em um ambiente controlado no laboratório?

Experimento: Crescimento de fungus

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante um experimento em laboratório, um estudante do 1º ano do ensino médio precisa determinar o pH de três soluções líquidas desconhecidas. Com o objetivo de evitar uma contaminação cruzada utilizando o mesmo eletrodo de pH, o estudante precisa limpar o eletrodo entre as medições. Ele decide realizar o experimento no seguinte procedimento: 1) Coloca 50 mL da Solução 1 em um béquer e insere o eletrodo de pH para medir sua acidez ou basicidade; 2) Após a leitura, limpa o eletrodo com água destilada e seca com papel absorvente; 3) Repete o processo com a Solução 2 e depois com a Solução 3, sempre seguindo o mesmo procedimento de limpeza; 4) Registra os valores obtidos de pH para cada uma das soluções. Com base nessa situação-problema, determine qual deve ser o critério utilizado pelo estudante para garantir a precisão das medições e a integridade e eficácia do eletrodo de pH ao longo do experimento.

Experimento: pH de soluções

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies