Entrar

Questão sobre Ler: Atribuição de Sentidos

Português

Originais Teachy

'EM13LGG104'

Ler: Atribuição de Sentidos

Muito Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Muito Difícil de Português

Leia o trecho do poema 'Os Lusíadas' de Luís de Camões: 'E, se bem me recordo, vede-vos, / Senhores, que aqui estava o fim sagrado / Do grande Oceano Atlântico, e não aquelas / Terras, onde Coelho e Magalhães, / Com força de Fortuna e de engenhos, / Acharão caminho pelo mar nunca / Antes navegado, e abrirão a todos / Novo mundo, e novas Índias, feito / Com corpos vossos e almas, e com tantos / Pelos olhos do Engenho, que de um sopro / Vosso um homem fará, e o que hoje sois / Serão deuses, e filhos vossos, e / Vós mesmos, e os vossos, e os que herdarem / O nome que eu fiz grande e memorável, / Tão grande e tão alto como o céu, / E eternamente dure, se por mim / Não for de vós mais digno, e mais claro, / Em verso mais suave e mais ameno.' (Canto IX, estrofes 61 e 62). Após a leitura do trecho, responda: 1. Como o autor estabelece uma relação entre os feitos dos navegadores e a criação de um novo mundo? 2. Considerando o contexto histórico e cultural da época em que o poema foi escrito, analise de que maneira a visão eurocêntrica e a ideia de 'descobrimento' são manifestadas no texto, discutindo possíveis implicações dessas representações para a compreensão e interpretação do processo de expansão marítima portuguesa.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

CMB

Tipologia Textual: Práticas Narrativas • 'EF06LP01, EF67LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante a leitura de um artigo sobre a importância da preservação do meio ambiente, é possível perceber que o autor utiliza diversos recursos linguísticos para garantir a intencionalidade do texto. Analise um trecho desse artigo e identifique: 1) a articulação de ideias por meio de conectivos, 2) o uso de exemplos para apoiar os argumentos e 3) como é expressa a opinião do autor sobre o tema.

Intencionalidade

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o trecho do poema abaixo: "No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra." Carlos Drummond de Andrade emprega a repetição como recurso poético para enfatizar a imagem da pedra. Considere as palavras usadas no poema e identifique, entre elas, um exemplo de palavra formada por derivação. Aponte qual é o processo de formação utilizado na palavra escolhida.

Processos de formação das palavras: Derivação, Composição e outros Processos

Questão icon

Questão

Dificuldade Muito Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em um texto literário, a escolha das palavras e a sua grafia são fundamentais para a construção da atmosfera e do estilo. O escritor Machado de Assis, em sua obra 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', utiliza-se de um cuidadoso rebuscamento vocabular, muitas vezes recorrendo a arcaísmos e palavras pouco usuais. Imagine que você está revisando um manuscrito original desse livro, o qual apresenta trechos com rasuras e palavras alteradas devido ao desgaste do tempo. Se deparando com um trecho como o exemplo a seguir, identifique e corrija a grafia das palavras, atentando-se para a norma culta vigente e o contexto histórico da obra: 'O que o leitor moderno poderia interpretar como um erro, na verdade, é um resquício da prática tipográfica da época, onde a letra 's' costumava ser escrita de forma distinta ao final das palavras, como em 'verdaes' e 'coisas'.'

Ortografia

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies