Entrar

Questão sobre Noções de Classicismo e Barroco

Português

Originais Teachy

'EM13LGG601'

Noções de Classicismo e Barroco

Médio

(Originais Teachy 2023) - Questão Médio de Português

No século XVI, ocorreram duas importantes correntes literárias, o Classicismo e o Barroco, cada uma com suas características e representantes. No trecho de poema a seguir, analise as características presentes e identifique a qual corrente literária ele pertence: "Amor é fogo que arde sem se ver, É ferida que dói e não se sente, É um contentamento descontente, É dor que desatina sem doer." Com base na análise do trecho apresentado e nas noções adquiridas sobre o Classicismo e o Barroco, relacione as características presentes no texto às respectivas correntes literárias e identifique a qual delas o fragmento pertence.
a.
O fragmento pertence à corrente literária do Realismo.
b.
O fragmento pertence à corrente literária do Romantismo.
c.
O fragmento não pertence a nenhuma corrente literária específica.
d.
O fragmento pertence à corrente literária do Barroco.
e.
O fragmento pertence à corrente literária do Classicismo.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

ESPM

Interpretação Textual

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

ENEM

Interpretação de Texto

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o trecho abaixo extraído de um poema de Manuel Bandeira e, em seguida, responda à questão: "Vou-me embora pra Pasárgada / Lá sou amigo do rei / Lá tenho a mulher que eu quero / Na cama que escolherei." Neste fragmento, o eu-lírico expressa um desejo de fuga para um lugar onde suas vontades são plenamente realizadas. Considerando a função das orações subordinadas adverbiais no contexto, qual é o efeito dessas orações na construção do sentido de utopia e idealização presente no poema?

Orações Adverbiais • 'EM13LGG103'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies