Entrar

Questão sobre Objetivos da Leitura

Português

Originais Teachy

'EM13LGG305'

Objetivos da Leitura

Médio

(Originais Teachy 2024) - Questão Médio de Português

Leia o trecho do artigo abaixo e responda à questão a seguir. "Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso à informação, o hábito de ler tem se transformado. Muitas pessoas recorrem a blogs, redes sociais e portais de notícias para se manter informadas sobre os acontecimentos do mundo. No entanto, essa prática também levanta questões sobre a qualidade e a veracidade das informações consumidas. A leitura crítica e consciente torna-se, então, essencial para distinguir entre o que é relevante e o que é supérfluo, permitindo uma interpretação mais profunda do contexto social e histórico em que estamos inseridos." Com base no texto, qual é o principal objetivo da leitura crítica no contexto atual descrito?
a.
O principal objetivo da leitura crítica é promover o entretenimento, oferecendo uma forma de lazer e distração em meio à rotina diária.
b.
O principal objetivo da leitura crítica é facilitar a memorização de dados, ajudando as pessoas a lembrar de informações específicas por mais tempo.
c.
O principal objetivo da leitura crítica é aumentar a velocidade de leitura, ajudando as pessoas a consumir mais informações em menos tempo.
d.
O principal objetivo da leitura crítica é desenvolver habilidades de escrita criativa, permitindo que as pessoas expressem suas ideias de forma mais original e inovadora.
e.
O principal objetivo da leitura crítica é permitir uma interpretação mais profunda do contexto social e histórico em que estamos inseridos, ajudando a compreender melhor a realidade ao nosso redor, filtrando informações de qualidade e entendendo seu impacto no contexto mais amplo.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

ESPM

Interpretação Textual

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o excerto abaixo do poema 'José' de Carlos Drummond de Andrade, e responda à questão a seguir: E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? e agora, você? Com base no excerto, qual é o sentimento predominante que o autor busca transmitir sobre a situação de José, considerando o contexto social e cultural da época em que o poema foi escrito?

Interpretação de Texto

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma assembleia estudantil, os alunos discutiram quais regras deveriam ser seguidas e quais atividades não deveriam ser realizadas no ambiente escolar. Considerando o tema "Imperativo negativo", redija um parágrafo com cinco recomendações usando essa forma verbal para indicar o que não deve ser feito na escola. Além disso, identifique o sujeito e seus modificadores, o verbo e seus complementos e modificadores em duas das recomendações.

Verbo: Imperativo Negativo • 'EF08LP06'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies