Entrar

Questão sobre Pontuação no Período Composto

Português

Originais Teachy

'EM13LGG402'

Pontuação no Período Composto

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Português

No poema "José", de Carlos Drummond de Andrade, o uso das vírgulas e dos pontos é essencial para transmitir o desespero e a angústia do eu-lírico, que se vê perdido em um mundo sem respostas. Leia o trecho a seguir: "E agora, José? / A festa acabou, / a luz apagou, / o povo sumiu, / a noite esfriou, / e agora, José? / e agora, você?" Considerando a função dos sinais de pontuação no trecho acima, qual é o impacto do uso da vírgula na construção do ritmo e na expressão do estado emocional do personagem?
a.
O uso das vírgulas no poema 'José', de Carlos Drummond de Andrade, é uma ferramenta estilística que transmite o estado emocional do personagem, criando um ritmo que reflete a angústia e a sensação de estar perdido em um mundo sem respostas.
b.
O uso das vírgulas no poema 'José', de Carlos Drummond de Andrade, é uma ferramenta estilística que destaca a sequência de eventos, criando um ritmo que reflete a passagem do tempo e a inevitabilidade das mudanças.
c.
O uso das vírgulas no poema 'José', de Carlos Drummond de Andrade, é uma ferramenta estilística que separa as ações, criando um ritmo que reflete a dinâmica e a agitação do cenário descrito.
d.
O uso das vírgulas no poema 'José', de Carlos Drummond de Andrade, é uma ferramenta estilística que organiza as ideias, criando um ritmo que reflete a clareza e a lógica do pensamento do personagem.
e.
O uso das vírgulas no poema 'José', de Carlos Drummond de Andrade, é uma ferramenta estilística que enfatiza a repetição, criando um ritmo que reflete a insistência e a determinação do personagem.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

CMB

Tipologia Textual: Práticas Narrativas • 'EF06LP01, EF67LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Imagine que você está lendo um texto de divulgação científica em um site de notícias. Qual das seguintes características NÃO faz parte das características típicas de um texto de divulgação científica?

Texto: Divulgação Científica • 'EF08LP01, EF08LP02'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma assembleia estudantil, os alunos discutiram quais regras deveriam ser seguidas e quais atividades não deveriam ser realizadas no ambiente escolar. Considerando o tema "Imperativo negativo", redija um parágrafo com cinco recomendações usando essa forma verbal para indicar o que não deve ser feito na escola. Além disso, identifique o sujeito e seus modificadores, o verbo e seus complementos e modificadores em duas das recomendações.

Verbo: Imperativo Negativo • 'EF08LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies