Entrar

Questão sobre Projeto de Experimentos

Experimentos científicos

Originais Teachy

Projeto de Experimentos

Fácil

(Originais Teachy 2023) - Questão Fácil de Experimentos científicos

Um aluno do ensino médio decidiu testar como a quantidade de fertilizante afeta o crescimento de plantas de feijão. Ele planejou seu experimento dividindo 30 sementes de feijão em 3 grupos iguais. O primeiro grupo seria o controle, que receberia água e luz solar, mas nenhum fertilizante. O segundo grupo seria irrigado com uma dose baixa de fertilizante, e o terceiro grupo com uma dose alta. Ele mediria a altura das plantas após 2 semanas. Com base nesse cenário, qual seria a variável independente do experimento de crescimento de plantas de feijão e como ela seria manipulada?
a.
A variável independente é o período de tempo de exposição à luz solar das plantas de feijão.
b.
A variável independente é o tipo de solo utilizado para plantar as sementes de feijão.
c.
A variável independente é a quantidade de água fornecida às plantas de feijão durante o experimento.
d.
A variável independente é a altura das plantas de feijão, que será medida ao final do experimento.
e.
A variável independente do experimento é a quantidade de fertilizante, e ela é manipulada aplicando diferentes doses nos grupos de plantas.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma aula de laboratório, os alunos do 1º ano do ensino médio foram desafiados a realizar um experimento para testar a capacidade de diferentes materiais de conduzir eletricidade. Para isso, utilizaram uma montagem com uma bateria, um interruptor, fios condutores e uma variedade de materiais, incluindo metais, plásticos e tecidos. Eles observaram que, quando o interruptor era fechado, uma lâmpada que estava no circuito se acendia em alguns casos e em outros não. A tarefa dos alunos era identificar se os materiais testados eram condutores ou isolantes de eletricidade, baseando-se na resposta do circuito. Após completar o experimento com vários materiais, eles precisavam justificar suas conclusões utilizando o conhecimento adquirido em sala de aula sobre a teoria de condução elétrica e as propriedades dos materiais.

Experimento: Condução de eletricidade

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Ao misturar uma solução de nitrato de prata com uma solução de cloreto de sódio, observamos a formação de um precipitado branco. Este é um exemplo clássico da 'Reação em Solução' e pode ser representado pela seguinte equação química balanceada: AgNO3(aq) + NaCl(aq) -> AgCl(s) + NaNO3(aq). Considerando a estequiometria da reação e o Princípio de Conservação da Massa, determine quantos mols de nitrato de sódio (NaNO3) são necessários para reagir completamente com 0,25 mols de cloreto de prata (AgCl) formado. Utilize as massas molares dos elementos: Ag = 107,87 g/mol, N = 14,01 g/mol, O = 16,00 g/mol, Na = 22,99 g/mol, Cl = 35,45 g/mol. Desconsidere as proporções em massa dos elementos na formação dos compostos e considere que todas as substâncias estão em solução aquosa na reação.

Experimento: Reações de químicas

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante um experimento para determinar o pH de soluções, um aluno do 1º ano do ensino médio fez o seguinte procedimento: ele utilizou um indicador ácido-base que muda de cor em diferentes valores de pH. Primeiro, ele adicionou gotas do indicador em uma solução e observou a cor que se formou. Em seguida, comparou essa cor com uma tabela de cores associadas a valores de pH. Com base nas leituras de pH feitas, ele registrou a acidez das soluções e tentou justificar suas observações anteriores. Analisando as etapas do procedimento e as informações fornecidas, qual a avaliação correta que pode ser feita sobre o experimento realizado pelo aluno e quais conclusões errôneas ele poderia ter tirado a partir dos resultados obtidos?

Experimento: pH de soluções

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Considerando um experimento para investigar os fatores que afetam a germinação de sementes de feijão, os alunos decidem variar a quantidade de luz e água disponíveis para diferentes grupos de sementes. Enquanto mantêm constantes as variáveis como tipo de solo e temperatura, os estudantes observam uma diferença significativa nas taxas de germinação. Com base nessa configuração experimental, qual análise poderia ser feita para determinar a influência relativa da luz e da água no processo de germinação, e como esses fatores se inter-relacionam com os princípios da fotossíntese e do metabolismo celular durante as fases iniciais do desenvolvimento da planta?

Experimento: Germinação de Sementes

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies