Entrar

Questão sobre Campo Magnético: Espira

Física

Originais Teachy

Campo Magnético: Espira

Muito Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Muito Difícil de Física

Uma espira retangular de fio condutor muito longo e de resistência elétrica R é percorrida por uma corrente elétrica de intensidade I. A espira é disposta de tal forma que o plano da espira é perpendicular a um campo magnético uniforme de intensidade B, que a atravessa completamente. O campo magnético é alterado de tal forma que a sua intensidade varia no tempo de acordo com a função B(t) = B0 * (1 + k * t), onde B0 é a intensidade do campo magnético no instante inicial t = 0, k é uma constante positiva e t é o tempo. Considerando que a resistência elétrica do fio é a única fonte de energia dissipada no circuito, determine a expressão para a força eletromotriz induzida na espira em função do tempo, e discuta como varia a potência dissipada no circuito ao longo do tempo. Considere que a espira tem N voltas e que a área da espira é suficientemente pequena para que o campo magnético seja uniforme em toda a sua extensão. Despreze efeitos de indução mútua com outros circuitos eletromagnéticos.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

EN

Cinemática: Gráficos do Movimento Uniforme • 'EM13CNT302'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

João está ajudando sua irmã a empurrar um carrinho de supermercado que inicialmente está em repouso. A massa total do carrinho, incluindo os itens do interior, é de 40 kg. Eles conseguem acelerar o carrinho, aplicando uma força de 80 N. Considere a resistência do solo, como uma força de atrito de 20 N, que age na direção oposta à força aplicada por João e sua irmã. (a) Utilizando a segunda lei de Newton, calcule a aceleração do carrinho. (b) Se eles empurram o carrinho por uma distância de 30 metros, qual é o trabalho realizado pela força resultante sobre o carrinho? (c) Utilizando a terceira lei de Newton, explique o que acontece com a força que o chão exerce sobre o carrinho e seus pneus.

Dinâmica: Introdução às Leis de Newton

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

O Trabalho da Força Elástica diz respeito à capacidade que um material tem de armazenar energia em sua forma deformada. Qual o principal conceito matemático relacionado a este tipo de trabalho realizado em um sistema?

Trabalho: Força Elástica • 'EM13CNT101'

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Considerando um contexto prático, imagine que uma pequena cidade planeja uma transição energética para reduzir sua dependência de fontes não renováveis, como o carvão e o petróleo, e implementar um sistema de energia mais sustentável. A cidade atualmente obtém 60% de sua energia a partir de carvão e 40% de petróleo. Para reduzir as emissões de CO2, a cidade decidiu que metade da energia atualmente proveniente de fontes não renováveis será substituída por energia eólica, que tem uma eficiência média de 30%. Com base nesses dados: 1) Calcule a quantidade de energia a ser substituída por energia eólica, em joules, considerando que a energia total consumida pela cidade seja de 1,5 x 10^12 J por ano. 2) Discuta, em um parágrafo, os desafios técnicos e econômicos que a cidade pode enfrentar ao tentar implementar essa mudança, levando em consideração as características das fontes de energia renováveis e não renováveis e sua eficiência.

Energias Renováveis e não Renováveis • 'EM13CNT309'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies