Entrar

Questão sobre Alfabeto e Alfabeto Fonético

Português

Originais Teachy

'EM13LGG104'

Alfabeto e Alfabeto Fonético

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Português

Durante o estudo da onomatopeia na disciplina de língua portuguesa, os alunos do 1º ano do Ensino Médio foram desafiados a compreender como a escrita de sons pode variar culturalmente. Ao considerar um poema de cordel nordestino que reproduz sons da natureza, como o canto dos pássaros e o murmúrio dos riachos, os estudantes foram incentivados a realizar uma análise comparativa com a representação do mesmo fenômeno sonoro através do alfabeto fonético internacional. A proposta visa não somente a observar a riqueza sonora das palavras, mas também a entender como a diversidade de contextos históricos e culturais influencia a representação escrita dos sons. Em um trecho do poema, o autor reproduz um som de trovão utilizando a palavra 'ribomba', que, segundo a tradição oral, emula o som exato do fenômeno. Partindo desse contexto e considerando o conhecimento interdisciplinar entre língua portuguesa, história e antropologia, como as variações na representação escrita dos sons podem ser explicadas à luz dos processos históricos e culturais de uma comunidade?
a.
A complexidade na representação escrita de sons é resultado da necessidade de incluir todos os detalhes acústicos na escrita, o que leva a múltiplas formas de transcrever o mesmo som.
b.
A representação escrita dos sons é padronizada globalmente pelo Alfabeto Fonético Internacional, promovendo a uniformidade na descrição de fenômenos sonoros em todas as culturas.
c.
Os processos históricos e culturais não têm impacto na representação escrita dos sons, pois a linguagem é um sistema estático que não se modifica ao longo do tempo.
d.
As variações na representação escrita dos sons são determinadas unicamente pela fonética e pela gramática de uma língua, sem influência de fatores culturais ou históricos.
e.
A variação na representação escrita dos sons em contextos históricos e culturais pode ser explicada como um processo dinâmico, influenciado pela interação entre a língua, a cultura e a história, refletindo a constante adaptação e renovação do repertório linguístico.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

ENEM

Interpretação de Texto

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Recentemente, você leu uma notícia sobre a inauguração de uma praça na sua cidade. Apesar de o texto ser informativo, você percebeu algumas diferenças na abordagem da notícia em dois jornais distintos. Baseado nessa situação, responda: (1) Por que é impossível haver uma neutralidade absoluta na elaboração das notícias? (2) Como um leitor pode desenvolver uma atitude crítica ao analisar textos jornalísticos? (3) Que características você identificaria para diferenciar o gênero notícia de outros gêneros jornalísticos?

Gênero Textual: Notícia • 'EF06LP01, EF06LP02'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Imagine que você está lendo um texto de divulgação científica em um site de notícias. Qual das seguintes características NÃO faz parte das características típicas de um texto de divulgação científica?

Texto: Divulgação Científica • 'EF08LP01, EF08LP02'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies