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Questão sobre Experimento: Solubilidade em água

Experimentos científicos

Originais Teachy

Experimento: Solubilidade em água

Médio

(Originais Teachy 2023) - Questão Médio de Experimentos científicos

Durante um experimento em um laboratório de química, um aluno do ensino médio precisa testar a solubilidade de diferentes compostos em água. Ele adiciona 10 g de sal de cozinha a um copo de água e observa que todo o sal se dissolve, formando uma solução homogênea. Em seguida, ele adiciona 100 g de açúcar à mesma quantidade de água e nota que, após agitar a mistura, ainda há uma pequena quantidade de açúcar no fundo do copo sem se dissolver. Com base nesse cenário, como o aluno poderia utilizar essa informação para determinar a capacidade máxima de dissolução do sal de cozinha e do açúcar na água a essa temperatura sem utilizar métodos quantitativos de medição de concentração?
a.
A quantidade de sal que se dissolveu indica que a solução estava saturada.
b.
A capacidade máxima de dissolução do açúcar na água é maior do que 100 g.
c.
A capacidade máxima de dissolução do sal na água é de exatamente 10 g.
d.
Ao adicionar mais água à mistura com açúcar, todo o açúcar se dissolveria completamente.
e.
O sal de cozinha é mais solúvel do que o açúcar na água a essa temperatura.

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Durante uma aula de laboratório, os alunos do 1º ano do ensino médio foram desafiados a realizar um experimento para testar a capacidade de diferentes materiais de conduzir eletricidade. Para isso, utilizaram uma montagem com uma bateria, um interruptor, fios condutores e uma variedade de materiais, incluindo metais, plásticos e tecidos. Eles observaram que, quando o interruptor era fechado, uma lâmpada que estava no circuito se acendia em alguns casos e em outros não. A tarefa dos alunos era identificar se os materiais testados eram condutores ou isolantes de eletricidade, baseando-se na resposta do circuito. Após completar o experimento com vários materiais, eles precisavam justificar suas conclusões utilizando o conhecimento adquirido em sala de aula sobre a teoria de condução elétrica e as propriedades dos materiais.

Experimento: Condução de eletricidade

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Durante um experimento em laboratório, um aluno do primeiro ano do ensino médio é solicitado a determinar a densidade de um cubo de metal. O cubo tem uma massa conhecida de 500 gramas e as dimensões do lado do cubo são medidas como sendo 5 centímetros. Considerando que o aluno saiba que a fórmula para calcular a densidade de um objeto é a razão entre a massa e o volume, e que ele esteja ciente de que as unidades de medida devem ser consistentes na aplicação da fórmula, qual seria a densidade do cubo de metal em g/cm³ e como ele pode confirmar se suas unidades estão corretas?

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Durante uma aula prática de química, um grupo de alunos do 1º ano do ensino médio realizou um experimento para observar uma reação química. Eles combinaram ácido clorídrico (HCl) e carbonato de cálcio (CaCO3) em um béquer, e notaram a formação imediata de um gás borbulhante, seguido por uma mudança na cor e textura da mistura. Com base nas observações, qual deve ser o produto sólido dessa reação? Considere as informações sobre as substâncias envolvidas e o conhecimento sobre tipos de reações químicas.

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Durante uma aula prática de Química, os alunos observaram um experimento em que uma amostra de gelo foi aquecida. Inicialmente, a amostra estava no estado sólido e, à medida que recebia calor, ia se transformando em líquido. O professor explicou que essa mudança de estado era devido à absorção de energia térmica, que fazia com que as moléculas do gelo ganhassem energia e passassem a se mover mais, diminuindo as forças de atração intermoleculares até que o gelo se transformasse completamente em água. Com base nessa experiência e no conhecimento sobre as mudanças de estado físico da matéria, identifique qual seria o procedimento experimental adequado para verificar que a água também pode mudar de volta para o estado sólido com a remoção de calor.

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