Entrar

Questão sobre Estática: Alavancas

Física

Originais Teachy

'EM13CNT306'

Estática: Alavancas

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Física

Em uma oficina de engenharia, um técnico utiliza diferentes tipos de alavancas para movimentar componentes pesados de máquinas. Em uma operação, ele emprega uma alavanca inter-resistente para equilibrar uma carga de 500 N aplicando uma força de 125 N no ponto de aplicação. Em outra tarefa semelhante, ele utiliza uma alavanca interpotente para levantar a mesma carga com uma força de 200 N. Considerando os princípios da estática e os tipos de alavancas, qual das seguintes afirmações melhor explica a vantagem mecânica proporcionada pela alavanca inter-resistente utilizada pelo técnico?
a.
A alavanca inter-resistente proporciona uma vantagem mecânica de 2.
b.
A alavanca inter-resistente proporciona uma vantagem mecânica de 5.
c.
A alavanca inter-resistente proporciona uma vantagem mecânica de 4.
d.
A alavanca inter-resistente proporciona uma vantagem mecânica de 3.
e.
A alavanca inter-resistente proporciona uma vantagem mecânica de 6.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

SEMSP_PROVA_SEMESTRAL_SP

Astronomia: Fases da Lua • 'EF09CI15'

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Considerando um contexto prático, imagine que uma pequena cidade planeja uma transição energética para reduzir sua dependência de fontes não renováveis, como o carvão e o petróleo, e implementar um sistema de energia mais sustentável. A cidade atualmente obtém 60% de sua energia a partir de carvão e 40% de petróleo. Para reduzir as emissões de CO2, a cidade decidiu que metade da energia atualmente proveniente de fontes não renováveis será substituída por energia eólica, que tem uma eficiência média de 30%. Com base nesses dados: 1) Calcule a quantidade de energia a ser substituída por energia eólica, em joules, considerando que a energia total consumida pela cidade seja de 1,5 x 10^12 J por ano. 2) Discuta, em um parágrafo, os desafios técnicos e econômicos que a cidade pode enfrentar ao tentar implementar essa mudança, levando em consideração as características das fontes de energia renováveis e não renováveis e sua eficiência.

Energias Renováveis e não Renováveis • 'EM13CNT309'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Um fotógrafo deseja tirar uma foto de um objeto situado a 50 cm de sua câmera, utilizando uma lente convergente de distância focal de 20 cm. Utilizando a equação de Gauss, determine a distância da imagem formada pela lente e o aumento linear transversal da imagem.

Lentes: Equação de Gauss • 'EM13CNT301'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Imagine que você está decorando um ambiente e precisa posicionar um espelho plano em uma parede de maneira simétrica a uma vaso de planta colocado no chão. Para garantir a simetria, você usa um método prático da óptica: posicionar o espelho de forma que a imagem do vaso, refletida no espelho, se sobreponha ao vaso real. Sabendo que a distância entre o vaso e a parede é de 2 metros e que a altura do vaso é de 0,5 metros, determine: 1) A distância do espelho à base do vaso. 2) As características da imagem formada pelo espelho plano: a) É maior, menor ou do mesmo tamanho que o objeto real? b) A imagem é invertida?

Espelho Plano: Formação de Imagem • 'EM13CNT302'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies